Home / Animais / Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no Havaí. As lagartixas não apenas aparecem no folclore polinésio, como comem as baratas grandes e desagradáveis ​​que invadem as casas.  Em muitos lugares, também é considerado azar extremo matar uma lagartixa, é um daqueles tabus culturais.

Lagartixa no Folclore Indiano

Lagartos de todos os tipos têm uma longa história representando boa sorte. Na Índia, os animais foram respeitados, considerados e protegidos de várias maneiras ao longo da história. A cultura indiana intercalou muitos atos respeitadores do meio ambiente e também aquelas medidas que promovem o equilíbrio ecológico da terra com práticas culturais, injunções e crenças. Lagartos estão entre alguns dos animais de destaque que não devem ser mortos de acordo com a crença indiana.

Lagartixa na Parede
Lagartixa na Parede

Muitas pessoas em todo o mundo consideram a lagartixa amigável o guardião da casa.Dizem que Deus fala aos devotos através de vários modos, um dos modos mais proeminentes é a vocalização feita pelos lagartos. Em alguns lares, ainda se acredita que seus ancestrais e deuses visitam sua casa e residem lá na sala ou em outros lugares para vigiar as pessoas e indicar bons e maus presságios para elas em ocasiões importantes.

Lagartixa no Folclore do Mundo Antigo

Na Grécia antiga e em Roma, os lagartos simbolizavam sabedoria e boa sorte.Desse modo, a queda do lagarto em várias partes do corpo e a vocalização do lagarto em diferentes locais da casa têm significados diferentes e essas são algumas mensagens simbólicas que são transmitidas aos internos da casa. Nos shastras, o Gowli shastra ou o shastra de lagartos é muito importante na tradição indiana.

Na Roma antiga, imagens de lagartos podiam ser encontradas nas lápides. Eles representavam esperança e uma boa vida após a morte.Sendo os lagartos os mensageiros dos deuses e indicadores de bons e maus presságios para nós, diz-se que nunca devemos prejudicá-los ou matá-los. Diz-se que matar lagartos envolve uma grande quantidade de pecados que precisam ser expiados mais tarde após várias reencarnações. Portanto, é estabelecido como regra que lagartos não devem ser mortos, pois também facilitam a comunicação entre deuses e humanos.

Lagartixa no Folclore
Lagartixa no Folclore

Sua capacidade de descartar e regenerar a cauda representa renovação. De fato, lagartos também foram adorados em alguns templos. Por exemplo, no templo de Sri Rangam Ranganatha Swamy, a imagem de um lagarto é esculpida na parede composta na rota em que as pessoas geralmente tomam a deambulação (pradakshina) após adorar o Senhor. Dizem que ter o darshan desse lagarto é altamente auspicioso na multiplicação dos efeitos das boas ações que fazemos.

Crenças Relacionadas as Lagartixas

No Egito antigo, o símbolo do lagarto em seu hieróglifo significava “abundante”;

Eles também estavam ligados à produtividade no Egito Antigo;

Ainda hoje o lagarto é considerado extremamente sortudo;

Os espanhóis e portugueses podem colocar uma decoração de lagarto ou lagartixa (uma pequena variedade amigável do lagarto) na parede de sua casa para atrair boa sorte. Eles parecem ser mais populares como um símbolo de boa sorte do que as ferraduras;

Souveniers em forma de lagartos são usados ​​para trazer boa sorte;

É considerado muita sorte que as mulheres grávidas vejam um lagarto. Isso também pode ser uma lagartixa, o lagarto inofensivo da casa.  Ver uma lagartixa ou qualquer outro tipo de lagarto prediz que seu filho viverá uma vida longa e contente;

Lagartixa Fotografada de Perto
Lagartixa Fotografada de Perto

Em muitos lugares da Europa, eles acreditavam que lagartos protegiam pessoas e animais contra cobras. Essa é a razão pela qual uma imagem de um lagarto pode ser encontrada em estábulos antigos;

É extremamente azarado matar um lagarto; isso inclui a lagartixa frequentemente encontrada dentro de uma casa.

Superstições Latinas Relacionadas as Lagartixas

Se você encontrar um rabo de lagarto verde, coloque-o dentro do sapato. Segundo a superstição, isso atrairá felicidade e riqueza;

Aqui está uma dica para todos aqueles que têm uma árvore frutífera. Mancha a árvore com bile de lagartos verdes e sua árvore nunca dará frutos ruins. Essa superstição foi relatada por Plínio e foi praticada e acreditada por centenas de anos;

Lagartos foram considerados um presságio muito bom na antiga cultura nativa americana. Dizia-se que essas criaturas eram protetoras de crianças pequenas. Muitos acreditavam que um lagarto poderia avisar os adultos se um bebê fosse ameaçado por outras criaturas, como cobras e aranhas venenosas.

Lagartos em Cima a Árvore
Lagartos em Cima a Árvore

Se você encontrar um lagarto com cauda azul, deve contar suas bênçãos. Era um sinal de que o dinheiro estava vindo em sua direção. Esses lagartos eram naturalmente chamados de “lagartos do dinheiro” e, infelizmente, são muito raros de encontrar.

Lagartixas Sentem Dor

Não, a lagartixa não deveria sentir dor pela perda da cauda.  Quando uma lagartixa se sente ameaçada ou é agarrada pela cauda, ​​esta cai como um mecanismo de defesa (a cauda se mexe no chão e, age como uma distração para a ameaça enquanto a lagartixa foge). Esse processo é conhecido como autotomia e é um mecanismo de defesa de várias espécies de lagartixas. O tecido conjuntivo da cauda é especialmente adaptado para permitir que a cauda se rompa em determinados planos de fratura; esses planos de fratura são espaçados ao longo do comprimento da cauda.

Quando a cauda (ou parte da cauda) é autotomizada, os nervos passam por um processo chamado vasoconstrição – esse processo interrompe o fluxo sanguíneo para a parte aberta da cauda, ​​impedindo o sangramento da ferida. A cauda voltará a crescer no tempo, no entanto, é improvável que se assemelhe ao original.Muitos estudos científicos recentes mostraram que os répteis têm todos os neurotransmissores e anatomia necessários para sentir dor. É provável que eles tenham simplesmente evoluído para esconder sua dor e evitar a predação na natureza .

Como Espantar Lagartixas

Se quiser espantar as lagartixas de sua casa, por medo ou simplesmente pelo desconforto que causam, aqui vão algumas dicas para que você se livre delas:

Coloque  cascas de ovos nos lugares normalmente frequentados por elas, para assusta-las;

Bolas de naftalina , podem também ser colocadas nestes locais para repelir as lagartixas;

Se a intenção é matar o animal, você pode construir pequenas bolinhas de pó de café e tabaco misturados ,  um veneno para as lagartixas;

Dentes de alho e rodelas de cebolas, pode ser usados para repelir lagartixas por causa do odor.

Veja também

Como o Tucano Respira? Sistema Respiratório da Ave

Os tucanos são aves espetaculares, símbolo da brasilidade tropical, assim como as araras e papagaios. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *