Home / Animais / Diferenças e Semelhanças Entre a Lontra Marinha, Foca e Ariranha

Diferenças e Semelhanças Entre a Lontra Marinha, Foca e Ariranha

Esses três animais são classificados como mamíferos e todos pertencem a ordem carnívora. Porém, encontra-se em subespécies diferentes. Há algumas diferenças físicas entre todos eles e, nesse texto, nós vamos te mostrar como identificá-los!

Primeiro, devemos apresentá-los separadamente para que não haja alguma confusão no momento em que você avistar algum desses esses animais.

Foca

O animal mais tranquilo desse trio certamente é a foca. No processo evolutivo, suas patas foram transformadas em nadadeiras, tornando-se uma especialista quando se trata de natação. Logo, são extremamente ágeis de baixo d’água, quase impossível de se acompanhar!

E, como elas não têm patas, desloca-se sobre a terra de maneira muito desajeitada, assim tornando-se presas fáceis. Como esses animais passam muito tempo em terra firme, o meio mais eficaz de sobreviverem são as colônias. Nessas colônias podem chegar a ter milhares de membros, já que são bem vulneráveis quando estão sozinhas.

As focas se alimentam principalmente de peixes, crustáceos e cefalópodes, que são nada menos que moluscos. É natural do polo norte e contém uma pele bem resistente. Logo, abaixo da pele, uma grossa camada de gordura para aguentar as baixas temperaturas.

Uma foca adulta tem, em média, 1,5 metros a 1,7 metros. Já o macho, varia de 1,7 a 2 metros e podendo pesar de 70 a 150 quilos. Já a fêmea pesa entre 60 e 100 quilos.

Lontra Marinha

A lontra é um animal muito inteligente e vive em bandos de até dez indivíduos. É um dos poucos mamíferos aquáticos que vivem em sociedade. Geralmente, o grupo é formado por fêmeas e suas crias, que demoram em média dois meses para darem à luz. Vale lembrar que a voz de comando do grupo é sempre da fêmea.

Contêm duas camadas de pelos, a primeira é a externa e com pelos bem grossos e resistentes. Geralmente, é de uma coloração cinza ou amarronzada. Já a segunda camada é interna e ela utiliza como isolante térmico.

A lontra marinha é o menor animal desse trio. Chegando os machos em até um metro e meio e as fêmeas até um metro e vinte. Vale ressaltar que a cauda desses bichos pega um terço do seu corpo.

Tendo um corpo hidrodinâmico, elas podem atingir maior velocidade dentro d’água. Isso com a ajuda de sua enorme cauda em formato de remo, que a impulsiona na hora da natação, chegando até 12 km/h.

Mesmo preferindo a água, as tocas desses animais são formadas nas beiras de rios e brejos. São peritos em fazer buracos e se esconder durante o dia, já que possuem hábitos noturnos.

Lontras Atacando Jacaré
Lontras Atacando Jacaré

Há registros de grupos de lontras atacando onças, jacarés, sucuris e até outros predadores. Esses animais são bem agressivos quando se trata da sua sobrevivência.

Sua dieta é bem extensa, chegando a comer de peixes, ouriços, crustáceos, moluscos, aves a até outros mamíferos pequenos. Porém, quando colocada em perigo, junto de seu grupo podem caçar cobras gigantes!

Ariranha

Agora vamos para o maior e mais agressivo desses três animais. Também conhecido como cachorro d’água, onça d’água, lobo do rio ou lontra gigante. A ariranha é o maior dos mamíferos da espécie de lontra, também é carnívora e ela pode chegar a até dois metros e vinte de comprimento.

Vivem em grupos de até oito membros e são bastante territorialistas. Tem uma forte dentição e garras bem finas e afiadas. Esses bichos são altamente inteligentes, tendo registros de usarem rochas para abrirem conchas para o seu alimento.

Os machos pesam em média de 33 a 40 quilos, já as fêmeas de 20 a 27 quilos. A gestação vai de até 75 dias, dessa ninhada pode gerar de 1 a 5 filhotes, que fica em suas tocas até os três meses de vida.

Sua alimentação vai de peixes — como piranha e traíra — além de aves e alguns mamíferos de porte pequeno. Chega a comer até jacarés e jiboias!

Diferente do seu parente, a lontra marinha, a ariranha tem comportamento mais agressivo e por isso caça com mais frequência animais maiores. Dependendo de algumas regiões ela está no topo de sua cadeia alimentar.

Semelhanças

Lontra na Água
Lontra na Água

Apesar de um pouco diferente, esses três mamíferos têm algumas características semelhantes, por exemplo:

  • Os três animais são muito ágeis de baixo d’água. A lontra marinha e a ariranha contem praticamente a mesma As patas também são fisicamente parecidas, e isso as torna muito ágeis;
  • Já a foca não contém patas, mas suas quatro nadadeiras são o suficiente para ser a mais veloz dos três no quesito natação;
  • Todos eles têm o formato hidrodinâmico, isso faz com que tenham mais velocidade de baixo d’água;
  • Eles também são carnívoros e comem quase a mesma coisa, tirando que, às vezes, as ariranhas caçam animais maiores em períodos de pouca comida;
  • O temperamento das lontras e ariranhas é bem parecido, apesar das ariranhas serem mais agressivas.

Principais Diferenças

Lontras Caçando
Lontras Caçando
  • Quando se fala de caça, as lontras tem um maior costume de sair da água e caçar algumas aves e outros mamíferos. Já, a sua parenta, a ariranha, não gosta muito de se aventurar nas caças fora d’água. Como é muito ágil, a foca também prefere a pesca;
  • As ariranhas tem uma coloração cinza e geralmente perto da sua garganta tem uma cor mais clara, algo como branco ou cinza claro. Quando estão molhadas chega a parecer preto.
  • Já as lontras tem uma cor marrom ou cinza, e é menos comum ter manchas em seu pescoço. Na maioria das lontras, elas têm uma coloração mais clara em sua barriga.
  • As focas são pretas, cinzas, marrons e podem ter pintas, manchas e serem até de duas cores.
O Tamanho da Foca
O Tamanho da Foca

Agora, a principal diferença esta no tamanho desses animais. As focas podem chegar facilmente a 2 metros e pesarem 100 quilos. E logo atrás esta nossa querida ariranha, que também pode chegar a 2 metros, mas pesa pouco mais de 40 quilos. E por fim as lontras, que atingem até 1,5 metros e pesam em média 35 quilos.

Veja também

Carrapato-de-Boi: Características, Nome Científico e Fotos

Essa espécie de carrapatos age assim como carrapatos que conhecemos, e como qualquer outro, são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *