Home / Animais / Aruanã – Peixe Ornamental: Quais São os Tipos Ornamentais?

Aruanã – Peixe Ornamental: Quais São os Tipos Ornamentais?

O Aruanã de Prata é conhecido por muitos nomes alternativos, às vezes dificultando a identificação. Cientificamente, é mais freqüentemente chamado Osteoglossum bicirrhosum , mas também se pode ouvir referência a O. vandelli , ou Ischnosoma bicirrhosum . Entre o grupo conhecido como peixes da faixa, o Aruanã de Prata é considerado um verdadeiro peixe ósseo.

Vem da família pré-histórica Ostoglossidae e podemos encontrar na América do Sul, Ásia, Austrália e África, embora obviamente semelhantes entre si tenham características diferentes. Os mais conhecidos e utilizados no aquário são o aruanã prateado e o preto (Osteoglossum bicirrhosum e Osteoglossum ferreirai) e o peixe dragão aruanã asiático (Scleropages formosu), estes são considerados os tipos ornamentais.

Aruanã – Peixe Ornamental

O Aruanã pode atingir uma envergadura de 47 polegadas na natureza, e muitas vezes é demais para todos os criadores de peixes ornamentais, exceto os avançados aquaristas de água doce. Ele pode sobreviver a curtos períodos fora da água respirando ar, utilizando a bexiga natatória.

O Aruanã Prateado prefere um tanque de 80 litros com fundo de cascalho fino, água pouco plantada e macia e turfa, com muito espaço aberto acima para nadar. O aquário deve estar equipado com uma cobertura apertada e pesada, porque o Aruanã salta, principalmente após a presa.

Aruanã Ornamental

Após a reprodução, o macho Aruanã Prateado é responsável por carregar os ovos grandes na boca, onde eles amadurecem em 50 a 60 dias. Quando jovens, esses peixes são facilmente perseguidos por espécies mais agressivas, como os ciclídeos. O peixe-faca, Plecostomus grande, peixe-gato e bicados ornamentais são bons companheiros de tanque para o Aruanã de Prata.

Características do Aruanã

Aruanã é um peixe que atinge dimensões imponentes, de 60 cm a 1 metro e 6 kg de peso, em alguns estados, para certas raças, até precise de microchip sob a pele. Possui corpo alongado e cônico, coberto com escamas muito grandes, as barbatanas dorsal e anal costumam se fundir à barbatana caudal, possui 2 farpas no final da mandíbula, com as quais sente as vibrações na superfície, onde gosta para ficar e predar. Peixe muito impetuoso, mas inteligente e lhe dará muita satisfação. Os adultos são cinza-prata, enquanto no aruanã asiático existem várias cores: ouro (Malásia), cauda vermelho-ouro e vermelho (Indonésia ), verde (Vietnã, Birmânia, Tailândia, Malásia).

Bicirrhosum Osteoglossum são caracterizados por arranjos notáveis escala em que as escamas são grandes, malte, ósseo e ornamentada de uma forma que os raios de formar um padrão claro. As escamas são prateadas e mudam para vermelhos, azuis e verdes conforme o peixe envelhece. Eles também são conhecidos por sua língua óssea, após o que é nomeado. Bicirrhosum Osteoglossum são comprimidos lateralmente com uma enorme boca oblíqua.

Está equipado com uma boca grande e uma língua composta de ossos e dentes, que serve como arma para morder e engolir grandes presas, daí o nome Ostoglossidae, também tem a possibilidade de usar a bexiga natatória como órgão acessório respiratório.Outra coisa muito importante a ser levada em consideração se você decidir comprar uma aruanã é viver mais, até 20 anos. Existe dimorfismo sexual entre peixes machos e fêmeas, postura e fertilização é externa, são incubadoras orais masculinas e os alevinos após cerca de 60 dias, quando emitidos, têm tamanho de 5/6 cm. Observe que criar no aquário é muito difícil ou quase impossível.

Comportamento do Aruanã

Eles são entre eles muito agressivos e territoriais, os únicos que pescam são os que não trocam por comida, então grandes limpadores de bagres, grandes ciclídeos como o Oscar ou arraias de água doce, obviamente em aquários muito grandes. O tanque terá que ser desenvolvido no comprimento e de 700 a 1000 litros devido ao seu tamanho, a atenção está saltando pela natureza; portanto, use piscinas cobertas e livre de móveis em excesso, obviamente não é um peixe adequado para os amantes de paisagens aquáticas e detalhes estéticos no aquário. Requer um ótimo sistema de filtragem.

Osteoglossum bicirrhosum tem um comportamento predatório único. Eles ficam perto da costa e esperam a presa nadar. Eles geralmente se mantêm laterais com uma árvore caída, para se esconder. Em seguida, eles atacam suas presas, o que geralmente envolve pular fora da água, para capturar insetos grandes, outros peixes ou pequenos pássaros em galhos baixos. Esse comportamento rendeu ao peixe o apelido de “macaco d’água”.

Dieta

Eles são peixes carnívoros em estado selvagem comem alimentos vivos, como pequenos peixes, insetos e pequenos pássaros, encontrados acima dos pelos da água que saltam, nós fornecemos para fritar alimentos secos e larvas de mosquitos e depois pequenos pedaços de peixe congelado, lula, camarão, grilos, mariposas e sapos.

Osteoglossum bicirrhosum não são comedores picky. Em um estudo do conteúdo do estômago, a maioria dos itens alimentares incluiu insetos e aranhas, a maioria dos quais eram besouros. Também foram encontrados no estômago caranguejos, caracóis, peixes, pássaros, cobras, fezes de macacos e material vegetal. Pensa-se que as cobras e fezes de macacos foram consumidas durante uma inundação. O material vegetal provavelmente foi resultado do comportamento predatório dos peixes.

Habitat

Osteoglossum bicirrhosum são nativas do sistema de drenagem Amazon, os sistemas Rupununi e Essequibo das Guianas Orinoco ocidental. Quando encontrado em outros locais, é por causa da introdução pelo homem. Por exemplo, eles foram introduzidos em áreas isoladas da Califórnia e Nevada. Pensa-se também que os peixes não se distribuíram mais rio acima porque não conseguem atravessar corredeiras com sucesso.

Aruanã em seu Habitat

Bicirrhosum Osteoglossum habitam em ambas as várzeas de águas brancas e pretas da Amazônia, conforme documentado em um estudo recente das comunidades de peixes. Nos dois tipos de água, eles eram mais abundantes nas áreas inundadas/pântanos. Osteoglossum bicirrhosum são normalmente encontrados na rasa dessas águas por causa de seu comportamento predatório.

Reprodução

Osteoglossum bicirrhosum desova no início das inundações, dezembro e janeiro. As fêmeas produzem um número bastante pequeno de ovos grandes. Os machos carregam os ovos, larvas e juvenis precoces na boca até que o saco vitelino seja absorvido, ou seja, cerca de 2 meses.

Ecologia

Osteoglossum bicirrhosum são de grande valor econômico para o pescador local. Esses peixes fornecem a maior fonte de proteína em comparação com outros peixes da Amazônia. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura, eles são considerados os mais digeríveis e os menos propensos a causar doenças. Osteoglossum bicirrhosum também são de grande valor no negócio do aquário, como observou a venda deles em muitos sites da internet comercial.

Osteoglossum Bicirrhosum

Bicirrhosum Osteoglossum é pensado pelos Caboclo povo da Amazônia para ser muito benéfico para as mulheres depois de terem dado à luz recentemente. De fato, elas são uma das poucas coisas que as mulheres podem comer durante esse ponto vulnerável da vida.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *