Home / Animais / Comportamento do Pastor Alemão, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Pastor Alemão, Hábitos e Modo de Vida

Originário da Alemanha, como o próprio nome “Pastor Alemão” já aponta, essa raça tem antecessores datados do século XII. Mas, há muitas décadas, essa raça é encontrada no mundo todo!

Vamos saber mais sobre essa raça amada no mundo todo? Fique por aqui e saiba sobre o comportamento do pastor alemão, hábitos e modo de vida e muito mais!

Certamente quem conhecer o Pastor Alemão vai se apaixonar pela raça exemplar. Uma das principais características é fidelidade, além de serem fofos, inteligentes, curiosos, ativos, corajosos, protetores, elegantes, obedientes e carinhosos.

Apesar das características apontadas, o Pastor Alemão é antes de tudo um cachorro, e como todo bom peludo, pode variar sua personalidade dependendo de como será criado pela sua família.

É uma raça muito defensora, apesar de ser carinhoso e fiel, por isso a importância de desenvolver um temperamento equilibrado, adestrando o cachorro desde cedo.

Para que não se tornem destruidores por ficarem entediados, é importante manter o Pastor Alemão ativo, com atividades físicas e brincadeiras.

Entre 10 a 14 anos é a expectativa de vida dessa raça. Seu filhote terá uma vida longa e saudável se você sempre visitar o veterinário e criar seu amigo peludo da melhor maneira.

A Saúde do Pastor Alemão

Algumas doenças são mais comuns entre cachorros dessa raça, mesmo sendo um cão muito saudável e ativo.

Foliculite Furunculosa, Displasia Coxofemoral (espécie de encaixe errado na articulação do quadril), dermatite, Mielopatia Degenerativa (doença grave que causa desordens na medula espinhal) são algumas das doenças que comumente atingem essa raça.

Comum em diversas raças, a Displasia Coxofemoral é uma má formação na articulação do quadril. Causa dor e desconforto e pioram os problemas de locomoção do cachorro com o passar da idade, levando ele a mancar.

Pastor Alemão

Uma vez que é possível ser feito o tratamento preventivo para essa condição, que costuma ser genético, o diagnóstico precoce evita que o cachorro sofra tanto. Evitar que seu cachorro caminhe em superfícies muito lisas ou pegue alguma friagem ajuda bastante também.

Os pastores alemães podem ter otites com frequência por causa das orelhas eretas e pouco protegida.

Para verificar se há acúmulo de cera ou problemas mais sérios o ideal é limpar os ouvidos do cachorro com produtos específicos.

Como Cuidar de um Pastor Alemão?

O que você pode oferecer de melhor para o seu Pastor Alemão é o amor, esses cães só querem agradar sua família humana. Isso inclui oferecer uma vida saudável ao seu amigo peludo.

O Pastor Alemão deve se manter sempre ativo e sentir-se útil, devido a sua origem do pastoreio. Para manter seu amigo equilibrado, brincadeiras estimulantes são uma boa opção. Caminhadas, esconder objetos e buscar a bolinha o deixaram feliz e cansado na medida ideal.

É importante não forçar as patas do Pastor Alemão caso ele apresente problemas de Displasia Coxofemoral. Para cada grau da doença, o ideal é conversar com um médico veterinário para ele avaliar as brincadeiras que podem ser feitas ou não.

Para não aumentar de peso e manter os pelos sempre brilhantes e firmes, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e de alta qualidade.

Para evitar o surgimento de placa bacteriana (tártaro), a escovação regular dos dentes é imprescindível.

Para manter sua saúde e estarem sempre prontos para brincar com seus queridos amigos humanos, os Pastores Alemães precisam de uma alimentação completa, para manter sua saúde e estarem sempre prontos para brincar com seus queridos amigos humanos, tendo em vista que são cachorros fortes e grandes.

Para manter os ossos fortes e que consigam correr e pular sem sofrer quaisquer problemas com a atividade, o ideal é que consumam rações especiais para cães grandes, já que essa raça cresce muito rápido.

O Pastor Alemão precisa também de uma dieta rica em vitaminas A, D, K e E., proteína, Ômegas 3 e ,  glicosamina e condroitin.

É recomendado que o pastor alemão coma de duas a três vezes ao dia porções devidamente fracionadas, já que a raça tem tendência a sofrer de torção gástrica (problema grave que pode levar seu pet à morte).

Algumas Curiosidades Sobre os Pastores

1 – A raça Pastor Alemão tem algumas variedades. Um variedade interessante é o Pastor Alemão Branco. Essa variedade não é muito encontrada por aí, por isso, é muito valorizada.

2 – O Pastor Alemão aprende comandos com somente 5 repetições de treinamento. Sensacional, não é? Outros cães podem levar semanas de adestramento para captarem um ensinamento.

3 – Os pastores são estrelas de cinema e TV. Por exemplo, quem não conhece o famoso Rin Tin Tin? Mas, mais atual ainda tem o pastor alemão fiel companheiro do astro Will Smith – do filme “Eu sou A Lenda”.

4 – Há raças de cães parecidas com o Pastor Alemão, sabia? No entanto, são erroneamente confundidas com o Pastor alemão. Veja quais são elas:

  • Cão lobo checoslovaco
Cão Lobo Checoslovaco
  • Pastor holandês
Pastor Holandês
  • Pastor alemão de trabalho
Pastor Alemão de Trabalho

5 – Afinal, existe Pastor Alemão anão? Não, oficialmente não existe pastor alemão anão.

Existem, sim, cães que são praticamente idênticos aos pastores, mas pequenos.

No entanto, esses cães podem ter sofrido cruzamentos e mutações genéticas. Assim sendo, não são considerados Pastor Alemão Anão.

As Variedades de Pastor Alemão

1 – Pastor alemão sable: é o pastor mais conhecido. Sua pelagem é amarelada, acastanhada e pode ter listras.

Pastor Alemão Sable

2 – Pastor Alemão Capa Preta: também é umas das variedades mais comuns, como o pastor alemão Sable. Eles têm o corpo amarelado ou acastanhado e o dorso preto – por isso o nome popular “capa preta”.

Pastor Alemão Capa Preta

3 – Pastor Alemão Belga: conhecido também como pastor alemão preto. Ele é totalmente preto…

Pastor Alemão Belga

4 – Pastor alemão panda: variedade de pastor alemão não muito comum. Em razão de mutações e cruzamentos, esse pastor apresenta a barriga coberta por pelos brancos e as pernas também. Já o focinho e o seu dorso são amarelados, pretos ou acastanhados.

Pastor Alemão Panda

5 – Pastor alemão branco: uma variedade belíssima de pastor alemão. São totalmente brancos. Isso ocorre devido a um gene dominante. Porém, não se trata de cães albinos, certo?

Pastor Alemão Branco

Veja também

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Em linhas gerais, os animais são classificados como seres vivos multicelulares, eucariontes e com padrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *