Home / Animais / Akita Preto: Características, Filhotes e Fotos

Akita Preto: Características, Filhotes e Fotos

O encontro entre um humano e um cão da raça akita, costuma tornar-se um caso de amor a primeira vista, a não ser que o humano esteja invadindo o espaço do cão, porém dificilmente alguém se atreveria a tanto.

Akita Preto

Branco, vermelho, tigrado e sésamo são as cores características do Akita. Ao observar um filhote, a não ser que este seja branco, é difícil determinar a cor que terá quando adulto. O filhotinho pode nascer marrom acinzentado, quase preto. A medida que o tempo passa, fios avermelhados podem surgir e adquirir predominância, ou os fios mais escuros podem predominar, determinando a cor que o animal terá quando adulto, por volta dos 18 a 24 meses.

Por volta desta idade se estabelece: o Akita vermelho (raja escura no dorso, fios preto na raiz, depois branco e vermelho nas pontas) – o Akita sésamo (fios vermelhos na raiz, branco no meio e preto nas pontas) – o Akita tigrado (fios em tons prateados quase pretos desde o nascimento, com poucas variações até a fase adulta). Em qualquer das cores, exceto no branco, seu corpo apresenta uma pelagem esbranquiçada nas bochechas, mandíbula, pescoço, peito, tronco, cauda, face e laterais do focinho (urajiro). O AKC, entidade americana, admite outras cores como: preto, marrom, prata,ou amarelo alaranjado, desde que apresentem o urajiro, entretanto para o Japan Kennel Club o sésamo-preto embora exista,  são tão raros (quase ausentes), razão pela qual a cor não está incluída em seu padrão.

Akita Preto – Filhote

Observar um filhote e diagnosticar qual será a sua cor quando adulto, ilustra a dificuldade de se estabelecer outras características que o animal desenvolverá ao longo da vida. Hipóteses quanto ao potencial do filhote, padrão ósseo, tamanho da caixa craniana e porte físico, baseados no pedigree do animal, ou sua ancestralidade, esbarram na variabilidade da natureza, sempre evoluindo dentro dos diminutos cromossomos.

Não se recomenda adquirir filhotes abaixo dos 60 dias de vida. Este é um período crucial dentro do cronograma de vacinação, e caso o filhote esteja a venda numa feira de animais, este filhote estará exposto a inúmeros agentes patológicos e sujeito a contaminação, numa fase de baixíssima imunidade, propenso a adquirir várias doenças.

Akita Preto – Características

O akita preto compartilha a mesma expectativa curta de vida se seus consanguíneos, em torno de 10 ou 12 anos. Seus olhos invariavelmente são marrom escuro, salvo raras exceções, razoavelmente pequenos e com formato um tanto triangular. A raça foi desenvolvida, na antiguidade, para auxiliar na caça de cervos e ursos. A partir desta parceria estabelecida há cerca de 5.000 anos se tornaram companheiros e amigos inseparáveis para os momentos difíceis da vida.

O peso médio de um cão Akita Preto adulto é em média, semelhante a dos seus pares, em mais ou menos 40 kg. e o tamanho médio varia em torno dos 60 cm. Apresenta um focinho levemente alongado, testa larga e uma cabeça proporcional ao corpo. Orelha triangular, grossa e arredondada nas pontas.

Akita Preto – Origem

Pelagem dupla, orelhas eretas e focinho pontudo, são características chamadas lupoides e denunciam sua origem desenvolvida ao longo de séculos, a partir de cruzamentos com os cães spitz siberianos. Após a segunda guerra mundial criadores, principalmente japoneses, se uniram para restabelecer a pureza da linhagem, que se contaminara por conta de sucessivos cruzamentos com cães pastores. É uma raça protegida no Japão.

Akita Preto – Cuidados

Akita Preto Fotografado de Frente
Akita Preto Fotografado de Frente

Evitar excesso de queda de pelos e o aparecimento de tufos de pelos mortos, demandam escovação semanal e mais frequentes durantes os dias mais quentes. Exames constantes e regulares de quadris, cotovelos, olhos e urina.

Não mantenha o animal em superfícies muito lisas, duras e escorregadias. Proíba que seja carregado no colo, evite que pule sobre pessoas e que se coloque de pé em janelas por longos períodos. Dê preferência a atividades físicas em lugares arenosos ou gramados. Estes cuidados são recomendados pois esta raça é susceptível a distúrbios nas articulações em virtude do seu rápido crescimento e seu peso.

A prevenção de tártaro e placas bacterianas demanda escovação regular dos dentes, uma vez que problemas odontológicos podem abrir portas para a contaminação por vírus e bactérias.

Outros cuidados incluem a criteriosa adesão ao cronograma de vacinações e a adoção de programas de combate e controle de parasitas: vermes, pulgas e carrapatos.

Akita Preto – Reprodução

Akita Preto Fotografado na Grama
Akita Preto Fotografado na Grama

Recomenda-se que a fêmea seja acompanhada durante o parto de suas crias, pois o enorme consumo de energia, envolvido na expulsão da placenta, pode exaurir a cadela, de modo que a mesma não terá de condições de ajudar os fetos a se livrarem do saco embrionário, o que provocaria sua morte prematura. A temperatura dos nascituros igualmente devem ser mantidas, apos o rompimento dos saquinhos. Em média as fêmeas produzem uma ninhada entre 4 a 8 filhotes. Nesta fase o único alimento recomendado é o leite materno.

A vigilância constante do ninho oferece argumentos que justifiquem uma interferência nutricional, entretanto raramente haverá tal necessidade até o primeiro mês. A partir dai, quando os filhotes já estão de olhos abertos e de pé, gradativamente podem ser introduzidos novos nutrientes como ração moída (amolecida) misturada com água ou ricota, cuidando da verificação criteriosa do aspecto e consistência das fezes. Caso apresente diarréia substitua a ração moída por água de arroz, caso persista consulte imediatamente um veterinário.

Caso a fêmea voluntariamente não se afaste dos filhotes, depois do primeiro mês, separe-os gradativamente, para que seus dentes, então crescidos, não a machuque. O único alimento recomendado nesta fase é a ração de boa qualidade.

Akita Preto – Comportamento

Não é um cão obediente, necessita de intenso adestramento e socialização e não gosta de estranhos. Adora exercícios ao ar livre, mas não gosta de brincar. São agressivos,  geniosos e territorialistas. Seu carinho e afabilidade pertencem apenas ao seu dono. É um cão inteligente em assuntos de defesa.

O companheirismo, a lealdade e o companheirismo do Akita em relação ao seu tutor são tantas, que não seria exagero supor que Hachiko, cão do filme “Sempre ao seu Lado” (Richard Gere -2009), ainda estaria na estação Shibuya (Tóquio – Japão), esperando seu tutor, caso não tivesse morrido, pois uma de suas características é a de permanecer em guarda tanto tempo quanto necessário.

Acrescente mais informações relevantes quanto a este cativante e belo espécime canino. Utilize para tanto o espaço reservado para comentários, sua colaboração é muito bem vinda…

By [email protected]

Veja também

História da Tartaruga e Origem do Animal

As primeiras tartarugas conhecidas datam da Época Superior do Permiano (o período do Permiano durou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *