Home / Animais / Como Comprar um Macaco de Estimação no Brasil Legalmente?

Como Comprar um Macaco de Estimação no Brasil Legalmente?

Macacos de Estimação?

Animais domésticos ganham em disparado no que se trata de presença nos lares brasileiros por conta de serem facilmente encontrados, algumas vezes até gratuitamente como o caso de cães e gatos, e também por viverem por menos tempo, por causa disso, houve uma queda na compra de animais silvestres, como jabutis, papagaios e os macacos, já que os cuidados não incluem uma só pessoa e sim a geração de uma família.

Mas, existem sempre os apaixonados por uma determinada espécie e não seria diferente no caso dos macacos, que são animais muito divertidos, inteligentes e que chamam a atenção por conta da similaridade com os humanos. Sua presença como animal de estimação já esteve exposta em muitos filmes como clássicos da Disney que é o desenho e live-action Aladim e de sucessos de bilheterias no cinema como Ace Ventura.

Macaco do Ace Ventura
Macaco do Ace Ventura

Muitos biólogos não indicam o macaco para animal de estimação por conta da agressividade que muitos têm quando chegam na puberdade, e também por viverem por muito tempo, de vinte até mesmo cinquenta anos, além de não ter rações e demais cuidados facilmente encontrados, como um veterinário especializado.

Caso mesmo com esses por menores seu desejo por ter um macaco de estimação seja algo certeiro e de grande responsabilidade, abordaremos nesse artigo como você pode compra-lo de forma legal no Brasil.

Tenha uma Grande Quantia de Dinheiro Reservada

Por conta de serem mais difíceis de serem cuidados e para terem alguns macacos para procriação muitas leis devem ser seguidas e juros e impostos devem ser pagos ao governo referente aos santuários que esses animais estão sendo criados.

Primeiramente você deve procurar um estabelecimento que seja certificado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais). Segundo esse mesmo órgão existem somente cerca de quinhentos lugares legalizados. No Brasil, apenas duas espécies podem ser comercializadas que são o sagui e o macaco-prego. Esses animais para serem vendidos precisam de nota fiscal, um microchip (que irá encontrar seu animalzinho caso ele fuja ou se perca) e uma ficha para cadastro, uma espécie de certidão de nascimento.

O custo do sagui é bem mais acessível se comparado com o macaco-prego. Um sagui que ainda está utilizando mamadeira e por conta disso seja filhote tem o preço de 5 mil reais e um adulto, tem um custo de 4 mil reais.

O macaco-prego é o preço de uma casa popular, quase setenta mil reais.

Além da compra, também é necessário ter um dinheiro para investimento para que a alimentação desses macacos seja seguida corretamente, garantindo a saúde e o bem-estar do seu animal, além de também possuir um preparo para sua moradia, e um dinheiro reservado caso o animal necessite da presença de um biólogo ou veterinário, que é muito comum que as mudanças de ambiente causem algum tipo de stress aos macacos e por conta disso, alguns adoeçam e precisem de cuidados especiais.

Alimentação dos Macacos de Estimação

No caso dos saguis, os responsáveis pela venda desses animais indicam que eles tenham uma dieta bastante diversificada, com muitas verduras, legumes e seja incluso algumas fontes de proteínas. Essas proteínas não devem ser carnes, mas sim grãos, como feijão e arroz cozidos, carnes de soja, lentilhas, grãos de bico e similares.

É estritamente proibido introduzir doces na dieta desses animais, pois os saguis viciam facilmente em açúcar em formas de chocolate, balas e bolos, possuindo certa fraqueza no que se refere a desenvolver algumas doenças como diabetes.

Macaco se Alimentando - Banana
Macaco se Alimentando – Banana

No caso do macaco-prego, ele pode comer rações e até mesmo biscoitos produzidos especialmente para macacos. Além de também comer frutas, e legumes cozidos. Para esse tipo de macaco as proteínas que devem ser inseridas podem vir de origem animal, como frango cozido sem tempero, larvas e outros pequenos insetos, além de grãos também cozidos como arroz e feijão.

Lembrando que tanto para os saguis como para o macaco-prego, os legumes e grãos devem ser feitos sem tempero, somente água e de preferência cozidos no vapor para que os nutrientes não sejam perdidos e seu animal não precise de um complemento vitamínico em sua alimentação.

Curiosidades Sobre os Macacos de Estimação

Muitos famosos brasileiros tem um macaco de estimação, é o caso do jogador Emerson Sheik e o cantor Latino que teve um macaco durante muitos anos e o seu animal querido morreu em 2018 sendo prestado a essa amizade até mesmo uma tatuagem no braço do cantor como homenagem.

O cantor internacional Justin Bieber também ganhou um macaco de estimação, porém perdeu o animal para o governo alemão devido ao macaco não estar com as vacinas e documentação em dia.

Os macacos fazem muito sucesso com as crianças por terem um comportamento bem parecido com o dos pequenos, sendo um animal muito curioso, esperto, engraçado e afetuoso. Se conseguir ganhar a confiança do seu macaco, ele irá te acompanhar pela casa inteira e ser muito fiel, igual aos cachorros, inclusive podem atacar inimigos como assaltantes ou algo do tipo se entrarem dentro da casa.

Um dos motivos que o macaco-prego é mais caro que o sagui é por causa da sua gestação, que demora cerca de seis meses, depois disso a fêmea precisa de um tempo para repouso e amamentação e todo esse processo pode ser mais demorado mais deve ser respeitado e feito naturalmente, com isso, poucos filhotes são disponíveis nos estabelecimentos legalizados, ao contrário dos saguis que estão para venda quase que o ano inteiro.

Para dormir ou quando o dono for sair, esses animais devem ser colocados em gaiolas, mas essas devem ser bem grandes e com uma certa ambientação ao habitat natural, pois uma gaiola pequena pode causar stress ao bicho e por causa desse sintoma ele pode se tornar agressivo ou até mesmo adoecer. Por isso ter um bom espaço para que o animal possa viver é essencial.

Mesmo quando os animais estão em ambientes livremente, deve-se ter cuidados para que não mastiguem fios, comam algo inapropriado ou algo do tipo, pois seu comportamento é similar de uma criança e os cuidados devem ser os mesmos que se tem quando existe uma criança de 4 anos dentro de casa.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *