Home / Animais / Curiosidades Sobre o Galgo Afegao e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Galgo Afegao e Fatos Interessantes

Os cachorros são os melhores amigos do homem, e ninguém tem coragem de negar isso. Não por menos, já que eles nos acompanham desde suas mais antigas origens.

De diversas raças, tamanhos e formatos, os cachorros passaram por todos momentos da história da humanidade.

Desde os tempos mais antigos, durante as guerras, e atualmente, os cachorros tiveram muita importância, e a depender da época, exerciam funções muito importantes.

Os cachorros já foram caçadores, carregadores de cargas e trenós, protetores e guardiões de tribos e pastos, e hoje são nossos mais fieis companheiros.

Os cachorros, atualmente, nos acompanham nas caminhas diárias, nas atividades físicas, em nossas casas, na criação dos nossos filhos, como protetores das nossas propriedades, entre outros.

No entanto, existem tantas raças de cachorros que, às vezes, fica até um pouco difícil decidir qual a melhor raça de cachorro para o nosso perfil.

Por isso, hoje você irá conhecer tudo sobre o galgo afegão. Um cachorro muito famoso, e ao final desse artigo, você saberá suas principais características, sua origem, curiosidades e fatos interessantes e quais os principais cuidados, e caso goste da raça, já terá uma ótima base se decidir adquirir um.

Origem

Hoje, o galgo afegão é muito visto e exibido em concursos de beleza canina, mas o seu passado é totalmente diferente.

Há algumas divergências sobre sua origem exata entre os pesquisadores e historiadores, no entanto, é muito aceito que a origem do galgo afegão aconteceu em regiões montanhosas do Afeganistão.

Na época, o galgo afegão era muito conhecido por ser um excelente caçador de lebres e também de gazelas.

Em meados de 1900, os primeiros galgos afegão começaram a chegar na Grã-Bretanha, e ao invés de ser utilizado como caçador, ele era utilizado nas exibições e desfiles caninos da época.

Já no início do século XX, alguns atritos entre os fãs e adoradores da raça começaram a aparecer. O debate girava em torno de que o afegão possuía duas variedades, uma que vinha das regiões mais altas e com montanhas do Afeganistão, e a outra que vinha das regiões mais planas.

Para acabar de vez com a discussão, começaram a cruzar essas duas espécies, até que o galgo afegão que conhecemos hoje tenha surgido.

Hoje, o galgo afegão abandou completamente suas origens caçadoras e de perseguição, e ele participa de diversos concursos de beleza e exibições caninas.

Características

O galgo afegão é considerado um cachorro alto, com um formato muito estiloso, e a sua principal característica são seu s pelos compridos, bem finos e sedosos que estão presentes em todo o seu corpo.

Suas orelhas são ligadas na sua cabeça e possuem um formato refinado e bem comprida. Seu rabo, ao contrário do restante do seu corpo, possui poucos pelos, e termina em um formato bem parecido com um anel.

O galgo afegão pode ser de qualquer cor, no entanto, é mais comum que seja encontrado nas cores mais arenosas, como bege, castanho claro e marrom claro.

Ele ainda possui uma personalidade muito calma, dócil e atenta. É muito alegre, brincalhão e também carinhoso.

Galgo Afegao Característica

No entanto, o galgo afegão é considerado uma das raças que menos respondem as ordens ou chamadas dos donos, e por isso, é considerado também um dos cachorros menos inteligentes.

Para crianças, o galgo afegão é muito recomendado, pois possui muita simpatia com elas, e até mesmo com estranhos.

Sua altura pode variar entre 74 cm e 63 cm, pode pesar entre 23 até 30 quilos, e possui uma expectativa de vida que varia entre 10 até 13 anos.

Curiosidades e Fatos Interessantes

Agora iremos falar sobre as principais curiosidades e fatos interessantes sobre essa raça tão especial e querida.

Por ser uma das raças mais antigas que são conhecidas, o galgo afegão ganhou o apelido de “cão da arca de Noé”.

Outra curiosidade é que o galgo afagão ganhou duas vezes no Westminster Kennel Club Dog Show, uma competição muito famosa e reconhecida no mundo inteiro, primeiro em 1957, e novamente em 1983.

Um ator de comédia americano muito famoso, o Zeppo Marx, começou a criação do galgo afagão nos Estados Unidos, quando em 1931 ele importou o “Asra” e o “Omar”.

Stanley Core é responsável pela criação do ranking de inteligência das raças caninas, e o galgo afegão ocupa a última posição, pois é o cachorro que menos responde aos chamados e comandos de seus donos.

Os oficiais militares da Grã-Bretanha foram os responsáveis por levar essa raça para o ocidente, depois que a mesma foi lançada através da fronteira entre Afeganistão e a Índia.

Por último, um dos maiores destaques do galgo afegão, é a sua pose elegante, com topetes longos, pés grandes, rabo com formato de anel e um olhar distante.

Cuidados Especiais

O galgo afegão necessita de alguns cuidados especiais, principalmente quando se trata dos seus pelos espessos, lisos e grandes.

A escovação de sua pelagem precisa acontecer pelo menos a cada dois ou então três dias. Como ele possui muitos pelos, é muito comum que os mesmos fiquem embaraçados facilmente e também nós.

Apesar de possuírem uma origem em locais abertos e com clima temperados, hoje o ideal é que o galgo afegão permaneça dentro de casas, com acesso a uma cama macia e também quente para que ele possa descansar com conforto.

O galgo afegão é uma raça com origem em um passado de caça, e mesmo que tenha abandonado esse hábito, ele ainda continua um cachorro cheio de energia, e por isso, é essencial que ele faça exercícios, caminhadas e brinque bastante para que possa manter sua saúde física e mental intacta.

Outro fator para se ter atenção são suas orelhas. Elas precisam ser limpadas todas as semanas, e o ideal é que se use bolas de algodão umedecidas e produtos de limpeza recomendado para a raça.

A obesidade também é importante de ser evitada, e a alimentação deve ser balanceada e sem exageros. Por dia, é recomendável 2 xícaras de alimentos secos, e ao menos duas vezes por dia.

E você? Já conhecia essa raça super elegante de cachorro? Deixe nos comentários o que você achou sobre o galgo afegão.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *