Home / Animais / História do Pastor Alemão, Personalidade e Origem da Raça

História do Pastor Alemão, Personalidade e Origem da Raça

Os cachorros podem ser extremamente importantes para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, há muitos amantes de cães por todo o mundo, que gostam das mais diferentes raças. Há quem prefira os cães menores, aqueles de companhia que são mais simples de cuidar. Mas há também quem goste mais dos cachorros maiores, como é o caso do popular pastor alemão.

Estando entre os cães mais inteligentes de todo o planeta, o pastor alemão pode ainda ser bastante útil quando se trata da proteção de pessoas ou locais. Por isso é tão comum que essa raça seja usada pelas forças de polícia dos mais variados países. No Brasil, além do uso pelas polícias, o pastor alemão também aparece em muitas casas. Por mais que seja grande e apreça agressivo, no fim das contas o pastor alemão é bastante dócil com a sua família.

Todavia, como esse animal gosta muito de proteger o seu território, a presença de desconhecidos tende a ser um problema. Em todo caso, grande parte da personalidade do pastor possui relação com a sua origem. Você sabe ao certo como esses dois itens se relacionam para formar o pastor alemão que se conhece atualmente? Se não, veja abaixo mais informações sobre a origem e o modo de ser dessa raça.

Origem do Pastor Alemão

O pastor alemão, como o seu nome já indica, é um cachorro que possui origem na Alemanha. Há quem confunda esse cão com o pastor belga, que é parecido, embora apresente certos detalhes diferenciados. Segundo os principais relatos que circulam pela Alemanha, o pastor alemão é um animal híbrido de lobos e cachorros levados ao país. Dessa maneira, esse cão já nasceu como uma forte tendência selvagem, já que os lobos não eram domesticados e, portanto, dependiam apenas de si para manter a vida.

Tudo isso aconteceu ao longo do século XIX, quando o pastor alemão ainda não era tão conhecido pelo mundo. Todavia, com o avanço das duas grandes guerras mundiais e o uso do bicho ao longo dos conflitos, cada vez mais ficou claro que o pastor alemão poderia ser uma importante arma a ser usada pela sociedade.

Pastor Alemão

Logo, a raça rapidamente passou a ser mais usada para a proteção, se espalhando para todo o mundo de maneira muito veloz. Embora ainda seja usado para conflitos e como uma arma, atualmente o pastor alemão já é tido como uma raça calma, que apenas se torna agressiva quando o adestramento é voltado para esse lado.

Personalidade do Pastor Alemão

O pastor alemão é um dos cachorros mais inteligentes de todo o planeta Terra. Portanto, isso quer dizer que o animal aprende tudo de forma muito fácil e ágil. Logo, você pode adestrar o seu exemplar de pastor alemão no sentido que desejar, o que faz com que muitas pessoas treinem o cão como uma arma.

A partir disso, além do seu uso pelas forças policiais, parte da sociedade passou a ver o pastor como um cachorro agressivo e pouco confiável. Mas a grande verdade é que essa raça tende a ser dócil e companheira com os seus donos e com as pessoas mais próximas, além de também ser calma quando exposta a locais públicos.

Porém, caso você esteja em casa, talvez não seja uma boa opção receber um desconhecido com o pastor alemão solto. Seguro, fiel e autoconfiante são alguns dos adjetivos que podem ser usados para descrever o estilo de ser do pastor alemão. Assim, como se pode ver, nada se relaciona a atos de violência, que são incentivados por parte da sociedade e criam uma imagem negativa em relação à raça.

Características Físicas do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro que possui características muito bem marcadas. Dessa maneira, não é tão simples confundir a raça com outras, a menos que se trate de um pastor belga. Nesse sentido, o pastor alemão pode pesar entre 30 e 40 quilos, com cerca de 65 centímetros de altura quando macho e 60 centímetros quando fêmea.

O mais natural é que o pastor alemão seja bicolor, com o preto e uma espécie de mel tomando conta de todo o seu corpo. Todavia, o animal também pode aparecer na cor preta e ainda na cor cinza, a qual é conhecida como tradicional. Como não é simples copiar as características físicas de um pastor alemão, não há tanto problema em não saber quais cores podem ou não ser aceitas para se ter um pastor verdadeiro.

Pastor Alemão Características

De qualquer forma, o importante é que você saiba que o pastor alemão é um animal de grande porte, então é necessário atender a algumas exigências. Entre elas, pode-se dizer que o pastor deve sempre passear bastante e ter espaço ao ar livre para correr, brincar, saltar e fazer o que desejar. Quando o animal da raça fica preso a locais pequenos, o fato de ser grande passa a pesar bastante e o pastor alemão pode até mesmo desenvolver problemas psicológicos.

Saúde do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro bastante forte e saudável, sendo até mesmo mais saudável do que o pastor belga em alguns casos. Isso porque esse cão possui força fora do comum, o que o torna mais apto a combater possíveis doenças.

Ademais, por ter traços grandes, com orelhas e focinho bem desenvolvidos, o pastor alemão não possui tantos problemas ligados à respiração ou má audição, por exemplo. A doença mais provável para esse cachorro acontece na coluna, então é preciso levar o cão para passear e se exercitar. Os cães que possuem problemas de coluna, na realidade, nem deveriam procriar.

Isso porque, ao impedir a transmissão do código genético desse animal adiante, a sociedade faz com que a possibilidade de nascerem novos cachorros problemáticos seja menor. Essa evolução tende a ser muito boa para a raça, pois aumentará o tempo de vida. O pastor alemão ainda pode sofrer de doenças degenerativas, embora isso já seja um pouco mais raro. Em todo caso, é importante se manter atento aos sinais emitidos pelo animal dessa raça, no intuito de entender melhor o bicho.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *