Home / Animais / Raças de Mini Coelhos

Raças de Mini Coelhos

Os coelhos são animais muitos fofos que conquistaram pouco a pouco os corações de crianças e adultos e se tornaram bichinhos ótimos para ter como companhia. Com seu aumento popular de domesticação, as raças de coelhos cresceram de forma enorme, e então foram encontrados os minis coelhos, aqueles que são menores, ainda melhores para ter em casa.

Para ler mais sobre os coelhos e suas curiosidades únicas leia: Curiosidades sobre os coelhos

Existem diversas raças de mini coelhos, cada uma com suas especificidades e diferenças tanto físicas quanto comportamentais. Desta forma, selecionamos algumas raças mais conhecidas e famosas no Brasil e mundo para te auxiliar na hora de escolher qual deles comprar.

Sobre Esses Mini Coelhos

Esses bichinhos são os mais escolhidos na hora de domesticar, pois possui características que facilitam o cuidado deles mais do que os coelhos comuns e selvagens.

A primeira variável que faz muitos escolheres os mini coelhos, é o seu tamanho. Como já em seu nome, esses coelhos tendem a ser bem menores que os outros normais, ficando em média de 25 a 25 centímetros de comprimento e chegando em no máximo 2kg.

Outro motivo é o custo baixo de manutenção. Esses animais não precisam de vacinas e nem de banhos, pois conseguem limpar a si mesmos. São também mais inteligentes que coelhos comuns, conseguem captar melhor o que está acontecendo em volta e obedecem a comandos, podendo aprender até mesmo truques. Os mini coelhos são capazes de se apegar a seus donos, o que os torna ainda mais preciosos e queridos na hora de adotar e/ou comprar um bichinho de estimação.

Como sabemos, coelhos são bons procriadores, e quando engravidam, a ninhada pode sair até 12 filhotes. Entretanto essa espécie de coelhos costuma ter ninhadas menores, nascendo no máximo seis crias de uma vez.

Três Raças de Mini Coelhos Encontradas no Brasil

Fuzzy Lop

Raça de Coelhos Fuzzy Lop
Raça de Coelhos Fuzzy Lop

Também conhecidos por American Fuzzy Lop, esses bichinhos surgiram nos Estados Unidos a partir de um cruzamento entre dois Holand Lop. Uma diferença física dele é que suas orelhas são totalmente caídas, e mais largas e longas do que outros coelhos. Seu pelo é sedoso e de variadas cores, também precisa de escovação no mínimo 3 vezes por semana. Um dos motivos além de sua fofura para serem escolhidos, é que eles possuem baixa proliferação, ou seja, tem poucos filhos.

Holandês

Raça de Mini Coelhos Holandês
Raça de Mini Coelhos Holandês

Esse em comparação possui mais filhotes do que outras espécies de mini coelhos, mas ainda assim vale a pena ter em casa. Sua pelagem bicolor, variando sempre em branco com outra cor bem brilhante, chama a atenção. Seu corpo é mais alongado e possui orelhas mais eretas. Mas o que mais chama atenção para eles é seu comportamento, o Mini Holandês é uma das raças mais brincalhonas e interativas de todas.

Dwarf Hotot

Raça de Mini Coelhos Dwarf Hotot
Raça de Mini Coelhos Dwarf Hotot

Também chamados de somente Mini Hotots, esses coelhos surgiram na França e chamam a atenção devido aos seus olhos. Conhecidos por Olhos da Fantasia, seus olhos possuem um contorno preto e/ou acinzentado que lhes dá uma beleza diferente e original. Seu pelo é liso e todos são brancos, poucos possuem algumas manchas mais escuras na parte da orelha. São considerados uma das menores raças de coelhos no mundo em tamanho.

Três raças de mini coelhos encontradas no mundo

Lion Head

Raça de Mini Coelhos Lion Head
Raça de Mini Coelhos Lion Head

Encontrados primeiramente na Holanda e Alemanha, os Lion Head são conhecidos principalmente por sua pelagem. Seus pelos na face e pescoço acabam formando uma espécie de juba, e por isso recebem esse nome Lion Head que significa Cabeça de Leão. Suas orelhas possuem um formato em “V” e são pequenas.

Mini Rex

Raça de Mini Coelhos Mini Rex
Raça de Mini Coelhos Mini Rex

Um dos maiores atrativos dessa raça de mini coelhos, é que os Mini Rex possuem pelos diferentes de todas as outras raças encontradas pelo mundo. Sua pelagem é aveludada e apresenta tamanho igual em todo seu corpo. Podem ser cor única ou tricolor, e têm vasta possibilidade de cores. Apesar disso, eles são os menos sociáveis, ficando mais no canto e não dando muita bola para o que lhe acontece ao redor. Ele requer mais paciência e dedicação para conseguir sua confiança total.

Holland Lop

Raça de Mini Coelhos Holland Lop
Raça de Mini Coelhos Holland Lop

Surgiram primeiramente na Holanda, por isso o nome, e são conhecidos por seus pescoços curtos, pernas fortes e orelhas longas. Seu corpo é mais robusto e podem ter pelagem na cor cinza (em vários tons) e azul. Suas orelhas podem chegar em até 26 centímetros de comprimento sendo bem grandes e cobrindo quase todo seu corpo.

Cuidados Gerais com Mini Coelhos

Como já falamos, apesar de esses animais serem de fácil manutenção e não darem tanto trabalho, é ainda necessário tomar certos cuidados básicos que se aplicam para todas as raças.

Eles não tomam banho, por isso não tente dar banho neles, pois somente irá os assustar. Apesar de não tomarem banho, é necessário escovar seus pelos toda semana, com uma quantidade de dias que vai depender de cada raça.

A higiene que você deve cuidar então passa ser a do local em que o bichinho irá ficar, pois os coelhos defecam diversas vezes por dia, deixando todo o lugar sujo de fezes. É ideal estar limpando toda hora que eles fizeram, para que quando eles correrem e forem brincar, não acabem se sujando e deixando tudo uma bagunça ainda maior.

Falando em brincar, os coelhos de todas as raças costumam ser bem brincalhões. Até mesmo os mais reservados, como o Mini Rex, são bem elétricos e gostam muito de correr, saltar e brincar. E é necessário saber que essa parte é necessária no seu dia a dia, pois caso fiquem parados não conseguem queimar a energia e calorias, ficando mais gordo e também mais triste. Alguns casos o coelho pode deixar de ser dócil e ficar muito irritado, mordendo o próprio dono.

Com todos os cuidados necessários, seu coelho terá uma vida muito feliz ao seu lado por bons anos.

Leia também: Nicho Ecológico do Coelho

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *