Home / Plantas / Alface Repolhuda Lisa

Alface Repolhuda Lisa

A verdade é que há muita, talvez excessiva variedades de alface e poucas informações que distinguem umas das outras. Pra quê tantas? Qual a diferença: O que é a alface repolhuda?

O Que se Sabe Sobre a Alface Repolhuda

As alfaces do tipo repolhuda são conhecidas pelo seu sabor “amanteigado” e textura aveludada, e pequenas cabeças frouxamente formadas. Em relação à maioria dos outros tipos de alface, as repolhudas são ligeiramente mais tolerantes ao calor. Mesmo assim, eles são melhor plantados cedo ou tarde na estação na primavera, longe do intenso sol de verão.

Eles podem ser iniciados dentro de casa várias semanas antes do inverno terminar. A sombra parcial, ou um local que receba principalmente a exposição para o leste, pode ser útil se crescer no verão.

As repolhudas geralmente precisam de 55 a 60 dias para atingir a maturidade, portanto planeje suas plantações de acordo. Folhas podem ser coletadas durante todo o ciclo de crescimento.

Cultivando a Alface Repolhuda Lisa

A alface cresce melhor em pleno sol, embora o calor excessivo possa fazer com que as plantas fiquem subdesenvolvidas, ou as folhas murchem.

Para um início precoce, as sementes podem ser iniciadas no interior de residências 4 semanas antes do fim do inverno e transplantadas ao ar livre no meio da primavera.

Se estiver crescendo no verão, selecione um local parcialmente sombreado ou aquele que receba principalmente a exposição solar para o leste, para mitigar os efeitos potencialmente prejudiciais do calor excessivo sobre a alface.

A alface é tolerante a uma grande variedade de solos, mas prefere solo bem drenado, fresco e solto com umidade abundante e pH entre 6,2 e 6,8. Sensível ao baixo pH.

Cal até pelo menos 6,0. Para estimular o crescimento tenro e saboroso, certifique-se de que o local é rico em matéria orgânica. Adubar antes do plantio, se necessário.

Semeadura e Transplante

Faça a semeadura direta ou o transplante no início da primavera, assim que você terminar de trabalhar o solo. Para começar cedo, prepare as camas no outono anterior, trabalhando no adubo orgânico e limpando suavemente para deixar uma boa sementeira. As sementes precisam de luz para germinar, Semeie a uma profundidade rasa cobrindo com uma camada fina de dois centímetros para crescimento.

Semeie um centímetro de profundidade, três centímetros de distância em fileiras de trinta a 45 centímetros de espaçamento. Em geral, as plantas de alface brotam duas ou três folhas verdadeiras, e então fixa-se trinta centímetros de espaçamento para variedades crespas, de quinze a vinte e cinco centímetros para outros tipos. Você também pode preferir técnicas de hidroponia para repolhudas.

Semente da Alface Repolhuda Lisa
Semente da Alface Repolhuda Lisa

Para o cultivo inicial de sementes pré transplante, semeie em células de três centímetros por 3 ou 4 semanas antes de transplantar na horta externa. Endurecer as mudas reduzindo a água e a temperatura por 3 dias antes do transplante. Plantas endurecidas devem sobreviver a -5ºC. Transplantes de crespa de espaço de 30 centímetros de distância em fileiras de 45 centímetros de espaçamento. Outras variedades entre 15 a 25 centímetros de distância em fileiras de 30 a 45 centímetros de espaçamento.

A Manutenção do Cultivo

Use telas para proteger as plantações muito precoces do frio, para proteger as plantas jovens de insetos e (apoiado por aros) para sombrear as colheitas quando chega o clima quente.

Faça plantações de sucessão a cada semana ou duas e desenvolva várias variedades com datas de vencimento diferentes para um suprimento contínuo. A umidade, o estresse e as altas temperaturas, especialmente à noite, estimulam o aparafusamento. Conforme a estação progride, plante variedades mais resistentes a parafusos. Localize plantas onde elas ficarão parcialmente sombreadas por plantas próximas, treliças ou outras telas.

Cultivo da Alface Repolhuda Lisa
Cultivo da Alface Repolhuda Lisa

A alface tem um sistema radicular superficial. Mantenha o solo úmido para manter as plantas crescendo continuamente. Palha para reter a umidade e suprimir as ervas daninhas (a menos que as lesmas sejam um problema). A fertilização pode ser útil para promover um crescimento mais rápido, especialmente um tipo de emulsão de peixe que não é rico em nitrogênio e que pode fazer com que os vegetais se tornem amargos. Água levemente mas consistentemente.

Para as culturas de outono, a maturidade temporal em torno do início do inverno é comum. Mas plantas maduras não são tão tolerantes ao frio extremo quanto as mudas.

Pra Quê Tanta Alface?

A alface é uma cultura que oferece algo para cada produtor: versátil, universalmente popular e em constante demanda, é uma cultura de alto valor no mercado e um alimento básico na horta. Relativamente fácil e de rápido crescimento, a alface é adaptável a uma série de condições, estações e métodos de cultivo. Com sua grande diversidade, mais de mil variedades diferentes de alface existem hoje em dia, escolher quais crescer pode ser um trabalho em si. O fato é que, na verdade, alguns tipos e variedades de alface respondem com melhor resultado um tipo de condição climática do que outras.

Há variedades da alface que tem um tempo relativamente curto até a maturidade. Isso significa que a plantação sucessiva dessa variação,a semeadura em intervalos, é uma necessidade se você quiser ter um suprimento contínuo durante toda a estação de crescimento.

Há alfaces com melhor êxito em temperaturas moderadas e é mais adequada como uma colheita de primavera ou outono; tende a tornar-se amargas e ferruginosas no calor. Já outras variedades são mais tolerantes a temperaturas extremas do que outras, por isso é fundamental escolher as variedades certas para cada estação, variedades tolerantes ao calor para o verão e variedades tolerantes ao frio para o outono.

A produção de alface pode se concentrar em um ou mais produtos finais, de variedades de cabeça inteira e mini cabeça, e algumas variedades são melhores para um ou outro uso final. É importante entender sua demanda de mercado conforme você escolhe variedades e desenvolve seu programa de plantio.

As alfaces são mais ou menos classificadas pela forma da folha, configuração e quanto de uma cabeça se formam. Mas embora existam todas essas diferentes categorias de alface, é útil lembrar que elas são todas da mesma espécie, o que significa que elas podem ser cruzadas, então você freqüentemente encontra algumas variedades que não se encaixam perfeitamente em apenas uma categoria.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *