Home / Natureza / Tipos de Papagaio Verdadeiro

Tipos de Papagaio Verdadeiro

Antes de tudo, é importante saber que não existem papagaios verdadeiros e papagaios falsos, pois essa é uma conclusão lógica quando se trata de papagaios verdadeiros. Na verdade, papagaio verdadeiro é simplesmente o nome dado a determinada espécie de papagaio, assim como o papagaio Campeiro e o papagaio Galego, por exemplo.

Existem apenas duas variedades da espécie, que é o Papagaio Verdadeiro (Amazona aestiva) e o Papagaio Verdadeiro do Chaco (Amazona xanthopteryx), onde a variação de tamanhos e aspectos comportamentais os diferenciam através de tais particularidades.

A principal característica do papagaio verdadeiro, quando comparado a outras espécies de papagaios, é o fato da ave possuir uma mancha azulada no rosto, ao redor do bico. Caso não haja essa mancha azul, então o papagaio deixa de ser o papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) e se torna o papagaio de cabeça amarela (Amazona oratrix), que já é outra espécie.

O papagaio verdadeiro recebeu esse nome pelo fato de ser uma das espécies de papagaio que tem a maior capacidade de fala, e como os papagaios são reconhecidos por reproduzirem várias palavras e até mesmo frases, o papagaio foi taxado como papagaio verdadeiro pelo simples fato de falar mais do que os outros.

É uma espécie que não está em risco de extinção e por isso são comercializados legalmente. A caça dessas aves silvestres é proibida e é crime mantê-las em cativeiro sem autorização das organizações competentes.

O Papagaio Verdadeiro e Sua Capacidade em Reproduzir Sons

Muitas pessoas se desapontam com as demais variedades de papagaios existentes pelo fato de muitos não falarem, mas isso ocorre porque grande parte das aves ainda são muito novas, e o processo de compreensão e reprodução começa a ocorrer pelo sexto ou sétimo mês de vida do papagaio.

A vocalização dependerá do estímulo fornecido pelas pessoas que convivem ao redor do papagaio verdadeiro, que demonstra ser uma ave muito dócil e que necessita de atenção constante.

Se não houver muito tempo por dia para incentivar a fala do papagaio, é importante deixar alguma música calma com palavras compreensíveis tocando que dentro de pouco tempo o papagaio começa a reproduzi-las.

A capacidade de reproduzir centenas de palavras faz com que o papagaio verdadeiro seja uma das espécies mais comercializadas no mundo, especialmente de forma ilegal, já que o valor de um filhote legalizado pode passar dos três mil reais.

Ao redor do Brasil, por exemplo, o papagaio verdadeiro é conhecido especialmente por louro, mas também pode ser reconhecido pelos nomes de papagaio de fronte azul ou de ajuruetê.

Diferença Entre Papagaio Verdadeiro Comum e Papagaio Verdadeiro do Chaco

O papagaio verdadeiro se divide nessas duas subespécies, que possuem características diferentes tanto na aparência quanto no comportamento. Descubra a seguir todos os aspectos que cada uma dessas variedades apresenta.

O Amazona aestiva, ou Papagaio Verdadeiro Comum, é um papagaio que pode chegar a medir 37 centímetros de altura e pesar até 400 gramas. Seu bico é preto, circulado por uma fronte composta por penas azuis, amarelas e verdes. Seu corpo é inteiramente verde, com detalhes vermelhos nos “ombros”. Sua cauda e as pontas de suas asas possuem uma transição de cores do verde para o amarelo.

O Amazona xanthopteryx, ou Papagaio Verdadeiro do Chaco, é um papagaio também conhecido pelo nome de Louro de Asa Amarela. Eles podem ser um pouco maiores do que os seus irmãos Aestiva, podendo chegar até a 40 centímetros de altura.

Amazona Xanthopteryx
Amazona Xanthopteryx

A principal diferença que é perceptível entre as duas variedades é o fato das asas do papagaio verdadeiro do chaco possuírem marcas amarelas grandes em seus ombros, com pequenas marcas vermelhas, enquanto o papagaio verdadeiro comum possui manchas grandes vermelhas.

Distribuição Geográfica dos Tipos de Papagaios Verdadeiros

Os papagaios são aves que carregam o Brasil em suas cores, pois a maioria deles são verdes e amarelos, mas o Papagaio Verdadeiro vai além e possui, ainda, a cor azul em sua face. Mas nem sempre isso caracteriza as aves como sendo de origem brasileira.

A grande parte dos papagaios existentes no mundo são de origem sul americana, distribuídas desde a Argentina até a Venezuela, onde algumas ainda vivem mais acima no mapa, fazendo parte da América Central, principalmente no Panamá e Costa Rica.

A maior concentração de papagaio verdadeiro existe no Brasil, nas densas florestas da Amazônia, distribuídos também pelos arredores, em matas de Roraima, do Amapá, do Pará e do Mato Grosso. Existe uma porção dessas aves sendo protegidas no Parque Nacional Jaú, entremeando a movimentação de aves com a Amazônia.

Fora do Brasil, a região mais comum de se encontrar o papagaio verdadeiro fica nas fronteiras do Panamá com a Colômbia. A cidade de Bogotá é famosa pelo fato da maioria das pessoas terem um papagaio dentro de suas casas.

Conheça o Comportamento dos Tipos de Papagaio Verdadeiro

O famoso louro é conhecido pela enorme facilidade em conviver com os humanos, sendo uma ave altamente doméstica, que dependendo do tratamento, pode viver livremente em uma casa que não irá fugir, assim como um cão ou um gato, por exemplo.

O papagaio verdadeiro, tanto o comum quanto o papagaio verdadeiro de chaco, sempre selecionarão uma pessoa específica para adorar, e sempre demonstrarão contentamento ao ouvir a voz dessa pessoa e que sempre atenderão quando tal pessoa chamar ou der alguma ordem, já que esse papagaio possui uma capacidade enorme de entender ordens e repetir palavras.

Pensa-se que os pets podem ser apenas os gatos e os cachorros, mas é importante saber que as aves são animais extremamente amorosas, que demonstrarão uma empatia absoluta pelas pessoas, ou seja, responderão com o mesmo afeto que receberem.

Alimentar o papagaio verdadeiro, dar carinho e fazer cafuné são atividades que devem ser feitas do primeiro até o último dia de vida do animal, que podem viver até 60 anos de idade, por isso é de extrema importância refletir antes da aquisição do papagaio, já que o papagaio verdadeiro fica facilmente estressado quando se sente sozinho, e começa a ter um comportamento autodestrutivo, como arrancar as próprias penas e também começar a roer os poleiros e itens aleatórios. A qualquer sinal de estresse, é obrigatório levar o animal ao veterinário.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *