Home / Animais / Ciclo de Vida do Tucano: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Tucano: Quantos Anos Eles Vivem?

Os tucanos são talvez as aves mais bonitas da natureza. Eles chamam atenção devido ao seu bico alaranjado, com diferentes tons de amarelo e vermelho. 

Você sabe quantos anos eles vivem? Por quanto tempo esbanjam toda sua beleza e peculiaridades?

Confira a seguir como funciona o ciclo de vida do tucano, quantos anos eles vivem, suas principais características e muito mais! 

Quantos Anos Vivem Os Tucanos?

Os anos de vida de um tucano varia de espécie para espécie. Há espécies que vivem 15 anos, outras alcançam os incríveis 40 anos de idade. 

E são muitas as espécies de tucano. Todas elas presentes na família Ramphastidae, que é dividida em 5 gêneros principais. Estima-se que existam cerca de 30 espécies de tucanos. Elas estão distribuídas sobretudo no Brasil, Argentina e no México. 

Porém, a maioria das espécies estão em terras brasileiras (22) e vivem distribuídas por todo o território nacional, da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. 

A espécie que atinge 40 anos de idade é o tucano de bico verde (Ramphastos dicolorus) e é considerado o tucano que possui o ciclo de vida mais longo de todas as espécies. Além dele, outra espécie que atinge os 40 anos é o tucano de papo branco (Ramphastos Tucanus), ambos são encontrados tanto na Mata Atlântica, quanto na Amazônia. 

A espécie mais comum aqui no Brasil, que pode ser observada com maior frequência, em meio a áreas rurais e afastadas, o tucano toco (Ramphastos toco) vive em média 15 anos. 

Cada espécie vive o quanto suas características suportam, seu habitat. Cada qual tem um ciclo de vida, ou seja, nascem, se desenvolvem e depois morrem. E isso é referente a cada espécie com suas principais peculiaridades, algumas vivem mais, outras menos. 

O tempo de vida de um tucano varia, porém, o mais comum entre todas as espécies é de 15 a 20 anos. Desta maneira, os que vivem mais de 30 anos, despontam como raridades. 

Os tucanos não são considerados animais em extinção, há uma vasta quantidade em meio às matas brasileiras. Porém, os decorrentes desmatamentos, queimadas e derrubada de árvores vêm prejudicando demasiadamente todas as espécies que vivem por lá, pois a fragmentação do seu habitat e a perda dele, resulta no desaparecimento de diversas espécies. 

Os tucanos são donos de características únicas e cada espécie possui sua peculiaridade, conheça abaixo as principais características dessas belíssimas e encantadoras aves. 

Principais Características Dos Tucanos

Os tucanos são dotados de características únicas, a começar pelo seu bico, que é avantajado e chama a atenção de qualquer quando avistado. 

São inúmeras as espécies de tucanos, porém o que cada uma tem em comum é o pequenino corpo, junto com um avantajado bico. O bico possui uma importante função, pois é capaz de amenizar a temperatura corporal do animal, ele dissipa todo o calor. 

Eles possuem diferentes colorações e variações corporais, tanto no bico, como nas asas, patas e cabeça. 

O tucano que mais está presente aqui no Brasil é o tucano toco, ele possui o corpo todo preto, com o peito todo esbranquiçado, seu bico é grande, com diferentes tons de laranja, vermelho e amarelo. 

Ele pode ser avistado com facilidade em meio às áreas rurais e próximo da margem de rios ou de florestas. 

Mas lembre-se que além dele, existem mais 21 espécies de tucanos presentes em território nacional. Sendo assim, são inúmeras as características e peculiaridades.

Características Dos Tucanos
Características Dos Tucanos

Outra coisa em comum entre as espécies é a ausência de papo, conhecido como inglúvio, além da presença do bico córneo e avantajado. Eles também possuem em comum a formação dos pés, que são zigomáticos, ou seja, os dedos 2º e 3º são direcionados para frente enquanto o 1º e 4º são direcionados para trás.

 Os tucanos não possuem o hábito de migração, tendem a habitar um único local a vida inteira, diferente de muitas outras aves, por isso buscam sempre as copas das árvores e margem de florestas, sendo então arborícolas. 

Desta maneira, a alimentação dos tucanos é constituída majoritariamente pelos frutos, sementes e cascas das árvores onde habitam. Além disso, eles consomem pequenos invertebrados e insetos que se locomovem pelas árvores.  

A Família Dos Tucanos

Os tucanos são classificados cientificamente dentro da Ordem dos Piciformes, na família Ramphastidae.

Essa família é dividida em 5 gêneros principais, sendo eles:

Ramphastos

Ramphastos
Ramphastos

O gênero Ramphastos é caracterizado por tucanos com a coloração corporal majoritariamente preta, com alguns traços coloridos de acordo com a espécie. 

Estão presentes dentro do gênero Ramphastos: o Choco Tucano, O Tucano Toco, o Tucano de Garganta Branca, Tucano de Bico Preto, Tucano de Bico Arco Íris, Tucano de Bico Verde, entre outros. 

Aulacorhynchus

Aulacorhynchus
Aulacorhynchus

As espécies desse gênero são marcadas pelo pequeno tamanho e o bico mais fino se comparado aos demais, eles apresentam diferentes colorações corporais e varia muito de espécie para espécie. 

Estão presentes dentro deste gênero as espécies: Emerald Toucanet, o Tucaninho Verde, o Toucanet Carmesim Rumped, Toucanet Sulco Faturado, entre outros. São animais peculiares e de rara beleza. 

Selenidera

Selenidera
Selenidera

Esse é um gênero muito especial, as aves presentes nele apresentam o corpo todo colorido. São pequenas e podem ser encontradas na Amazônia e Mata Atlantica. 

Estão presente no gênero as seguintes espécies: Toucanet Amarela, Araçari Negro, Gould Toucanet, Selenidera Culik, Reinwardtii Selenidera, Araçari Poca, entre outras.

Andigena

Andigena
Andigena

Os tucanos presentes nessa família habitam sobretudo as montanhas e flores do Peru. Eles gostam de habitar lugares altos, com grande altitude. Sendo assim, buscam as encostas de montanhas para nidificar e viverem. 

Dentro do gênero andigena estão as seguintes espécies: Tucano da Montanha de Peito Cinza, Placa-Faturada Toucan, o Tucano da Montanha com Capuz, Tucano da Montanha de Bico Preto, entre outros. Todos eles habitam locais de altitude elevada. 

Pteroglossus

Pteroglossus
Pteroglossus

As aves do gênero Pteroglossus são conhecidas popularmente como Araçaris. Eles são um pouco menores que os tucanos e apresentam diferentes colorações, além do bico menor. São animais de rara beleza.

Estão presentes desse gênero muitas espécies, algumas delas são: Araçari Verde, Araçari de Bico Riscado, Araçari de Pescoço Vermelho, Araçari de Bico Marfim, entre muitos outros. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *