Home / Animais / Como Estimular o Cachorro a Fazer Fezes?

Como Estimular o Cachorro a Fazer Fezes?

Se você tem um animalzinho que está com dificuldade de evacuar, continue lendo esse artigo e aprenda como estimular o cachorro a fazer fezes.

Quando você adota um bichinho de estimação, percebe o quão ele precisa de cuidados e atenção. Óbvio que isso não interfere negativamente em nada na alegria que ele proporciona ao morar no seu lar.

No entanto, por serem animais não se utilizam de palavras para mediar uma comunicação efetiva com os seres humanos, você precisa estar atento a qualquer sinal que ele demonstre que algo não está indo bem com ele.

Um dos problemas mais recorrentes, que acometem os nossos amigos caninos é a prisão de ventre, mas saiba que você pode ajudar de diversas formas para aliviar esse mal recorrente.

Causas da Prisão de Ventre nos Cachorros

A prisão de ventre é o processo de dificuldade na eliminação em pequena quantidade, ou a não eliminação do bolo fecal. Esse problema pode também causar incômodo ou dor paro ao cachorro no momento da evacuação.

Existem três principais causas de prisão de ventre nos cachorros, e entendendo as possibilidades fica mais fácil saber como estimular o cachorro a fazer fezes. Vamos conhecer quais são as principais causas:

  • Obstrução total ou parcial do trato digestório.
  • Patologias como hipotireoidismo ou hipercalcemia.
  • Anomalias fora do trato digestório, mas que intensificam a obstrução do mesmo.
Prisão de Ventre em Cachorro

É importante salientar que todos os cachorros podem ter prisão de ventre. No entanto, esse problema é mais facilmente encontrado em cachorros mais velhos, pois, com o avançar da idade, suas funções dos sistemas ficam mais debilitadas.

Quais os Sintomas da Prisão de Ventre nos Cachorros?

Caso você observe que o seu cachorro não está com frequência na evacuação, poderá confirmar se há algo de errado com o aparecimento de outros sintomas, como:

  • Perda de peso.
  • Perda de apetite.
  • Fezes com muco ou com sangue.
  • Fezes escuras e mais duras do que o normal. Em geral, também é menor.
  • Abdômen inchado.
  • Sinal de dor no processo da evacuação.

Apesar desses sintomas serem facilmente observados, é de extrema importância que você receba a orientação do médico veterinário para que, se necessário, ele passe alguns exames ou medicamentos, de acordo com a sua avaliação clínica.

O que Usar para Ajudar o Cachorro a Fazer Fezes?

Outro detalhe importante que devemos ressaltar é que não se deve utilizar laxante humano no seu cachorro, bem como medicar o animal sem a prescrição do médico veterinário.

  • Suco de aloe vera

Um suco de aloe vera puro é outra ótima opção para estimular o cachorro a fazer fezes. Para isso você deverá administrar meia colher de chá para cada quatro quilos do cachorro.

Administre esse suco apenas uma vez ao dia e dê ao cachorro durante alguns dias, observe se há diferença no processo e na constância na evacuação.

  • Azeite de oliva

Com toda a certeza, o azeite de oliva é um ingrediente facilmente encontrado em nossa cozinha. Além de ser uma ótima alternativa para temperar as comidas, ainda faz bem à saúde.

E saiba que esse produto pode ser um ótimo aliado para o tratamento de cachorros que possuem prisão de ventre. O azeite é uma ótima forma para estimular o cachorro a fazer fezes.

Além do sabor ser agradável aos caninos, ele pode ser facilmente incluído na dieta. Você poderá incluir uma ou duas colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem, por dois ou três dias.

Se, após alguns dias, não houver nenhum sinal de melhora na evacuação das fezes, você poderá tentar deixar por mais alguns dias para ver se o organismo do cachorro responde, após um tempo maior.

  • Vinagre de maçã

Você poderá utilizar um pouco de vinagre de maçã para ajudar o cachorro a fazer fezes. Utilize uma média de 1 colher de chá para cada 4 quilos do animal.

A regularidade da receita irá variar de como o animal se dará com ela. Mas, em geral, uma vez ao dia, por alguns dias já demonstrará muito efeito no seu cachorro.

  • Água

A falta de água também prejudica no processo de estimular o cachorro a fazer fezes, você sabia? Assim como nos seres humanos, a água é essencial para os cães, assim como para todos os seres vivos.

Se a água ingerida não é suficiente para realizar uma correta absorção dos nutrientes, dificulta a digestão e a produção do bolo fecal. Em contrapartida, caso a ingestão de água seja em boa quantidade, tanto a hidratação do cachorro estará em dia, como o processo de evacuação também.

  • Comida úmida

Outra forma de ajudar o seu cachorro a estimular a fazer fezes é servir em algumas refeições comida úmida, seja a que for preparada em casa ou as que já vem preparadas.

Dessa forma, a comida úmida colabora para o aumento do percentual de água, e como vimos no tópico anterior, ajuda bastante no processo de evacuação dos cachorros.

  • Fibras

Você sabe que as fibras fazem bem para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, é importante que esse tipo de alimento faça parte de nossa dieta.

Para os cachorros, alimentos ricos em fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, bem como a ausência dele promove prisão de ventre. Geralmente, isso ocorre se o cachorro começa a comer comida caseira, sem que você observe com cautela as propriedades nutritivas que oferece a ele.

Observe tanto a tabela nutricional da ração, bem como os alimentos que você dá ao seu cachorro, se eles possuem teor de fibras. Incluir fibras na dieta do canino é uma ótima forma de como estimular o cachorro a fazer fezes.

  • Movimente

Assim como para os seres humanos, a atividade física possui diversos benefícios também para os cães. Brincar com o seu cachorro, fazer corridas e caminhadas com ele, ajuda a evitar o sedentarismo e, por consequência, deixa o seu cachorro mais ativo.

Dessa forma, o organismo como um todo terá benefícios, seus ossos, músculos, e o funcionamento do intestino será muito melhor também. Vale a pena dar uma boa corridinha com o seu cachorro.

Veja também

Lagarto Tamacuaré: Características, Nome Científico e Fotos

O lagarto Tamacuaré (nome científico Uranoscodon superciliosus) é uma espécie regional encontrada em grande parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *