Home / Animais / Como Ter Um Tucano Legalmente No Brasil? Qual O Valor?

Como Ter Um Tucano Legalmente No Brasil? Qual O Valor?

Muitas aves silvestres são realmente muito bonitas. Mas, infelizmente, são alvo de traficantes de animais, que aproveitam a alta demanda desse tipo de comércio clandestino para venderem esses bichos de maneira totalmente ilegal, e muitas vezes, em péssimas condições (muitos acabam morrendo somente no transporte de um lugar para o outro).

Uma das aves silvestres mais procuradas por amantes de animais exóticos é, sem dúvida, o tucano. E, de fato, o ideal mesmo era manter esses animais livres na natureza. Mas, você, como cidadão comum, pode criar esse tipo de pássaro em casa, contanto que siga certas normas.

Vamos conhecer como é possível ter um tucano aqui no Brasil?

Primeiros Passos Na Adoção De Um Tucano

Pra começar a pensar na possibilidade de criar uma ave dessas, você precisa, primeiro, encontrar um criadouro que seja de confiança , e que saiba que ali os animais são bem tratados e que não são fruto de tráfico. Grandes pet shops, por exemplo, podem até ter tucanos à disposição do público, ou até mesmo podem servir como intermediários para criadouros sérios e devidamente credenciados.

Antes de fazer a adoção de um tucano, é necessário que você se informe bem a respeito do local onde irá conseguir o exemplar. O lugar, evidentemente, precisa ser legalizado. É importante também conseguir uma autorização do IBAMA, órgão que regula essa questão de fiscalização e adoção de animais silvestres em geral. É totalmente ilegal conseguir um tucano sem essa autorização.

Já na hora de escolher qual tucano levar pra casa, faça uma análise da personalidade da espécie. Certifique-se de que ele fica calmo na sua presença, e o aceita como dono.  Como a expectativa de vida dessa ave é relativamente alta (cerca de 20 anos), é importante que haja uma empatia entre a ave e você. Caso seja possível, o ideal é adotar filhotes, pois ele são mais fáceis de domesticar do que os adultos.

Local De Criação E Gaiolas

Por ser um animal silvestre que tem ampla liberdade na natureza, o mais recomendável é que a criação de um tucano seja feita em locais espaçosos, como sítios, chácaras, ou mesmo casas de veraneio. São lugares onde se pode colocar gaiolas com facilidade, e o animal ainda fica bem próximo da natureza e não se sente deprimido.

Agora, claro, residências urbanas comuns também podem receber essa ave, contato que haja uma estrutura minimamente adequada. Por exemplo, é completamente inviável ter um apartamento pequeno, e colocar nele uma gaiola de tucano. Será um ambiente muito ruim tanto para o dono, quanto para o animal em si.

Ou seja, o recomendável e analisar bem a sua casa, e ver se ela tem condições físicas de comportar uma ave silvestre do tamanho de um tucano. É preciso que o luar seja confortável. Até mesmo porque a gaiola onde o bichinho vai ficar precisa se bem grande (do porte que comportaria uma cacatua ou ainda maior).

Por não conseguir escapar o tucano precisará de espaço para se sentir bem, especialmente quando tiver vontade de voar. Um tucano de tamanho médio, por exemplo, precisa de uma gaiola (ou viveiro) que tenha 2,5 m por 3,5 m. Menos do que isso, o lugar ficará muito pequeno.

Você ainda pode melhorar o lugar colocando uns três ou quatro poleiros dentro dessa gaiola, adicionando ainda uma caixa de maneira com um buraco que seja grande o suficiente para o tucano passar por ele, pois é ali que ele poderá se esconder e dormir durante o período da noite (os tucanos são aves completamente diurnas). Obviamente que essa caixa precisa ser grande também para que o animal se mova livremente dentro dela.

Outras Dicas Quanto a Gaiola Ideal Para Um Tucano

As melhores gaiolas para um tucano são aquelas que tenham fundo removível, e que tenham areia em seu piso (esse detalhe é útil, pois, dessa forma, a areia absorve os excrementos da ave). Por não “mastigar madeira”, os tucanos não apreciam em um pouco aqueles típicos brinquedos de aves em geral, mas você pode deixar o ambiente o mais natural possível colocando plantas atóxicas dentro da gaiola.

Importante destacar ainda que a gaiola precisa estar protegida de forte correntes de ar, já que estamos falando de um animal bastante sensível à mudanças bruscas de temperatura. Facilmente, ele pode adoecer desse jeito. Mas, também não é nem um pouco recomendável colocar a gaiola completamente exposta ao sol. Aproveite, inclusive, para colocar no local uma pequena banheira, imitando pequenos córregos de água, que é onde o tucano irá se banhar. Às vezes, borrife água no tucano, pois eles gostam bem de uma certa umidade.

Homem Trasportam um Tucano na Gaiola
Homem Trasportam um Tucano na Gaiola

Caso essa gaiola esteja exposta ao ar livre, é bom tem cuidado, pois se a temperatura do local chegar a ficar maior do que 32°C, ou mesmo abaixo de zero, esse ambiente externo não é o lugar ideal para o tucano e sim, dentro de casa. Climas que sejam bem extremos fazem bastante mal à saúde dessa ave.

Interessante salientar ainda que o tucano pode compartilhar a gaiola com outras aves, porém, nunca abrigue espécies muito pequenas , como tentilhões. O mais recomendável é pesquisar quais pássaros os tucanos se dão melhor.

Valor Do Animal E Convivência Em Geral

Por ser um animal bem inteligente, o tucano pode aprender truques bastante simples. Inclusive, treinar essa ave é bem melhor do que treinar papagaios, por exemplo. É amigável e gosta muito de brincar, o que faz dele um excelente animal de estimação. Por sinal, gosta até de ser alimentado manualmente.

Falando em alimentação, trata-se de uma ave frutífera, ou seja, gosta de frutas como banana, mamão, melão, pêssego, etc. Existem até mesmo rações específicas para tucanos, podendo ser adquiridas em lojas especializadas do ramo. Contudo, é importante consultar um veterinário para saber se você poe alimentar o seu tucano com algo além de frutas.

Já para garantir a saúde do animal, é importante que a gaiola seja limpa todos os dias, retirando excrementos e restos de alimentos. Já o valor de um animal desses vai depender da espécie, mas, por precisar ser legalizado, os valores são um pouco salgados, podendo chegar a R$ 4.000,00 um da espécie tucano-toco.

Veja também

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *