Home / Animais / Camelo Armazena Água? Quantos Litros Ele Bebe Por Dia?

Camelo Armazena Água? Quantos Litros Ele Bebe Por Dia?

Quem nunca viu um filme em que camelos aparecessem atravessando um deserto longo e sem fim? Talvez você já tenha se perguntado como os camelos sobrevivem no deserto, dadas as temperaturas extremas, e sem água.

Tipos de Camelo

Antes de olhar para a forma como os camelos conseguem sobreviver no deserto, devemos primeiro lembrar que existem dois tipos de camelos: o camelo árabe ou camelo dromedário e o camelo bactriano, nativos da Ásia.

A principal diferença entre esses dois animais é o número de solavancos ou corcovas, como preferir chamar. O camelo bactriano tem dois solavancos, enquanto o camelo dromedário tem apenas um solavanco. Esta não é sua única diferença, mas podemos dizer que é a principal.

Toda a morfologia dos camelos estão adaptadas para suportar temperaturas extremas. Outra diferença entre esses duas espécies: o dromedário está melhor preparado para sobreviver a temperaturas extremas desérticas, enquanto o camelo bactriano evoluiu para sobreviver aos invernos mais rigorosos, onde as temperaturas são extremamente frias.

Quanto Tempo o Camelo Consegue Ficar sem Beber Água?

Tanto o camelo dromedário quanto o camelo bactriano apresentam dados surpreendentes quando o assunto é consumo de água. Eles realmente são fenomenais ao resistir tanto tempo sem beber uma gota sequer! Quando estão em atividade no inverno, é possível que um camelo consiga ficar por quase dois meses sem consumir água. Já no verão, é até compreensível que esse período de lei seca diminua; ainda assim, eles conseguem passar mais de uma ou até duas semanas sem beber.

Camelo Armazena Água

Vale ressaltar que essa proeza é possível dependendo de vários fatores como, por exemplo, o ritmo e intensidade de atividade que o animal estiver exercendo. O camelo dromedário pode viver duas ou três semanas no deserto, alimentando-se de comidas secas e sem beber uma gota de água. Os camelos são incrivelmente eficientes na quantidade de água que usam por dia, e é por isso que conseguem passar tanto tempo sem beber.

Camelo Armazena Água? Quantos Litros ele Bebe por Dia?

A maneira de se alimentar do camelo é outro segredo de sua sobrevivência no deserto. No que diz respeito a seu consumo de água, um camelo pode, em apenas quinze minutos ou menos, beber cerca de 140 litros de água. Pode beber todo o conteúdo de uma banheira!

Mas ao contrário do que muitos pensam, ele não acumula essa água naquelas suas corcundas, ou corcovas. Um camelo pode sobreviver dias sem água, mas não porque eles estão carregando grandes reservas dentro de seus solavancos. As corcovas acumulam gordura, e isso de acordo com a alimentação do camelo, não ao consumo de água. No que diz respeito a essa corcunda, nada mais é do que um grande monte de gordura que, na verdade, fornece aos camelos a mesma quantidade de energia que três semanas de comida.

Onde reservam tanta água então? Eles são capazes de evitar a desidratação que mataria a maioria dos outros animais, graças em grande parte aos eritrócitos de forma oval (a variedade circular padrão). A constituição sanguínea desses camelos tem no mínimo duas particularidades significativas se comparada a outros mamíferos.

Por exemplo, se o camelo se desidratar, o seu sangue fica menos espesso, o que fará com que circule com mais facilidade. Assim que o camelo se reidratar (bebendo água), o sangue do animal volta à sua densidade normal. Outra característica ou particularidade importante é que o sangue dos camelos é capaz de resistir a temperaturas mínimas, até 6°C ou menos. No deserto de Gobi, as temperaturas podem cair para menos 40 graus Celsius.

Se houver também algumas outras partes do corpo que se destaque na retenção de água, o prêmio vai para os rins e intestinos do camelo. Esses órgãos são tão eficientes que a urina de camelo sai espessa como xarope e suas fezes são tão secas que podem alimentar o fogo.

Resumindo então: o camelo armazena água? Sim, o corpo dele está encharcado de água. Há água em sua carne, em seu sangue, em sua pele e em seus músculos. Quando ele usa essa água, seu corpo fica cada vez mais seco. Quando o corpo de um animal seca, adoece e diz-se que está desidratado. Mas o camelo tem sede e repõe essa deficiência assim que pode. Ele nunca bebe em pequenas quantidades.

A Eficiência do Metabolismo de um Camelo

Embora as corcundas não armazenem água, os camelos ainda são incrivelmente eficientes na quantidade de água que usam por dia, e é por isso que conseguem passar muitos dias sem beber. Isto é em parte devido à forma única das suas células sanguíneas, por exemplo, que são ovais, como já dissemos.

Células sanguíneas em formato oval permitem que os camelos consumam grandes quantidades de água (até 30 galões em uma sessão!), pois as células são mais elásticas e podem mudar de forma mais facilmente. Essa forma também permite que o sangue flua mais facilmente quando a água é escassa, o que é comum em um deserto.

As corcundas de um camelo são incrivelmente importantes para a sobrevivência do animal em um ambiente difícil como um deserto. Sem suas corcundas, um camelo estaria mais propenso a superaquecer e suar, mas ainda são as células sanguíneas de forma oval que ajudam o camelo a reter tanta água, não as saliências.

Outra contribuição está na constituição física do camelo, sua morfologia. Os camelos possuem um pescoço e pernas finas e compridas, o que mantém sua maior massa corporal distante do solo. Isso contribui pra que ele fique distante do calor que emana da terra e também auxilia no resfriamento de seu corpo.

Os pelos do camelo, o seu casaco, é outra parte de seu corpo que ajuda muito a regular sua temperatura. São pelos curtos e bem distribuídos por todo seu corpo, caracterizados de forma tal que armazenam “bolhas de ar”, que desempenha função vital de frescor a pele do camelo. Seu casaco também é útil ao protegê-lo dos raios UV do Sol.

Quando a temperatura ambiente é mais alta que a de seu corpo, não apenas seu casaco não o mantém aquecido, mas até o ajuda a esfriar. Outra característica que permite que o camelo salve sua água é que quase não transpira. A temperatura deve estar acima de 40 graus para o camelo começar a transpirar.

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *