Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra G: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra G: Nome e Características

A lista de animais existentes em todo o planeta é enorme. Dessa maneira, realizar a divisão desses seres vivos em diferentes grupos tende a não ser tão simples assim. Com isso, cada vez mais se busca maneiras diferenciadas de segmentar os animais, seja a partir da espécie, do gênero ou de qualquer outra métrica válida.

Uma possibilidade para isso é dividir os seres a partir da letra inicial do nome, algo que, embora pareça e realmente seja simples, pode ajudar bastante no momento de realizar alguns pesquisas. Sendo assim, vejas abaixo alguns dos animais que começam com a letra G.

Gambá

O gambá, na realidade, é todo um gênero de animais. Isso porque existem gambás de diferentes espécies por todo o mundo, a depender de alguns fatores biológicos que podem mudar de acordo com o local no qual está inserido o mamífero. No caso, esse gênero dos gambás recebe o nome de Didelphis.

No Brasil, o gênero está presente por quase todo o país, de Norte a Sul. Na verdade, até mesmo em alguns centros urbanos o gambá pode dar as caras, como é possível ver em muitas grandes cidades do Brasil. Esse ser vivo tem o seu corpo semelhante ao de um rato, mas é maior e se movimenta de forma um pouco mais lenta.

Entretanto, o gambá é muito mais forte e até mesmo mais inteligente do que o rato, o que dificulta pegá-lo. Um detalhe interessante sobre o gambá é que esse animal não fica em grupos, a não ser quando na época da reprodução, como uma maneira de se proteger dos possíveis perigos. De qualquer maneira, o mais comum é encontrar o gambá sozinho, seja em uma grande cidade ou no interior do país.

Guepardo

O guepardo representa uma espécie de felinos um tanto comum em certas partes do mundo, sobretudo nas savanas da África e em parte da Ásia. Porém, não é possível encontrar o guepardo na natureza da América do Sul ou da Europa, por exemplo. O guepardo, em detalhes físicos, é muito semelhante a um leopardo. Dessa maneira, apenas algumas características do guepardo mudam em relação ao amigo felino.

Guepardo

O guepardo possui ranhuras em suas patas para facilitar a movimentação em altíssima velocidade, além de ter uma cauda alongada que facilita muito a sua estabilidade. Vale lembrar que o guepardo pode até mesmo escalar árvores quando necessário, sobretudo para caçar. Musculoso, o guepardo pode manter uma alta velocidade por algum tempo, mas se cansa rápido e não consegue perseguir uma presa por mais do que 2 ou 3 minutos.

Por isso, é mais natural que o animal faça armadilhas para as presas, atacando de maneira intensa quando possui a chance. Um guepardo pode até mesmo chegar aos 145 km/h, a depender do animal em questão e do local no qual está correndo. Contudo, a velocidade média da espécie é um pouco inferior, na casa dos 110 km/h. De qualquer maneira, o certo mesmo é que o guepardo pode ser muito veloz, sobretudo em pequenas distâncias.

Gaivota

A gaivota representa toda uma família de animais. Dessa maneira, há diferentes gêneros e diferentes espécies para os tipos de gaivotas de todo o planeta. Em comum, todas têm o hábito se permanecer perto do mar, se possível até mesmo sobre o mar. Sim, porque o mais natural é ver um exemplar de gaivota apoiada em alguma superfície sobre o oceano.

Essas aves possuem um porte médio, sendo brancas ou cinzentas na maior parte dos casos. A gaivota tem um bico forte e muito alongado, que ajuda no momento de caçar os peixes. Porém, o que muitos não sabem é que as gaivotas fazem os seus ninhos no solo, mas sempre perto das praias, de forma a facilitar os ataques aos peixes em busca de comida.

Algo também interessante é que a gaivota não costuma buscar aventuras em mar aberto, o que a torna um indicativo de praia e terra firme. No passado, quando era quase impossível saber se havia terra firme por perto, a gaivota era uma boa forma de identificar a proximidade em relação a praias. Algo interessante é que uma gaivota pode levar cerca de 4 anos para atingir tamanho de adulta, tempo longo para uma ave.

Ganso

O ganso é um animal da mesma família dos cisnes e patos. Porém, esse é um ser vivo diferente, que possui os seus próprios detalhes de comportamento. O ganso é conhecido por ser agressivo quando perto do seu território, sobretudo com desconhecidos ou quando em fase de reprodução. Esse animal é muito ligado aos seus filhotes e, assim, se aproximar dos pequenos pode ser um problema.

Ganso

Quando em cativeiro, um ganso pode chegar aos 50 anos. Porém, para isso é necessário que o ambiente seja adequado e que a oferta de alimentos seja equilibrada. O mais interessante é que existem, ao todo, cerca de 40 espécies de gansos por todo o mundo. A maioria delas possui características parecidas, sobretudo as mais próximas geograficamente.

Se no passado os gansos serviam até mesmo para a produção de flechas, atualmente esse animal é um bom fornecedor de carne e ovos. As criações de gansos podem não ser mais tão populares quanto no passado, sobretudo após a incrementação do mercado de aves com outros tipos, mas a verdade é que nas zonas rurais de todo o planeta esse ser vivo ainda está presente.

Gavião-Belo

O gavião-belo é um tipo de gavião encontrado na América Latina, que existe desde o México até a Argentina. No Brasil, essa ave pode ser vista por quase todo o território, sobretudo em zonas que possuem locais altos. Isso porque o gavião-belo gosta de observar o seu redor, mas sempre a partir de locais mais altos.

O animal ainda pode ser chamado por outros nomes em diferentes locais do Brasil, sendo conhecido ainda como gavião-velho e gavião-padre. Sua alimentação inclui insetos, peixes e caramujos. O ataque do gavião-belo costuma ser rápido e letal, já que a ave dá voos rasantes para fazê-lo. É mais comum ver o gavião-belo perto de manguezais, além de praias ou rios.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *