Home / Animais / Ciclo de Vida do Poodle: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Poodle: Quantos Anos Eles Vivem?

O ciclo de vida do poodle tem por trás toda a sua história. Diz-se que ancestral é o Barbet, uma raça nativa do norte da África. Ela foi levada pelos árabes à Península Ibérica no meio da Idade Média.

Comenta-se que isso ocorreu na França e na Alemanha, onde foram feitas diferentes cruzamentos para obter espécimes de pêlos densos e impermeáveis. A intenção era recuperar aves de caça caídas na água. De fato, a palavra poodle vem do termo alemão “pudelin”, que significa “espirrar na água”.

As menores variedades dessa raça são as que têm mais longevidade entre as diferentes raças de cães. A expectativa de vida de um poodle é calculada entre 12 e 15 anos para tamanhos menores, mas pode chegar até 20 anos se o tutor o tratar bem desde filhote.

De fato, é o primeiro estágio da vida que determina em que condições o animal envelhece. Quer entender mais sobre isso? Leia tudo até o final.

Definição E Origem Da Raça

O poodle é uma raça de cães que surgiu na França, embora haja dúvidas sobre sua verdadeira origem. Atualmente, existem três países que afirmam que esses cães surgiram lá: Alemanha, França e Rússia. Apesar de todas as teorias que existem a esse respeito, muitos concordam que seu antecessor foi o Barbet Francês.

Origem Francesa

Uma teoria é que o poodle é o descendente direto do Barbet e se originou na França. Barbet era do norte da África e eles passaram pela Península Ibérica até chegarem à França.

É uma raça de cães que foram criados em áreas pantanosas e gostavam de caçar. Suas presas eram patos, cisnes e todos os tipos de pássaros nadadores da região. Eles foram chamados de cães d’água por isso.

Tais animais apresentavam grande resistência à água e demonstravam facilidade e destreza em terrenos pantanosos e lamacentos. Portanto, a palavra poodle vem de canard, cujo significado em francês é “duck“.

A partir do final do século XVI e início do século VXII, eles começaram a ser vistos nos circos. Os pets eram capazes de fazer malabarismos e acabaram sendo um show em todas as apresentações que realizavam.

Eles eram tão inteligentes e tão obedientes que era muito fácil aprender rapidamente suas funções. Eles chamaram tanta atenção que os nobres e a alta burguesia passaram a fazer uso exclusivo deles.

Deslumbrados com sua beleza e inteligência, logo se tornaram membros indiscutíveis dos tribunais franceses. Eles eram perfeitos para posar para obras de arte de pintores famosos da época. Goya foi um deles. Devido à sua grande popularidade, eles se espalharam pela Europa e até pela América do Norte.

Origem Alemã

Outra teoria fala do fato de que o poodle e o Barbet eram, na verdade, o mesmo cachorro. Ou seja, um não é descendente do outro, mas eles eram sim da mesma raça.

Isso se originou na Alemanha durante a Idade Média. Entretanto, vários pesquisadores acreditam que a real nacionalidade é a Dinamarca. Esses povos usavam os cães para cuidar de ovelhas e caçar pássaros. Em uma época, durante sua longa história, exemplares foram cruzadaos com uma cópia da raça Spaniel.

Raça Spaniel
Raça Spaniel

A partir desse cruzamento, surgiu o que hoje conhecemos como o pet tão amado.

Ciclo De Vida Do Poodle: Todos Os Cuidados Para Ele Viver Mais

Como citado acima, o ciclo de vida do poodle não é tão curto quanto tantos imaginam. Esses animais podem viver entre 12 anos até cerca de 15, mas tudo vai depender de como são criados.

Outra coisa a se ressaltar é que essa expectativa de vida se dá para os cães que são de porte menor. Alguns exemplares podem alcançar até os 20 aninhos. Ótima notícia para quem é amante da raça, não?

E para quem deseja que o pet viva mais tempo em seu convívio, vamos apresentar todos os melhores cuidados que se pode ter com ele.

Filhote de Poodle
Filhote de Poodle

Cuidado Com Os Dentes

Um problema que comumente afeta os poodles é a doença periodontal. Existe um conjunto de bactérias que se acumulam nas coroas dentárias, causando inflamação gengival ou gengivite.

Quando esta doença progride, pode destruir a raiz óssea, o que oferece um risco para cães pequenos. Ao enfraquecer mandíbula, quanto menor o cão, maior o volume de seus dentes a serem afetados.

Quando não há higiene bucal adequada de um filhote, há um depósito progressivo de tártaro na superfície dentária. Isso oferece uma textura áspera que facilita a adesão de bactérias. Em alguns casos, se não tratado, o pet pode contrair infecções que irão para a corrente sanguínea, diminuindo o ciclo de vida do poodle.

Uma opção é a escovação, que será eficaz se for feita sistematicamente e se o cão a aceitar. A segunda opção é permitir que o cão mastigue comida. Está provado que morder alimentos secos produz uma escovação passiva. Mas é preciso lembrar que o animal deve ingerir apenas alimentos apropriados.

Alimentação Para Um Bom Ciclo De Vida Do Poodle

Poodle Comendo Ração na Mesa
Poodle Comendo Ração na Mesa

Desde o primeiro dia em que o cão chegar em casa, ele deve ser alimentado em doses de 4 refeições diárias. À medida que crescer, a frequência diminui, até atingir duas porções.

A transição para alimentos sólidos requer muito cuidado. Isso porque o filhote não é capaz de assimilar grandes quantidades de alimentos ou digerir amido.

O alimento ideal para aumentar o ciclo de vida do poodle deve ter um nível de proteína e minerais adequados à sua idade. Assim, o cão criará, por si só, as defesas que recebeu anteriormente do leite materno. Além disso, o tipo de petisco que for dado deve ajudar a reduzir a formação de tártaro nos dentes.

Aos dez meses, o poodle termina seu estágio de crescimento e pode começar a consumir ração de adulto. Obviamente, essa mudança deve ser gradual. O tutor precisa misturar as comidas e ir fazendo a troca gradativa. O estômago do cão é sensível a mudanças e deve se adaptar ao processo de uma nova fórmula.

Uma boa dieta durante a vida adulta, baseada em uma combinação de antioxidantes, permitirá ao poodle preservar as funções cognitivas até a velhice. Assim, ele chegará em boas condições aos 12, 15 ou até 20 anos.

Classificação Do Poodle Por Seu Tamanho

Uma pergunta muito frequente é quantas classes ou tipos dessa raça existem? Afinal, o ciclo de vida do poodle varia conforme essa questão. Existem 4 variantes, dependendo do seu tamanho, não sendo consideradas raças. Dessa forma, podemos saber quanto crescem nossos pequenos.

  • Grande – O poodle de grande porte é possivelmente o original. Nos séculos XVI e XVII, através de outros cruzamentos, as classes menores foram criadas. Os criadores estavam obtendo espécimes cada vez menores até chegarem ao “toy” (raça reconhecida em 1984). A altura máxima que eles podem atingir é de cerca de 62 cm. O normal que costumam medir é de 45 a 60 cm de altura. Pode haver 2 cm de variação acima ou abaixo;
  • Médio – Qual é o poodle médio? Bem, raças médias são todas aquelas cuja altura está entre 35 e 45 cm;
  • Pequeno – Eles também são conhecidos como poodles em miniatura e têm altura entre 28 e 35 cm;
  • Toy – Este tipo de poodle é o mais famoso, popular e amado. Ele é conhecido por “toy” ou “Royal Poodle”. O padrão é o mesmo do médio e do gigante. A única exceção é que a parte de trás da cabeça é menos desenvolvida em filhotes.

Aqueles que, sem sinais de “nanismo”, têm menos de 28 cm de altura são considerados dessa classe. Estes sinais são: crânio abaulado, queixo afundado, focinho curto e abaulamento e olhos grandes. E qual é o menor tamanho dele? É de cerca de 24 cm.

Entendeu agora como é o ciclo de vida do poodle? Sabendo que o tratamento influencia na sua qualidade e tempo de vida, trate logo de lhe dar o que puder de melhor!

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *