Home / Animais / Baleia Comum: Características, Peso, Tamanho, Hábitos e Fotos

Baleia Comum: Características, Peso, Tamanho, Hábitos e Fotos

As baleias são mamíferos marinhos de sangue quente, respiração aérea e produzem leite para alimentar seus filhotes. Baleias, botos e golfinhos são conhecidos pelos cientistas como cetáceos. Existem 83 espécies de cetáceos, incluindo 65 espécies de baleias.

Baleia Comum: Características

Variedades

Existem duas categorias de baleias: baleias de barbatanas e baleias dentadas. As baleias de barbatanas possuem tipo um filtro que permitem que se alimentem de krill, peixe e plâncton.Baleias dentadas incluem cachalotes, narval, belugas, baleias-piloto, baleias assassinas, baleias bottlenose, golfinhos e botos.  Baleias de barbatanas evoluíram de baleia dentada. Esses pontos são demonstrados por fetos de baleias que crescem dentes no útero, mas os reabsorvem antes do nascimento.

Baleias jubarte, minke, fin, sei e blue são algumas vezes chamadas de roquals. Diferentemente das baleias-francas, elas têm uma pequena barbatana dorsal e longos sulcos semelhantes a sulcos na garganta e no seio, que se expandem quando a baleia tem um bocado de comida e água. As pregas permitem que as baleias recebam mais alimentos e cresçam para tamanhos gigantescos.

Habitat Peso e Tamanho

Eles são os maiores animais que já viveram, até maiores que os maiores dinossauros. Baleias são capazes de atingir seu tamanho enorme, algumas espécies podem atingir mais de 25 metros de comprimento, porque a água suporta seu peso, de até cerca de 140 ton, verificado em algumas gigantescas. Fora d’água, o enorme peso de uma baleia colapsa os pulmões da baleia e ela sufoca. O habitat aquático da baleia é a principal razão pela qual eles conseguiram se tornar maiores do que os dinossauros terrestres que precisavam sustentar seus corpos para combater a gravidade.

Baleia em seu Habitat

A gordura de baleia também ajuda a manter as baleias flutuando. Muitas vezes, as famintas soltam tanta gordura que não conseguem mais permanecer à tona e precisam se esforçar muito para emergir e respirar. Alguns talvez morram porque estão exaustos demais para a superfície. O imenso tamanho das baleias facilita a manutenção de sua temperatura corporal, porque quanto maior a proporção, menor a proporção entre volume e área de superfície.

Evolução

As baleias têm características esqueléticas semelhantes aos mamíferos terrestres. Suas nadadeiras têm uma estrutura esquelética semelhante ao braço, mão e dedos do homem. Seus membros posteriores desapareceram, mas a pelve permanece. O flipper frontal são remanescentes de membros anteriores que datam dos dias em que os ancestrais das baleias se moviam em terra. Os membros posteriores desapareceram completamente, exceto por pequenos ossos relíquia encontrados nas profundezas dos flancos.

Suas adaptações para a vida aquática incluem uma forma aerodinâmica, pele quase sem pêlos e uma camada isolante de gordura  leitosa e branca sob a pele de uma baleia, que pode ser tão espessa quanto 70 cm. e freqüentemente produz mais da metade do peso total da baleia em algumas espécies do Ártico. Ajuda uma baleia a armazenar energia e fornece alimento quando não há muito o que comer. Os membros anteriores das baleias são modificados em nadadeiras e as patas traseiras são reduzidas a vestígios internos.

Baleia Comum: Características

A maioria das baleias tem uma pequena barbatana dorsal, duas nadadeiras atrás da cabeça, uma de cada lado e uma cauda semelhante a uma barbatana, chamada de barbatana, que é horizontal em oposição à vertical como a cauda do peixe. As baleias movem-se com poderosos movimentos para cima e para baixo e diagonal de seu corpo e fluke, em oposição ao movimento lado a lado dos peixes

A cabeça é muito grande, com boca larga e sem pescoço externo. Seus cérebros são de longe o maior de qualquer animal. Mesmo assim, suas gargantas são tão estreitas que até peixes de tamanho médio não cabem. Isso ocorre porque a maioria de seus alimentos é plâncton ou crustáceos menores que os camarões.

A maioria dos fetos de baleia tem pelos na cabeça, mas perdem no momento em que nascem. Algumas espécies de baleias têm pequenos tufos de pelos ao redor de seus lábios. Outros têm alguns perto de seus buracos ou em solavancos na cabeça.

O sexo das baleias, muitas vezes difícil de determinar, é pela observação das fendas genitais. As baleias são simplificadas como peixes. Eles não têm órgãos genitais externos e todos os seus órgãos sensoriais estão embutidos em fendas para que o corpo deslise pela água com menos atrito e arrasto. As baleias mais rápidas podem nadar a cerca de 40 km/h.

A forma do bico é característica de cada tipo de grande baleia. As baleias têm olhos pequenos, projetados para suportar grandes pressões, e a maioria das espécies tem boa visão. Sua audição também é excelente. Muitos cetáceos têm cérebros altamente complicados, maiores do que os humanos, e acredita-se que as baleias sejam extremamente inteligentes.

Baleia Comum: Hábitos

A maioria das grandes baleias viajam em pequenos grupos, mas algumas, como a baleia comum, nadam sozinhas ou em pares; pequenos cetáceos formam grupos de vários milhares de indivíduos. A maioria das grandes baleias é encontrada em mar aberto, onde migram milhares de quilômetros entre as áreas de alimentação e reprodução.

As baleias têm uma ou duas aberturas nas narinas, chamadas de espiráculos, localizadas bem no alto da cabeça; as válvulas das narinas se fecham e os pulmões se comprimem quando a baleia mergulha. A maioria das baleias deve aflorar a cada 3 a 20 minutos para respirar, mas algumas, podem ficar submersas por mais de uma hora. A borbulhagem ocorre quando a baleia aflora e limpa a água do seu esguicho junto com qualquer umidade presa em suas passagens de ar.

Ciclo de Vida

As fêmeas da maioria das espécies dão à luz um filhote a cada dois ou três anos. Os períodos de gestação variam de 9,5 a 17 meses. O filhote recém-nascido é empurrado para a superfície pela mãe ou por outro adulto. O filhote é capaz de nadar quase imediatamente e é amamentado por 6 a 12 meses.

Acredita-se que algumas baleias grandes viveram quase 100 anos ou mais em estado selvagem. Em maio de 2007, os esquimós do Alasca capturaram uma baleia-de-veado de 50 toneladas e fizeram uma descoberta interessante: um obstáculo profundo na gordura animal era um ponto de arpão feito em New Bedford, Massachusetts, na década de 1880. Parece que o arpão foi disparado em algum momento, tornando a idade da baleia pelo menos de 130 anos.

Veja também

Besouro Violino na Mão de uma Pessoa

Besouro Violino: Características, Nome Científico e Fotos

Os besouros são insetos muito conhecidos pelas pessoas, já que estão presentes em diversos jardins …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *