Home / Animais / Como Acabar com Traças no Teto de Casa?

Como Acabar com Traças no Teto de Casa?

Pragas são uma coisa terrível, de fato. Existem algumas bem difíceis de acabar, como formigas, baratas, e por aí vai. Outra que também pode dar certo trabalho é a de traças, especialmente quando se proliferam no teto de uma casa. Vamos descobrir como combater isso da maneira correta?

Características das traças em geral

Podemos dizer que existem três grupos de insetos que são conhecidos popularmente como traças: a de livros (que come basicamente papel), a de parede (que é aquele conhecido bichinho que fica pendurado na parede, dentro de um casulo, e cuja alimentação em material orgânico), e a de grãos, que comem, entre outras coisas, milho, feijão e cereais em geral.

O que se sabe até o momento, é que esses insetos não são nocivos à nossa saúde, como acontece com as baratas, por exemplo, porém, não deixa de ser um inconveniente e tanto encontrar esses bichinhos nas roupas ou em pacotes de comida.

A boa notícia é que é relativamente simples se ver livre de qualquer tipo de traça, e até de evitar que elas se proliferem em algum canto da casa, até mesmo no teto. Pra isso, vamos dar algumas dicas de como acabar de vez com esse problema.

A limpeza é essencial

Qualquer tipo de sujeita acumulada atrai inúmeras pragas, e com as traças não é diferente. Nesse caso, uma dica importante seria usar o aspirador de pó com frequência em vários cantos da casa (inclusive, no teto). Assim, você elimina não somente as traças em si, como também os seus ovos.

Alguns lugares são essenciais para que você mantenha-os sempre limpos, como armários, gavetas e paredes. Às vezes, um pano limpo com produtos do tipo desinfetantes já ajuda bastante nesse processo de deixar os cantos da casa devidamente livres de qualquer sujeira.

Importante destacar, claro, que a sujeira recolhida do aspirador precisa ser levada para fora de casa, e imediatamente descartada. Somente depois disso é que você pode usar desde produtos químicos, até naturais, como repelentes a esses insetos.

Nessa questão da limpeza, você também não pode se esquecer das roupas, já que muitas traças também se alojam nelas, e depositam seus ovos ali. Para acabar com o “mal pela raiz”, portanto, é preciso achar um jeito de destruir esses ovos, e uma das maneiras de fazer isso é sempre passar as roupas com ferro quente antes de guardá-las. Caso elas precisem ser guardadas por muito tempo, faça a engomação delas.

Produtos naturais como repelentes

Para limpezas domésticas, alguns produtos naturais são bastante usados, e um dos que podem ajudar a acabar de vez com qualquer infestação de traças é o vinagre. Para isso, basta misturar ele com água na mesma proporção, e aplicar em moveis e em outros locais, como o teto, com a ajuda de um borrifador.

Outro produto muito bom nesse sentido é o capim-limão. Nesse caso, pique algumas folhas frescas, colocando-as em saquinhos de organza ou tule. Depois bote esses saquinhos nos armários e gavetas. Isso vai evitar que traças de qualquer tipo se aproximem desses locais, afugentando-as da sua casa.

Traças no Teto
Traças no Teto

Óleo essencial de lavanda é algo que também pode servir bastante para essa finalidade de afastar traças. Basta colocar algumas gotas em um borrifador é colocar a mistura no teto e nas roupas (antes de engomá-las, é bom frisar).

Mais uma forma de espantar as traças é usar serragem de cedro, que além disso, ainda previne o tão indesejado mofo. O procedimento é simples, bastante espalhar alguns sachês com essa serragem pelos armários, e outros locais onde esses insetos podem estar alojados.

Bom destacar que todos esses métodos são rápidos, fáceis e baratos de fazer, sem prejudicar a saúde de quem mora na casa, e tendo resultados garantidos.

Outras maneiras de evitar traças na sua casa

Uma forma simples e eficaz de fazer com que esses insetos não apareçam na sua residência, é deixar a casa o mais arejada que puder. Isso porque as traças adoram lugares que sejam escuros, e, portanto, abrir as janelas com frequência, deixando o ar circular e a luz do sol entrar, afasta qualquer possibilidade de proliferação desses animaizinhos.

Dito isso, e como estamos falando também em acabar com traças de teto, é recomendável também acabar com todo e qualquer excesso de umidade na casa, já que um ambiente assim é bastante convidativo para as traças se instalarem e proliferarem. E é bom destacar ainda que esse tipo de cuidado não evita apenas traças, mas também mofos e auxiliam na conservação dos móveis por bem mais tempo.

Já outras partes onde outros tipos de traças podem se alojar, como roupas, livros e armários, a grande dica é: mantenha esses locais e objetos limpos com frequência. Mantenha a casa sempre limpa, e sem poeira, descartando alimentos que, por ventura, estejam contaminados. Falando neles, é importante guardá-los em potes que sejam bem vedados.

E, a famosa naftalina, posso usar com traças?

Quando se trata de espantar pragas de insetos de qualquer tipo, muitos logo pensam em usar bolinhas de naftalina, seja dentro de armários e guarda-roupas, ou até mesmo no canto de estantes e paredes. E, de fato, esse produto mantém as traças bem longe, porém, o grande problema é que a naftalina é tóxica.

E, detalhe: ela é tóxica tanto para pessoas, quanto para animais. Em alguns casos, elas podem causar dores de cabela, , irritação tanto nos olhos, quanto na pele, e podem até mesmo acarretar lesões no fígado e nos rins.

Naftalina
Naftalina

Ou seja, o produto realmente cumpre a sua finalidade de afastar toda e qualquer infestação que seja, no entanto, sem os devidos cuidados, ele também pode ser fonte de problemas de saúde. Em todo caso, a forma mais seguira de evitar traças no teto de sua casa é mesmo mantê-la sempre limpa e arejada, deixar todos os objetos dela também limpos e livres de poeira, e, se for o caso, usar produtos naturais, como vinagre com citamos anteriormente.

Fazendo isso, você evita não apenas as incômodas traças, mas também a proliferação de outros pequenos animais igualmente indesejáveis, como baratas, mosquitos, etc.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *