Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra X: Nome E Características

Animais Que Começam Com a Letra X: Nome E Características

Há animais suficientes no mundo para terem os mais variados nomes, inclusive, com todas as letras possíveis. A seguir, vamos mostrar alguns animais que começam com a letra “x”.

Xexéu (Nome De Uma Ave)

O xexéu é uma ave de nome científico Cacicus cela, e que é bastante conhecida nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Além desse nome popular, esse pássaro também é conhecido pelos apelidos de japiim, japiim-xexéu, japim, japuíra, joão-conguinho e xexéu-de-bananeira.

Em termos físico, pode medir entre 22 e 29,5 cm de comprimento, pesando entre 60 e 98 g. Os machos são maiores do que as fêmeas, apresentando, portanto, dimorfismo sexual.

Alimenta-se de frutos e sementes, sendo uma ave bastante comum em bordas de florestas, especialmente, em árvores, além de também ser encontrada em campos, cerrados e florestas de galeria.

Xaréu ( Nome De Um Peixe)

Xaréu
Xaréu

De nome científico Caranx hippos, esse peixe, quando adulto, pode medir 1,5 m de comprimento e pesar cerca de 25 kg. Vive nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de ser encontrado também no Pacífico Oriental e Atlântico Ocidental, entre o Canadá e a Argentina mais ou menos.

Trata-se de um exemplar bastante conhecido entre os praticantes de pesca esportiva e comercial. É uma espécie tipicamente oceânica e que tolera bem grandes variações de salinidade nas águas onde vive.

Xarelete ou Xerelete (Nome De Um Peixe)

Possuindo o nome científico de Caranx crysos, esse peixe também é conhecido por solteira, taquara, cavaco[1], carapau, chicharro-pintado, graçainha, guaraçu, guaraçuma, guarajuba e guaricema.

Tem apenas 40 cm de comprimento, e habita, principalmente, as águas do Atlântico Ocidental e do Pacífico, tendo como característica escamas de cores um pouco variadas, com um dorso verde=-azulado, um opérculo manchado e um ventre esbranquiçado.

Xuê-Açu Ou Xuê-Guaçu (Nome De Um Sapo)

Xuê-Açu
Xuê-Açu

De nome científico Rhinella marina, esse é o famoso sapo-cururu, ou simplesmente, sapo-boi. Trata-se de um anfíbio cuja origem é odas Américas Central e do Sul. Exemplares adultos podem chegar a 15 cm de comprimento.

Também possui glândulas de veneno (tanto os adultos, quanto os girinos), podendo ser altamente tóxicos se ingeridos. Em m´pedia, vive até 15 anos na natureza.

Xajá Ou Xaiá (nome de ave)

Xajá
Xajá

Essa ave, de nome científico Chauna torquata, também tem outros nomes populares, que são anhuma-do-pantanal, anhumapoca, anhupoca, chajá, inhumapoca, taã, tachã-do-sul, tahã e também tajã.

Esses animais medem cerca de 80 cm de comprimento. Possuem pernas vermelhas e plumagens pardo-acinzentadas. O pescoço tem uma espécie de gola preta com  uma listra branca, e suas asas são negras, com uma área branca bem visível quando essa ave está em pleno voo.

É uma exemplar tipicamente brasileiro, sendo encontrado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, e em toda a região Sul.

Xaru (Nome De Bagre)

Xaru
Xaru

De nome científico Pseudopimelodus charus, essa espécie de bagre é a única representante do gênero Pseudopimelodus, sendo que seu habitat é única e exclusivamente os rios e lagos da Mata Atlântica, mais especificamente no Rio São Francisco e em algumas localidades do Rio de Janeiro.

Em se tratando da aparência, possuem uma cabeça arredondada e larga, com um corpo volumoso e comprimido na parte de trás.

Xero (Nome De Mamífero)

Xero
Xero

Este daqui é um esquilo, que também é chamado de terrícola africano. Mesmo vivendo em regiões muito quentes, consegue sobreviver nesses lugares se escondendo na maior parte de tempo em tocas, cuja temperatura é mais amena, saindo apenas à noite para comer.

Alimentam-se basicamente de plantas, sementes, ovos e insetos dos mais variados tipos. Possui cerca de 25 cm de comprimento, mais 20 cm de cauda.

Ximango (Nome De Ave De Rapina)

Ximango
Ximango

De nome científico Milvago chimango, esse pássaro é encontrado em alguns países da América do Sul: no sul do Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Reside em habitats onde tenham plantas rasteiras, além de árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d’água.

Pode medir até 43 cm de comprimento e a pesar cerca de 300 g. A fêmea é um pouco maior que o macho, e quando adultas, essas aves possuem uma plumagem predominantemente marrom.

Ximburé (Nome De Peixe)

Ximburé
Ximburé

Peixe cujo nome científico é Schizodon Borelli, o ximburé é pertencente à família do Anostomidae, animais que são encontrados em habitats exclusivos de água doce.

Pelo seu tamanho bem diminuto, essa espécie é comumente pescada com a finalidade de servir de isca para peixes bem maiores do que ela.

Xuri (nome de Ave)

Aqui temos a tão conhecida ema, que além de xuri, também é conhecida pelos nomes de nandu, nhandu e guaripé. De nome científico Rhea americana, esse animal se restringe a ter a América do Sul como seu habitat natural.

Xuri
Xuri

Mesmo possuindo grandes asas, esse animal não voa, usando esses membros unicamente para poderem se equilibrar ou mesmo mudar de direção enquanto estão correndo (sua grande especialidade).

Trata-se da mais ave brasileira conhecida.

Alguns Nomes Científicos De Animais Que Começam Com a Letra “X”

Xanthopsar Flavus

Xanthopsar Flavus
Xanthopsar Flavus

Este é o nome científico de [uma ave cuja designação popular é veste-amarela ou pássaro-preto-de-veste-amarela. Tem sua distribuição geográfica nas seguintes localidades: Uruguai, no Nordeste da Argentina, no Sudeste do Paraguai e também no Sul do Brasil.

Aqui em nosso país pode ser encontrada nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Habita, principalmente, campos e savanas.

Xema Sabini

Xema Sabini
Xema Sabini

Essa é a chamada gaivota-de-sabine, e tem como uma das suas principais peculiaridades viver nas regiões árticas do planeta, como Sibéria, Canadá e Alasca. Mas, geralmente, passa o inverno nos mares do sul, mais precisamente ao largo da região da África austral.

Pode também ser encontrada na costa portuguesa em período de migração.

Xenodon Severus

Xenodon Severus
Xenodon Severus

Essa daqui é uma espécie de serpente que vive na América do Sul, e que pertence à família Colubridae. Aqui no Brasil, pode ser encontrada no Amazonas, no Pará e no Acre.

É uma cobra venenosa, mas cuja peçonha não é tão fatal para as pessoas quanto a de outras serpentes, como a jararaca, a cascavel e a coral verdadeira.

Xenohyla Eugenioi

Xenohyla Eugenioi
Xenohyla Eugenioi

Espécie de anfíbio que é endêmica no Brasil, podendo ser encontrado em municípios da Bahia e de Minas Gerais. Seus habitats preferidos são florestas secas, matagais, pântanos e áreas rochosas.

Está ameaçado de extinção devido à perda desses mesmos habitats.

Veja também

Dogo Argentino Características

Quanto um Dogo Argentino Come Por Dia? Quantas Vezes?

Um cão deste tamanho (com tanta energia) obviamente precisa de uma quantidade decente de comida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *