Home / Plantas / Tipos de Brócolis Japonês

Tipos de Brócolis Japonês

Ele não é, exatamente, uma unanimidade nacional quando o assunto é a alimentação cotidiana. Mas, apesar disso, quando o assunto, por outro lado, é alimentação saudável, os diversos tipos de brócolis, comum ou japonês, estão entre os vegetais mais recomendados.

O brócolis é originário do continente europeu; e o que se diz é que gregos e romanos costumavam, já na Antiguidade, aproveitar-se das inúmeras propriedades do que eles chamavam de “os dedos verdes de Júpiter”- tal a sua capacidade de proteger o organismo das mais diversas afecções.

Apesar do fato de ser a China hoje a maior potência na produção desse vegetal (com mais de 7 milhões de toneladas anuais), ela adapta-se bem às características de várias regiões do planeta, desde que apresentem temperaturas amenas – entre 17 e 22°C, de preferência.

O brócolis pertence à mesma família das couves-flores. Eles nascem a partir de um caule que dá origem a folhas, flores e a uma cabeça com botões florais – todas essas partes comestíveis e altamente nutritivas.

Os vários tipos de brócolis comuns e japonês não são suficientemente resistentes ao transporte e a armazenagem. Por isso, o recomendado é o seu armazenamento em sacos plásticos apropriados para esse fim – e por no máximo uma semana. Somente dessa forma terá a certeza de que estará consumindo o vegetal nas suas melhores condições.

Há comprovação científica de que o brócolis é altamente eficaz para a prevenção de inúmeras variedades de cânceres (especialmente o da boca), além de combater o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e eliminar os mais diversos tipos de inflamações.

O brócolis pode ser encontrado em duas variedades: Comum e Japonês. E sobre esse último, segue, abaixo, uma lista com alguns dos tipos mais conhecidos.

Os Tipos de Brócolis Japonês

O Ninja ou Japonês é um tipo de brócolis que se diferencia do comum apenas pelo seu formato. Ele possui um topo achatado, caule pequeno e sensível, cor verde-escuro, além de uma cabeça semelhante a um bouquet de flores.

Ele é uma verdadeira potência em fibras e vitamina C, a ponto de deixar para trás “celebridades” em matéria de vegetais com essas propriedades, como a laranja, limão, tangerina, arroz e pães integrais, entre outros tipos de alimentos.

Níveis elevados de sulforafano fazem dele um alvo constante de estudos e pesquisas por parte de cientistas, especialmente dos que tratam da formação de tumores malignos no organismo.

O sistema imunológico agradece aos seus altos teores de vitamina A e ferro, bem como pele, olhos, ossos e mucosas.

Os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, preventivo do diabetes, inibidor da formação de células cancerígenas da bexiga, próstata, mama, cólon, entre outros órgãos do corpo humano, são conhecidos em praticamente todo o mundo!

Enfim, o consumo do brócolis desde a mais tenra idade é sinônimo de um método natural para obter força, imunidade e resistência física. Por isso, segue, abaixo, uma lista com alguns dos principais tipos ou variedades do brócolis japonês disponíveis no mercado:

1.Brócolis de Cabeça

O Brócolis de cabeça é uma variedade do brócolis japonês, que pode ser facilmente identificado pelo fato de ser colhido como uma cabeça – algo semelhante a uma couve-flor.

Geralmente são dispensadas as suas folhas e talos, para dar preferência apenas a um único exemplar por inflorescência, que costuma ser beneficiado na indústria ou embalado nos supermercados.

2.Brócolis Romanesco

Já o brócolis romanesco é uma das mais singulares variedades do brócolis japonês. É uma verdadeira “obra de arte”, na qual as suas flores são formadas por flores menores, que por sua vez são formadas por flores ainda menores… assim por diante…; até que se possa observar inflorescências minúsculas a compor a cabeça desse vegetal.

Também é bastante rico em vitamina A, C, ferro, potássio e magnésio. Em outras regiões, também é conhecido como uma variedade do repolho – algo que não condiz muito com a sua aparência e, inclusive, com as suas propriedades nutritivas.

3.Brócolis Híbrido

Um outro tipo de brócolis japonês é a variedade “híbrida”. Ele é mais conhecido como “brócolis de cabeça única”, devido à sua característica de ser um “todo” compacto, formado por uma cabeça, folhas e flores – inclusive inflorescências que brotam nos lados do vegetal.

O brócolis híbrido possui uma granulação pequena, é bastante resistente, tem uma aparência uniforme, vistosa e com um belíssimo tom verde-escuro.

Ele também é bastante apreciado pela sua maior resistência (em relação aos demais) aos vários tipos de transporte, armazenagem e preparo.

5.Brócolis Japonês Orgânico

Brócolis Japonês Orgânico
Brócolis Japonês Orgânico

O brócolis japonês orgânico é um tipo que, como o seu nome leva a crer, é produzido dentro das principais regras estabelecidas para o cultivo de vegetais com características orgânicas.

Isso quer dizer que em nenhuma fase da sua produção podem ser utilizados quaisquer tipos de defensivos agrícolas, pesticidas ou agrotóxicos. Assim como também deverão ser observados os cuidados que se deve ter com os impactos da sua cultura para o meio ambiente, população e ecossistema local.

Não precisa nem dizer que essa variedade é naturalmente mais saudável, rica em nutrientes, ecologicamente correta, leve, saborosa, entre outras características típicas dos vegetais orgânicos.

6.Brócolis de Ramas

Por fim, o brócolis de ramas ou brócolis ramoso. Como não poderia deixar de ser, o seu nome é uma referência ao fato de brotar por inúmeras ramagens ou “pedúnculos florais”, que são unidos e vendidos em maços em feiras e supermercados.

Ele possui uma cor verde-azulado e permite a colheitas de ramagens sucessivas. Mas, fora isso, possui praticamente as mesmas propriedades dos demais: altos níveis de vitaminas A e C, ferro, potássio, magnésio, ácido fólico, além das suas conhecidas propriedades anticancerígenas.

O que se diz é que o “Brócolis ramoso grelhado com salada de pimentões assados” é um verdadeiro deleite! Para outros, saborear um “creme de brócolis ramoso” é como deslizar sobre as nuvens que se espalham sobre o jardim do Éden! Enquanto outros são capazes de jurar que o “Brócolis ramoso refogado” é que é insuperável!

Preferências gastronômicas à parte, o que se sabe mesmo é que, mais uma vez, a natureza nos presenteou a todos com mais esse exemplar dentre os mais ricos em propriedades medicinais.

E, para os que torcem o nariz para ele, a dica recorrente é Criatividade! Atentar para as diversas formas de prepará-lo e de potencializar o sabor e as qualidades desse tão nobre e exuberante vegetal.

Deixe o seu comentário sobre esse artigo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *