Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra K: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra K: Nome e Características

Existem pouquíssimos  animais que começam com a letra k em português. Isso se deve ao fato da letra k ser atípica, não sendo comum na língua portuguesa. Somente de uns tempos para cá é que ela integra o alfabeto, sendo usada apenas nos casos especiais.

Saber os nomes dos animais que tenham as mais diversas letras contribui para uma expansão, bem como diversificação vocabular. É também uma forma de conhecimento extremamente útil em se tratando da realização dos jogos com palavras, tal como adedanha.

Neste artigo, listamos alguns nomes dos animais com essa inicial. Se divirta aprendendo um pouco sobre eles também. Confira!

Lista De Animais Que Começam Com A Letra K

Krill (invertebrado)

Krill
Krill

O krill é um crustáceo que possui um exoesqueleto quitinoso. A casca externa é transparente na maioria das espécies. Esse invertebrado apresenta intrincados olhos compostos. Algumas espécies se adaptam a diferentes condições de iluminação através do uso de pigmentos.

Muitos krills são alimentadores de filtro. Seus toracópodes formam pentes muito finos com os quais podem filtrar seus alimentos da água. Esses filtros são realmente ótimos.

Esses animais que começam com a letra k se alimentam principalmente de fitoplânctons. Diz-se isso em particular as diatomáceas, que são algas unicelulares.

O krill é principalmente onívoro, embora algumas espécies sejam carnívoras, predando pequenos zooplânctons e larvas de peixes.

Kiwi (ave)

Kiwi
Kiwi

Kiwis são aves que não voam, nativas da região de Nova Zelândia. Pertencem ao gênero Apteryx e à família Apterygidae. Aproximadamente do tamanho de uma galinha doméstica, o kiwi é de longe a menor ratita viva, que também consiste em avestruzes e emas.

Existem cinco espécies de kiwi reconhecidas, quatro das quais estão atualmente listadas como vulneráveis. Uma delas está quase ameaçada.

Todas as espécies foram negativamente afetadas pelo desmatamento histórico. Entretanto,  atualmente, as grandes áreas restantes de seu habitat florestal estão bem protegidas em reservas e parques nacionais. No momento, a maior ameaça à sua sobrevivência é a predação por invasores.

O ovo do kiwi é um dos maiores em proporção ao tamanho do corpo (até 20% do peso da fêmea) de todas as espécies de aves do mundo. Outras adaptações únicas do kiwi, como pernas curtas e fortes, e o uso das narinas no final do bico longo para detectar presas antes que a vejam, ajudaram o pássaro a se tornar conhecido internacionalmente.

Kinguio (peixe)

Kinguio
Kinguio

O kinguio é um peixe de água doce, pertencente à família Cyprinidae. É um dos peixes de aquário mais comumente mantidos. Um membro relativamente pequeno da família das carpas, o kinguio é nativo do leste da Ásia.

Foi criado seletivamente pela primeira vez na China antiga, há mais de 1.000 anos. Várias raças distintas foram desenvolvidas desde então. Esses peixes variam muito em tamanho, forma do corpo e coloração da barbatana.

Kakapo (ave)

O kakapo é um dos animais que começam com a letra k. Essa é uma espécie de ave grande. Possui plumagem verde-amarela finamente manchada, um grande bico cinza, pernas curtas, pés grandes, asas e cauda relativamente curtas.

Uma combinação de características o torna único entre sua espécie. É a única espécie de papagaio que não voa no mundo, além de ser o papagaio mais pesado, noturno, herbívoro, visivelmente sexualmente dimórfico no tamanho do corpo.

Kakapo
Kakapo

Ele tem uma baixa taxa metabólica basal e nenhum cuidado parental masculino. Sua anatomia tipifica a tendência da evolução das aves nas ilhas oceânicas, com poucos predadores e comida abundante. Este é um físico geralmente robusto às custas das habilidades de voo, resultando em músculos das asas reduzidos e quilha diminuída no esterno.

Como muitas outras espécies de aves vindas da região de Nova Zelândia, o kakapo era historicamente importante para os Maori, o povo indígena da região. Esses animais que começam com a letra k aparecem em muitas de suas lendas e folclore tradicionais.

No entanto, também foi muito caçado e usado como recurso pelos Maori, tanto por sua carne como fonte de alimento quanto por suas penas. Estas eram usadas para fazer roupas altamente valorizadas. Os kakapos também eram ocasionalmente mantidos como animais de estimação.

Kookaburra (ave)

Kookaburra
Kookaburra

Kookaburras são aves terrestres do género Dacelo, nativas da Austrália e Nova Guiné. Crescem entre 28 a 42 cmde comprimento e pesam cerca de 300 gramas.

A chamada alta e distintiva do risonho kookaburra é amplamente usada como efeito sonoro. Faz-se isso em situações que envolvem um cenário de mata australiana ou floresta tropical, especialmente em filmes mais antigos.

Esses animais que começam com a letra k são encontrados em habitats que variam de floresta úmida a savana árida. Também podem ser vistos em áreas suburbanas com árvores altas ou perto de água corrente.

Kea (ave)

Kea
Kea

A kea é um tipo de papagaio grande, pertencente à família Nestoridae. Ela é encontrada nas regiões florestadas e alpinas na ilha sulista dentro do país Nova Zelândia.

Tem aproximadamente 48 cm de comprimento, sendo principalmente verde-oliva, com uma tonalidade laranja reluzente debaixo das asas. Seu bico superior é grande, curvo, estreito e marrom acinzentado.

O kea é a única espécie de papagaio alpino existente em todo o mundo. Sua dieta é onívora e inclui carniça. Entretanto,  consiste especialmente de:

  • Raízes;
  • Folhas;
  • Frutos;
  • Néctar;
  • Insetos.

Agora ele é incomum, pois o kea foi morto como recompensa devido às preocupações dos humanos. Os criadores de ovinos não estavam gostando desse animal atacar o gado, em especial, as ovelhas.  Em 1986, recebeu a proteção total dentro da Lei da Vida Selvagem.

O kea nidifica nas tocas e fendas entre raízes de árvores. Eles são conhecidos pela curiosidade e inteligência, ambos vitais e essenciais para uma sobrevivência nos ambientes hostis das montanhas.

Esses animais com a letra k podem resolver quebra-cabeças lógicos, tais como puxar e empurrar as coisas em certa ordem até chegar à comida. Ele também trabalhará em conjunto para alcançar um determinado objetivo.  Eles foram filmados preparando e usando ferramentas.

Kowari (mamífero)

Kowari
Kowari

O kowari mede em comprimento 16,5 a 18 cm, com uma cauda de 13 a 14 cm. Sua dieta consiste essencialmente de insetos e aranhas, mas provavelmente também de:

  • Pequenos lagartos;
  • Pássaros;
  • Roedores.

É conhecido como um predador voraz. Ele vive em tocas, isoladamente ou em pequenos grupos. Surge para caçar entre touceiras de capim. Se reproduz no inverno, dando a luz a ninhadas de 5 a 6 filhotes após uma gestação de 32 dias.

O kowari é acinzentado, e sua característica distintiva é a são os pelos pretos na ponta da cauda. Ele tem uma vida útil de 3 a 6 anos.

Agora que você terminou de ler o artigo, já pode brincar de adedanha. Saber o nome dos animais que começam com a letra k é uma enorme vantagem, não?

Veja também

Norwich Terrier

História do Norwich Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo da história e da origem do Norwich …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.