Home / Animais / Borboleta Ponto de Interrogação: Características, Habitat e Fotos

Borboleta Ponto de Interrogação: Características, Habitat e Fotos

A borboleta ponto de interrogação é um lepidóptero da família Nymphalidae, pertencente ao grupo das borboletas diurnas. Seu nome científico é Polygonia interrogationis.

O lugar especial da espécie na cultura humana decorre do fato de que ela usa suas asas não apenas para voar. Suas cores e padrões basicamente formam uma das telas mais impressionantes da natureza.

Evoluindo de um inseto ancestral semelhante a uma mariposa há cerca de 60 milhões de anos, sua pura beleza e seu poder metafórico, faz dela um objeto de admiração e inspiração.

Esse inseto é gracioso e dotado de características bem peculiares. Quer conhece-lo um pouco mais? Continue lendo o artigo.

Características da Borboleta Ponto de Interrogação

Essa borboleta linda tem a cor e a aparência texturizada na parte inferior das asas. Elas se fundem para criar uma camuflagem muito semelhante a uma folha morta.

O inseto adulto tem uma envergadura de 4,5 a 7,6 cm. A marca de prata na parte inferior da asa traseira é dividida em duas partes: uma linha curva e um ponto. São essas marcas que criam uma figura na forma de um ponto de interrogação. Daí o nome comum a essa espécie: borboleta ponto de interrogação.

Polygonia Interrogationis

Ciclo de Vida da Borboleta

Como outras espécies da ordem dos lepidópteros, essa borboleta é um inseto que passa por quatro estágios da vida, como citado acima. A isso dá-se o nome de holometabolis ou metamorfose completa. Esses quatro estágios da vida são:

  • Ovo;
Ovo de Borboleta
  • Lagarta;
Lagarta de Borboleta
  • Crisálida;
Crisálida de Borboleta
  • Adulto / borboleta.
Borboleta Adulto

Os Ovos da Ponto de Interrogação

Depois que o macho permanece sobre a fêmea – em uma árvore ou na grama -ocorre o acasalamento. As fêmeas depositam os ovos sob as folhas de plantas, que normalmente não são as hospedeiras.

Assim, a jovem borboleta ponto de interrogação deve procurar sua fonte de alimento para sobreviver. Pode-se dizer que os ovos dessa espécie de inseto têm cristas verticais características.

As Larvas da Borboleta

As larvas da borboleta ponto de interrogação, como todas as larvas de lepidópteros, amadurecem através de uma série de estágios. Quando o final de cada um desses estágios se aproxima, a larva acaba entrando em um processo chamado apólise.

Na apólise, encontra-se a cutícula. Esta é uma camada externa muito resistente que é feita de uma mistura de proteínas especializadas, bem como de quitina. A cutícula é liberada da epiderme mais macia localizada abaixo dela, sendo que a epiderme começa a formar uma nova cutícula de tempos em tempos.

No final de cada estágio, a larva muda a cutícula antiga, e a nova se expande. Isso acontece antes de endurecer e desenvolver rapidamente o pigmento. Já no último estágio larval, é que os padrões das asas das borboletas dessa espécie se desenvolvem.

A Borboleta Ponto de Interrogação Adulta

Algumas características se destacam das outras. Entre elas estão:

  • Dimorfismo sexual – Não está presente, pois homens e mulheres têm aparência semelhante;
  • Posição das asas abertas – Quando as asas da borboleta ponto de interrogação estão desenroladas, suas bordas se apresentam com um pó fino e branco. Algumas partes se mostram de cor laranja com manchas escuras. A parte superior das asas traseiras é preta durante os meses de verão e laranja durante o inverno;
  • Posição das asas dobradas – As asas dobradas são da cor de folhas secas, com uma pequena curva e pontos prateados. Como dito acima, tais pontos acabam formando uma interrogação, o que dá o nome à espécie;
  • Envergadura média da espécie – A envergadura da borboleta ponto de interrogação fica entre 4 e 6 cm.

Plantas Hospedeiras Larvares da Espécie

As larvas desta linda borboleta se alimentam de uma variedade de plantas hospedeiras, ao contrário de algumas lagartas. As principais espécies listadas são:

  • O olmo americano (Ulmus americanus);
Ulmus Americanus
  • O mirtilo (Celtis);
Celtis
  • O olmo vermelho (Ulmus rubra);
Ulmus Rubra
  • O lúpulo japonês (Humulus japonicus);
Humulus Japonicus
  • As urtigas (Urtica);
Urtica
  • A urtiga falsa (Boehmeria cylindrica).
Boehmeria Cylindrica

As Pupas da Espécie Ponto de Interrogação

As lagartas se reproduzem em uma crisálida depois que as larvas passam pelo último estágio. Ao contrário de muitas mariposas, que fazem brotos para pupar, a maioria das pupas dessa borboleta permanece “nua”. Isso significa que elas não têm a proteção da terra ou um casulo para que não aconteça nada que possa impedir seu desenvolvimento.

Depois de atingir o final de seu último estágio, ela se desprende da pele (muda ou apólise), tornando-se uma pupa carnuda e macia. Esta, para quem observa de perto, se apresenta com muitas partes que já conseguem ser identificadas como da futura borboleta. Tal fato ocorre de a nova pele endurecer.

Quando endurece, a pupa dessa espécie obtém as cores do ambiente, proporcionando uma boa camuflagem. A borboleta ponto de interrogação acaba surgindo após muitos dias ou em cerca de duas semanas, basicamente no horário da manhã ou da tarde.

O que as Borboletas Ponto de Interrogação Comem?

A ponto de interrogação costuma se alimentar de:

  • Estrume;
Estrume
  • Frutas Podres;
Frutas Podres
  • Seiva de árvores;
Seiva de Árvores
  • Carniça de animais.
Carniça de Animal

Tudo isso, e um pouco mais, serve como ótimas fontes de alimento. Somente quando nada disso está disponível, é que a borboleta ponto de interrogação visita as flores em busca de néctar.

Essa atitude alimentar é muito benéfica para a reprodução no final da primavera / inverno / início da primavera. Nessa fase é quando as fontes de néctar podem ser escassas.

Tempos de Voo

Geralmente, essa espécie linda de borboleta voa e põe seus ovos na primavera até o final de maio. Os exemplares adultos, no verão, emergem e voam de maio a setembro, botando ovos que são gestados no inverno. Esses adultos aparecem no final de agosto e passam o inverno em abrigos.

O Habitat Dessa Espécie

Esta espécie é encontrada em florestas caducifólias, abertas, subtropicais e temperadas. Em geral, preferem altitudes entre o nível do mar e cerca de 1000 metros.

Borboleta Ponto de Interrogação em seu Habitat

Um ótimo local para encontrar a borboleta ponto de interrogação é em parques e regiões arborizadas da América do Norte. Se acaso você encontrar por aí um exemplar dessa espécie tão linda e rara, não se esqueça de aproveitar ao máximo momento. Que tal tirar uma foto? Pode ser que você nunca mais a veja na vida.

Veja também

Animais que Começam com a Letra F: Nomes e Características

A fauna animal é diversa de A a Z. A numerosa quantidade de espécies, filos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *