Home / Animais / Aranha De Telhado É Venenosa? Características E Nome Científico

Aranha De Telhado É Venenosa? Características E Nome Científico

É comum e totalmente normal encontrarmos aranhas em nossas casas, especialmente em cantos de paredes, quintais e telhados. Isso porque são locais ótimos para elas se esconderem longe de nós seres humanos e que seja um ambiente com condições perfeitas para sua sobrevivência. Uma das aranhas que é mais comum em telhados, é como o próprio nome já faz referência, a aranha de telhado. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje. Traremos algumas de suas características gerais, seu nome científico e responderemos se ela é uma aranha venenosa ou não. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Da Aranha De Telhado

Quem mora em locais que não há forro, é bem acostumado a ver aranhas andando pelo telhado. Assim como também se você olhar por dentro ou fora de sua casa. Existe uma espécie de aranha que recebe o nome de aranha de telhado por causa dessa característica. Seu nome na verdade é Nephilengys cruentata, também chamada de aranha gigante e maria bola, e é muito comum aqui no Brasil em várias regiões. O nome científico dessa espécie vem do latim, sendo cruentus significando “sangrenta”. Provavelmente fazendo uma referência à fêmea.

De acordo com a IUCN, uma instituição que monta listas com os animais e seu estado de conservação, a aranha de telhado está em estado pouco preocupante. Isso se torna evidente a partir do momento em que nós encontramos essa aranha em grande quantidade e frequência nas casas e quintais. O fato disso ter acontecido principalmente se deve a grande quantidade de alimentos disponíveis e por ela não ter nenhum predador natural. Em vários casos de aranhas, a lagartixa é seu maior predador, mas no caso da aranha de telhado, acontece que a lagartixa que é a presa da aranha. Para se alimentar desses animais maiores, ela dissolve a presa, comendo tudo, inclusive os ossos, não deixando nada para trás. Enquanto vai comendo, ela defeca, para conseguir se alimentar completamente do animal.

De origem africana, chegou na América há um tempo, mais ou menos no final do século 19, e pelo clima semelhante, se instalou com facilidade por aqui. Por causa de sua frequência em nossas casas, muitas pessoas acham que a aranha só traz malefícios para nós. Entretanto, assim como qualquer espécie de aranha, elas são ótimas para controlar e manter o equilíbrio na quantidade de insetos. Costumam viver solitárias, principalmente pelo fato de serem territorialistas, expulsando uma a outra quando se aproximam de suas teias.

As fêmeas são maiores que os machos, podendo ser confundidos até com o filhote da fêmea. A fêmea pode chegar a ter 24 milímetros de comprimento, enquanto que os machos costumam ficar em torno de 5 milímetros. Sua coloração varia entre um vermelho escuro e o castanho. A teia dessa aranha tem duas divisões, a primeira é a teia em casulo, que é para o abrigo daquela aranha e de seus filhotes também. A segunda é uma teia maior, e a mais perceptível para nós, que é a que é utilizada para capturar os insetos, uma armadilha. É comum encontra-las perto de lâmpadas, pois gostam bastante de calor.

Aranha de Telhado Andando na Teia
Aranha de Telhado Andando na Teia

Uma curiosidade muito interessante sobre a aranha de telhado, é que ela possui uma capacidade de memorizar informações, e assim melhorar seus instintos básicos, como a construção de sua teia. É por esse motivo que conseguem se alimentar mais facilmente de presas maiores. O liquido que essa aranha solta para dissolver sua presa é diferente de sua peçonha. Na verdade, esse liquido é um fluído digestivo extremamente cheio de enzimas.

Classificação E Nome Científico Da Aranha De Telhado

A classificação científica é uma forma que os cientistas encontraram para definir e organizar os seres vivos semelhantes desde categorias mais abrangentes, até as mais específicas. O nome científico é um dos mais específicos para designar esse ser, sendo o primeiro nome representando o gênero e o segundo a espécie em si. Veja a seguir a classificação da aranha de telhado:

  • Domínio: Eukaryota (eucariontes);
  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Arthropoda (artrópodes);
  • Classe: Arachnida (aracnídeos);
  • Ordem: Araneae;
  • Família: Araneidae;
  • Gênero: Nephilingis;
  • Espécie, nome científico, nome binominal: Nephilingis cruentata.

A Aranha De Telhado É Venenosa?

É normal pensarmos que qualquer aranha seja perigosa para nós, afinal, criamos esse certo receio desse animal e o que ele pode causar. A realidade é que são poucas as espécies de aranhas que realmente apresentam perigo para nós humanos. E a aranha do telhado não é uma dessas. Mesmo sendo extremamente comum aqui no Brasil, ela é uma aranha tranquila e nada dela. Sua peçonha só afeta insetos e alguns animais pequenos. No nosso corpo, sua picada pode causar uma leve vermelhidão e incômodo. O correto é lavar em água corrente por um tempo.

Caso você não tenha certeza que uma aranha de telhado realmente te picou, o ideal é ir ao médico e levar a aranha que te picou para que haja o identificamento, e uma confirmação se é venenosa ou não. Nos animais menores, como os insetos, esse veneno também não chega a matar, pois é bem mais fraco. Ele só causa a paralisia, e assim elas conseguem usar de seu fluído digestivo para dissolve-los e assim se alimentar.

Aranha de Telhado Comendo uma Lagartixa
Aranha de Telhado Comendo uma Lagartixa

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a aranha de telhado, seu nome científico e características gerais, e que tenha respondido sua pergunta se é venenosa ou não. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *