Home / Animais / Comportamento Do Carrapato: Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento Do Carrapato: Hábitos e Modo de Vida do Animal

Existem doenças transmitidas entre animais através de pequenos parasitas que vivem em seus corpos. Alguns deles, como garras, que podem ser encontrados em animais de companhia, também podem transmiti-los aos seres humanos. Descrevemos aqui o ciclo de vida de catadores e medidas de controle de infestações e a profilaxia mais frequente para o tratamento de animais de estimação com esse problema.

Carrapatos são parasitas externos que ingerem sangue de mamíferos, aves e répteis. Aproximadamente 850 espécies de carrapatos foram descritas em todo o mundo (Furman e Loomis, 1984).  A localização geográfica dos carrapatos é mundial e na Europa existem espécies de 4 gêneros diferentes. Em cães e gatos, os carrapatos mais freqüentes são Ixodes ricinus e Rhipicephalus sanguineus.

Ambos são vetores importantes de agentes causadores de doenças em pessoas e animais em todo o mundo.Os carrapatos são responsáveis ​​pela transmissão de um grande número de patógenos, bactérias, rickettsias, protozoários ou vírus. Algumas das doenças humanas de grande interesse causadas por carrapatos portadores de patógenos são a doença de Lyme, erliquiose, babesiose ou tularemia.

Ixodes Ricinus

O carrapato Ixodes ricinus pertence à família Ixodidae e possui três fases distintas durante seu ciclo de vida. As larvas que emergem do ovo têm 6 pernas. Depois de obter sangue de um hospedeiro vertebrado, eles se deslocam para um estágio de ninfa e têm 8 pernas. As ninfas se alimentam e evoluem para o estágio final, o carrapato adulto, que ainda tem 8 pernas.

Depois de se alimentar novamente, a fêmea adulta deposita milhares de ovos e depois morre. Há apenas uma ingestão de sangue em cada um dos três estágios. O tempo decorrido para completar todo o ciclo pode variar de um ano em regiões tropicais a três anos em climas frios, onde determinados estádios podem permanecer inativos até que um host adequado apareça.

Ixodes Ricinus
Ixodes Ricinus

Os carrapatos exibem um certo comportamento ao escolher um hóspede. Eles andam até as extremidades dos espinhos ou penduram nas margens das folhas caídas no chão, com os membros anteriores estendidos, esperando por um hóspede que se aproxima. Certas substâncias bioquímicas, como dióxido de carbono, calor ou movimento, estimulam esse tipo de comportamento.

Posteriormente, os carrapatos caminham em direção ao seu hospedeiro em potencial. Eles se alimentam por longos períodos de tempo: de vários dias a semanas, dependendo do estágio da vida, do tipo de hospedeiro e das espécies de carrapatos.

A superfície externa, ou cutícula, desse tipo de carrapato cresce para acumular uma quantidade significativa de sangue, que em carrapatos adultos pode ser de 200 a 600 seu peso corporal. Os machos adultos atingem um comprimento de até 4 mm; fêmeas que não sugaram sangue até 5 mm; enquanto os cheios de sangue atingem até 1,5 cm de comprimento. O sulco anal está na frente do ânus e os palpos são longos e estreitos.

Rhipicephalus Sanguineus

Rhipicephalus Sanguineus
Rhipicephalus Sanguineus

Rhipicephalus sanguineus é o carrapato marrom do cão, importado da Alemanha, mas se desenvolve apenas em estábulos, salas etc. Os machos atingem um comprimento de até 3,5 mm; fêmeas que não sugaram sangue, até 3 mm, e aquelas cheias de sangue até 1,2 cm. Eles têm olhos. O sulco anal está atrás do ânus, os palpos são curtos e largos, e a base do capítulo é hexagonal.

Ciclo De Vida Do  Carrapato

Alguns carrapatos se alimentam de um único hospedeiro durante os três estágios de seu ciclo de vida. Eles são chamados de ticks de host único. Esse tipo de carrapato permanece em seu hospedeiro durante os estágios larval e ninfa, até se tornar adulto.

As fêmeas deixam o hospedeiro após alimentar e depositar os ovos.Outros ticks se alimentam de dois tipos diferentes de hosts. Eles permanecem no primeiro tipo de hospedeiro durante os estágios larval e ninfa e subsequentemente abandoná-lo e aderir a outro hospedeiro na forma adulta e ingerir sua última ingestão de sangue.

A fêmea adulta engole o sangue, deposita os ovos e deixa o hospedeiro. Finalmente, há outro tipo de carrapato que precisa de três tipos diferentes de convidados para concluir seu ciclo de vida.

O Ixodes ricinus e o Rhipicephalus sanguineus são de três hospedeiros, ou seja, as larvas (com três pares de pernas), a ninfa (com quatro pares de pernas) e o carrapato adulto “parasitam” seus host correspondente. A duração do ciclo evolutivo (quando ocorre na natureza) depende da temperatura, da umidade relativa do ar e da descoberta apropriada do hospedeiro (eles não são específicos do hospedeiro).

Os carrapatos aparecem maciçamente, especialmente na primavera e no outono. Isso se baseia no fato de que os carrapatos precisam de até três anos para concluir sua evolução em áreas temperadas com inverno ameno. Portanto, após o descanso no inverno, os diferentes estágios evolutivos (larvas, ninfas e adultos) de várias gerações de carrapatos atacam simultaneamente os hospedeiros. Depois de se mover no chão,eles procuram novos hospedeiros no final do verão / outono, para que ocorra uma infestação maciça.

No caso de Ixodes Ricinus, as larvas ingerem sangue por 4-5 dias, as ninfas por 3-5 dias, as fêmeas por 5-14 dias, enquanto os machos sugam apenas brevemente e depois copulam com o fêmeas As fêmeas ingerem até 200 vezes o seu peso (até 400 mg). Algo semelhante é o mesmo em outros carrapatos pesados.

Animais de Companhia

Existem várias espécies de carrapatos que “parasitam” em companhia, Rhipicephalus sanguineus, Dermacentor e as espécies Ixodes. Os carrapatos preferem aderir à cabeça, pescoço, orelhas, ao redor do ânus, no interior das pernas e até entre os dedos dos pés. Os carrapatos masculino e feminino aderem juntos ao hospedeiro e é a fêmea que aumenta de volume à medida que ingere sangue. Isso decola do hospedeiro e libera milhares de ovos no ambiente.

Esses ovos se tornam larvas e adquirem a aparência de sementes,Eles são observados em grande número em cães. Esses carrapatos ingerem sangue desses convidados. Mais tarde, caem no chão e se tornam ninfas. Mais uma vez, as ninfaseles encontram um hospedeiro mamífero, se alimentam de sangue, caem no chão, se transformam em adultos e procuram um novo hospedeiro e, assim, iniciam o ciclo novamente.

Esse ciclo pode durar entre dois meses e dois anos. Como todo esse ciclo de vida pode ocorrer no mesmo cão e os carrapatos liberam um grande número de óvulos, o problema dos carrapatos pode adquirir dimensões importantes.

Infestação de Carrapato

Em animais de companhia, a infestação faz com que os animais mostrem um quadro de intoxicação, raramente com paralisia, edema cutâneo local, inflamações devido à remoção incompleta de carrapatos, meningite por transmissão de vírus, febre em caso de transmissão da Babesia canis ou de Hepatozoon canis.Em todos os estágios, os carrapatos aumentam das plantas para os animais de sangue quente.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *