Home / Animais / Cobra Caninana Do Papo Amarelo

Cobra Caninana Do Papo Amarelo

O gênero spilotes pertence a família colubridae e é composto de apenas uma espécie.  A spilotes pullatus no Brasil é conhecida popularmente por caninana.

Identificando as Caninanas

Caninana é uma expressão que vem do tupi e significa “que tem a cabeça pequena”, uma característica que de fato define bem essa espécie devido ao minusculo tamanho de seu crânio em relação a espessura do pescoço quando intumescido. São reconhecidas cinco subspécies:spilotes pullatus pullatus,spilotes pullatus anomalepis e spilotes pullatus maculatus, spilotes pullatus mexicanus e spilotes pullatus argusiformis.

Essa cobra vive em ampla área geográfica, envolvendo países da América Central e da América do Sul, podendo ser vista desde regiões mexicanas até regiões paraguaias, e incluindo também
regiões argentinas. Há uma espécie em Trinidad Tobago, a drymarchon corais,  que se confunde muito com uma das espécies spilotes pullatus. É difícil definir se há ambas as espécies na região ou se tudo não passa de resultado da confusão mesmo.

Das cinco espécies de spilotes, três ocorrem no Brasil: spilotes pullatus pullatus, spilotes pullatus anomalepis e spilotes pullatus maculatus. Esse artigo se desenrolará falando de uma delas.

A Caninana do Papo Amarelo

A spilotes pullatus pullatus é vulgarmente conhecida como caninana de papo amarelo ou cobra papa pinto, para citar apenas dois de outros nomes populares dados a ela. É um dos maiores colubrídeos encontrados no continente sul americano, podendo atingir mais de dois metros e meio de comprimento, ou até mais de três metros. Sua coloração é predominantemente negra na cabeça e no dorso, com faixas e manchas amarelas. Já seu ventre é amarelado com manchas pretas. A cabeça é pouco distinta do pescoço, exceto quando o pescoço é inflado. Seus olhos são relativamente grandes, negros e com pupilas redondas. A dentição é áglifa, ou seja, sem presas grandes e afiadas que inoculam veneno. A escama cloacal é inteira ou dividida e as subcaudais são duplas.

A Cabeça da Cobra Caninana Do Papo Amarelo
A Cabeça da Cobra Caninana Do Papo Amarelo

A caninana do papo amarelo possui hábitos diurno, terrestre e arbóreo. Prefere habitat em áreas de floresta e próximo a uma fonte de água. No Brasil, costuma habitar a região da mata atlântica e do cerrado. É um colubrídeo que caça sua presa de forma ativa em abrigos ou ninhos, tanto no chão como em copas de árvores, e em períodos de repouso utiliza apenas o substrato arbóreo. Em relação à presa, sua dieta é bem variada, alimentando-se de ovos, aves, roedores e morcegos, sendo as presas basicamente endotérmicas, diferente da maioria das espécies neotropicais da família colubridae, que geralmente se alimentam de anfíbios anuros e lagartos. A presa é contida por constrição ou pressionada contra um objeto para segurá-lo no lugar, depois é engolida rapidamente, muitas vezes, ainda viva.

Quando se sente ameaçada a caninana infla o pescoço e vibra a cauda e, quando capturada, pode morder.

Caninana Do Papo Amarelo Com oPescoço Inflado
Caninana Do Papo Amarelo Com oPescoço Inflado

De todas as serpentes notropicais,a representante desse gênero é a que se mostra com maior capacidade de expansão do pescoço. Essa capacidade de inflar o pescoço se deve a grande extensão e elasticidade da membrana que liga as extremidades dos anéis traqueais, que quando recebem o ar vindo dos pulmões sob pressão na glote fechada, é distendida, e junto com ela os tecidos periféricos e tegumentos do pescoço resultando no aspecto típico característico da caninana quando se sente ameaçada.

Sucesso e Desinformação

A caninana do papo amarelo, com seu grande porte e coloração viva, com um fascinante contraste de preto e amarelo, é comumente visada e desejada como animal de estimação. A maioria dos répteis que abastecem esse comércio são de duas origens:o tráfico de animais silvestres e de criatórios sem nenhum acompanhamento e conhecimento reprodutivo, visto que é virtualmente  desconhecido o ciclo reprodutivo dessa espécie.

A caninana do papo amarelo é uma serpente que pelo grande porte, beleza e peculiaridades, desperta atenção de muitos admiradores de répteis, possui ampla distribuição geográfica, e ainda assim, não se tem quase nenhuma informação detalhada sobre o processo reprodutivo da espécie. Sabe-se apenas que é uma espécie ovípara com uma postura média de 10 a 15 ovos que normalmente estarão prontos para eclodir nas proximidades da estação chuvosa. O período de incubação dura mais de dois meses e a cópula invariavelmente poderá envolver uma pequena batalha competitiva entre machos.

Tais conhecimentos pormenorizados das estratégias reprodutivas de uma espécie é o passo inicial para o melhoramento genético de uma espécie e também é útil para um controle demográfico, tanto em espécies de baixa densidade populacional que precisam ser preservadas como para um enfoque delimitador para espécies de alta densidade populacional, isso tanto em seu habitat natural como em cativeiros, seja zoológicos, áreas de preservação ou criadouros comerciais.

O Resultado da Desinformação

A caninana do papo amarelo é muito confundida com outras, em especial por causa de sua coloração. As prováveis e mais comuns confusões ocorrem entre a caninana do papo amarelo e as seguintes espécies:

A cobra voadora (Chrysopelea), uma espécie concentrado principalmente no sudeste da Ásia, nas ilhas da Melanésia e na Índia. Essas cobras voadoras são capazes de planejar melhor do que os esquilos voadores e outros animais planadores, apesar da falta de membros ou asas As cinco subespécies conhecidas dessa cobra são chrysopelea ornata, chrysopelea paradisi, chrysopelea pelias, chrysopelea rhodopleuron e chrysopelea taprobanica. Provavelmente confunde-se a cobra papa pinto com a subespécie chrysopelea pelias devido a semelhança na coloração.

Cobra Voadora
Cobra Voadora

A cobra tigre (notechis scutatus), uma espécie nativa da Austrália. Essa espécie se assemelha a caninana do papo amarelo tanto na coloração como no tamanho e desenvoltura corporal. Mas apesar de muitas semelhanças entre as espécies, há uma significativa diferença a considerar. Essa verdadeira cobra tigre possui um veneno neurotóxico muito potente, podendo levar um
ser humano à morte até 30 minutos após a mordida.

Cobra Tigre
Cobra Tigre

A cobra papa ovo (dasypeltis scabra) é uma espécie endêmica da África, e se alimenta exclusivamente de ovos. Tem a boca com uma configuração peculiar capaz de segura o ovo, perfurar, sugar o conteúdo e depois regurgitar a casca da boca. Talvez a confusão aqui com a caninana se resuma apenas a nomenclatura popular.

Cobra Papa Ovo
Cobra Papa Ovo

A serpente índigo de cauda amarela (drymarchon corais) é talvez a maior confusão feita com a caninana. Aqui no Brasil essa espécie drymarchon é chamada surucucu facão mas há de fato muitas discordãncias não esclarecidas nessa confusão. A serpente índigo vive principalmente em Trinidad Tobago mas pode ser vista nas mesmas regiões onde habita a caninana, inclusive aqui  no Brasil. É claro que especialistas são capazes de facilmente diferenciar uma espécie da outra.

Serpente Índigo de Cauda Amarela
Serpente Índigo de Cauda Amarela

Ainda há outras confusões envolvendo a coloração e os nomes populares dados a caninana do papo amarelo, tanto aqui no Brasil como também nos outros países onde a espécie é encontrada. Mas vale mencionar que isso ocorre com quase todas as espécies de cobras existentes no planeta, mesmo as amplamente documentadas. O homem indouto e comum que pode se deparar com as espécies quase nunca é capaz de distinguir. Só mesmo com o estudo, uma observação técnica e minuciosa das características de cada espécie para se conseguir diferenciar uma das outras.

Veja também

Raça de Cavalo Mangalarga: Características, Fotos e História

A raça Mangalarga Marchador foi desenvolvida em 1740 e é descendente de garanhões lusitanos portugueses. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *