Home / Plantas / Quais São os Alimentos Vegetais?

Quais São os Alimentos Vegetais?

Quais São os Alimentos Considerados Vegetais?

De acordo com os especialistas, determinar quais alimentos podem ser considerados vegetais é uma tarefa tão ou mais difícil quanto contar os fios de cabelo do corpo ou a quantidade de células do organismo.

Brincadeiras à parte, o que eles garantem é que a variedade de alimentos com essa característica é suficientemente vasta para atender a quase todas as necessidades nutricionais de um indivíduo de qualquer idade.

Frutas, verduras e leguminosas formam uma espécie de “Santíssima Trindade” dos vegetais mais indicados para o consumo; e fazem parte dessas categorias algumas variedades de frutas como banana, maçã, uva, laranja, manga, melão, melancia, etc.

Além de leguminosas, como: feijão, ervilha, grão de bico, soja, lentilha, entre outros grãos. E cenoura, beterraba, abóbora, pepino, batata, quiabo, entre outras espécies, que, nesse caso, são verduras.

Tais alimentos são capazes de fornecer quantidades suficientes de vitaminas (A, B, C, D, E, etc.), sais minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, sódio, zinco, entre outros) e, até mesmo, acreditem, proteínas e carboidratos, como é o caso da goiaba, uva passa, abacate, ameixa seca, jaca, arroz integral, sementes, beterraba, couve-flor, feijão, grão de bico, etc.

Às frutas cabem o mérito de serem as melhores fontes de vitaminas, fibras e sais minerais, além de diversos compostos importantes para o bom funcionamento da saúde. Qualidades também compartilhadas pelos demais vegetais, mas que notabilizam-se, ainda, por apresentarem algum teor de proteínas e carboidratos, não tão comuns nas frutas.

A importância dos Vegetais Para a Saúde

Independentemente de quais sejam os alimentos vegetais, há uma verdadeira unanimidade entre os médicos e nutricionistas quando o assunto são os benefícios desse tipo de alimento no dia a dia dos indivíduos.

Para se ter uma ideia da sua importância, em uma lista com 10 fatores que podem levar um indivíduo a morrer antes de completar 60 anos, está o consumo deficiente de vegetais, que ainda seria suficiente para a evitar a morte de quase 3 milhões de pessoas anualmente.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1/5 de todos os casos de cancro do aparelho digestivo, 1/3 de todos os problemas cardiovasculares e pelo menos 10% dos casos de enfarte, poderiam simplesmente ser evitados pelo simples hábito (desde a mais tenra idade) de ingerir vegetais diariamente.

Diabetes, doenças cardiovasculares e circulatórios, diversos tipos de cânceres, distúrbios mentais, entre outras males que ceifam a vida – de forma precoce – de milhões de indivíduos em todo o mundo, também podem ser evitados com a ajuda desse hábito.

Tomate, melancia, morango, cereja, entre outras variedades de cor vermelha, por exemplo, são ricos em licopeno; e por isso são os mais indicados pelos nutricionistas, quando são questionados sobre quais são os alimentos vegetais mais indicados para a prevenção de problemas cardiovasculares.

Mas se quiser obter quantidades ideais de antioxidantes, fenóis e flavonoides – compostos e aminoácidos com várias funções no organismo –, aí o indicado são os vegetais de cor azul-escuro, como as ameixas, uvas, berinjela, beterraba, rabanete e algumas variedades de repolhos.

Agora, se está interessado em garantir o vigor do seu sistema de defesa, devem entrar em ação os poderes quase milagrosos das frutas de cor laranja. Estas possuem quantidades suficientes de vitamina A, D, E, ferro e betacaroteno para tornar o organismo quase uma muralha contra infecções.

Neste grupo, reinam, absolutos, a laranja, a tangerina, o mamão, o pêssego, abóbora, cenoura, entre vários outros vegetais dessa categoria.

Quais São os Alimentos Vegetais mais Poderosos?

Assim como é difícil fazer uma lista com todos os vegetais comestíveis na natureza, é da mesma forma difícil fazer uma lista com os que são considerados os mais ricos em nutrientes – e, dessa forma, os mais indicados para a alimentação diária de um indivíduo.

Mas essa não é a opinião de uma equipe de pesquisadores da William Paterson Universidade de Nova Jersey. Após anos de estudo, os pesquisadores conseguiram elaborar uma lista com mais de 40 vegetais considerados os mais nutritivos com até 100 calorias.

O critério adotado foi o de que o alimento deveria suprir pelo menos 10% das necessidades diárias de um indivíduo adulto por vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K, fibras, proteínas, cálcio, ferro, ácido fólico, potássio, riboflavina, tiamina, niacina, zinco, entre outras substâncias, que possam ser adequadamente absorvidas pelo organismo na forma de alimentos.

O resultado foi uma lista que até fez com que muitos torcessem o nariz – numa total descrença de que seriam capazes de verdadeiramente colocá-la em prática no dia a dia.

Mas, segundo os especialistas, em combinação com pelo menos 1 hora diária de exercícios físicos, ingestão de água em abundância e o hábito de cultivar as qualidades do espírito, pode significar apenas o alcance da tão sonhada “vida eterna” desejada por todos os indivíduos, ou, simplesmente, uma vida longa, plena, completa e saudável.

E Dentre os Vegetais Destacados, Estão:

1.Agrião

Agrião
Agrião

2. Couve Chinesa

Couve Chinesa
Couve Chinesa

3. Acelga

Acelga
Acelga

4. Folha de Beterraba

Folha de Beterraba
Folha de Beterraba

5. Espinafre

Espinafre
Espinafre

6. Chicória

Chicória
Chicória

7. Alface lisa

Alface lisa
Alface lisa

8. Salsa

Salsa
Salsa

9. Alface Romana

 Alface Romana
Alface Romana

10. Couve-Galega (a mais conhecida no Brasil)

Couve-Galega
Couve-Galega

11. Folha de Nabo

 Folha de Nabo
Folha de Nabo

12. Folha de Mostarda

Folha de Mostarda
Folha de Mostarda

13. Endívia

 Endívia
Endívia

14. Cebolinha-Francesa

Cebolinha-Francesa
Cebolinha-Francesa

15. Couve-de-Folhas

Couve-de-Folhas
Couve-de-Folhas

16. Folhas de Dente-de-Leão

Folhas de Dente-de-Leão
Folhas de Dente-de-Leão

17. Pimenta Vermelha

Pimenta Vermelha
Pimenta Vermelha

18. Rúcula

Rúcula
Rúcula

19. Brócolis

Brócolis
Brócolis

20. Abóbora

 Abóbora
Abóbora

Como Garantir a Qualidade Nutricional dos Vegetais

Agora que sabemos quais são os alimentos vegetais que estão sendo a “bola da vez” entre os apreciadores de uma alimentação saudável, é preciso saber, também, como garantir que realmente terá o teor de vitaminas necessário para a manutenção da sua saúde.

O que os nutricionistas fazem questão de afirmar é que a forma de armazenamento dos vegetais pode ser decisiva para a garantia de um produto nas suas melhores condições para o consumo.

Eles afirmam, por exemplo, que a forma ideal de armazenamento de um vegetal é na geladeira, embalado com saco plástico apropriado, e guardado naquela última gaveta, logo abaixo do último gradil que suporta os alimentos.

Quanto ao consumo, a regra é não descascar vegetais sempre que possível! Pois é ali que está a maior quantidade de nutrientes da fruta (muitas vezes 10, 20 ou 30 vezes mais do que no próprio fruto).

Cozinhar, só se for estritamente necessário! E, caso seja, fazê-lo pelo menor tempo possível; e, mesmo assim, com as cascas, que, a depender do vegetal, devem ser ingeridas – como é o caso de vegetais como cenoura, batata, pepino, abobrinha, berinjela, entre outros.

Vegetais mais sensíveis ao calor, quando não puderem ser consumidos totalmente crus (como a salsinha, hortelã, cebolinha, aspargos, entre outros temperos verdes) devem ser acrescentados ao cozimento já nos últimos minutos do preparo.

E por fim, a higienização! Um “detalhe” que, para muitos, passa totalmente despercebido.

Aqui o recomendado é, para todos os vegetais (mesmo para aqueles que serão cozidos), a sua imersão em 1 litro de água com 10 ml de hipoclorito de sódio, por até 10 minutos.

Após esse período, terá a certeza de que estará consumindo um vegetal, não só rico em nutrientes, como totalmente livre de fungos, parasitas e demais micro-organismos, tão comuns nos alimentos, e responsáveis pelos mais diversos tipos de doenças.

Gostou desse artigo? Tem algo que queira acrescentar? Faça-o por meio de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando as nossas publicações com os amigos.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *