Home / Natureza / Curiosidades Sobre a Ervilha

Curiosidades Sobre a Ervilha

As ervilhas são pequeninas bolinhas verdes, frutos da árvore da ervilha conhecida como ervilheira no vernáculo rural. As ervilheiras dão vagens, e dentro dessas vagens existem as suas sementes, que são as ervilhas. Isto é, as ervilhas nada mais são do que as sementes colhidas antes de germinarem completamente.

Quando uma ervilha não é colhida dentro do prazo correto (estipula-se que o tempo ideal para a colheita da vagem seja no período de três meses), essa se tornará rígida a ponto de não ser mais comestível, tornando-se assim uma semente de ervilha, que quando maduras, cairão no solo para que mais ervilheiras possam crescer (afinal, esse é o propósito da natureza).

Não obstante, o cultivador de ervilhas precisa saber que elas continuarão germinando mesmo após a sua colheita, ou seja, as ervilhas tornar-se-ão sementes mesmo fora da vagem. Com isso em mente, deve-se saber que seu consumo precisa ser realizado dentro de pouco tempo, caso contrário, será necessário o congelamento das mesmas.

Ervilha de Debulhar e Ervilha de Quebrar

As ervilhas são catalogadas em duas categorias: as ervilhas de debulhar (ou ervilhas de grão) e as ervilhas de quebrar.

O processo de debulha consiste em separar as sementes da vagem (onde se consome apenas as ervilhas e as vagens são descartadas) e o processo de quebra consiste em usar as vagens para consumo (enquanto ainda estão novas), assim como as suas ervilhas, que são menores do que as de debulho.

Ervilha de Debulhar e Ervilha de Quebrar
Ervilha de Debulhar e Ervilha de Quebrar

Cada categoria possui uma característica visual: as ervilhas de debulhar dão flores brancas, enquanto as ervilhas de quebrar dão flores roxas.

Apesar de serem determinadas em apenas duas categorias, existem mais de 200 variedades de ervilheiras que darão origem a ervilhas distintas, sendo estas lisas ou rugosas e variando de tamanho entre umas e outras.

Benefícios da Ervilha Para o Ser Humano

A ervilha é um alimento extremamente saudável, mas ainda assim não agrada a todos os gostos. Tem pessoas que não comem maionese se esta possuir ervilhas, por exemplo, assim como tem pessoas que não comem maionese pelo fato de haver azeitonas.

Mesmo que as pessoas não gostem, é importante saber que as características que as ervilhas possuem ajudam o corpo a se fortificar e se tornar impenetrável a doenças, pois são fontes de proteínas, quase alcançando o feijão, e todo mundo sabe que feijão faz muito bem para a saúde.

Vale lembrar que, nem sempre as ervilhas serão consumidas frescas e diretamente da colheita, pois estas, após serem colhidas, irão para seleção, depois para o transporte e depois para as gôndolas dos mercados, e dificilmente se encontra ervilha a granel para comprar, a não que essa esteja desidratada ou que tenha se transformado em uma semente de ervilha.

Portanto, as ervilhas para consumo serão vendidas em pacotes congelados ou enlatadas. Quando estas vêm em pacotes congelados, suas características nutricionais sofrerão pouquíssimas baixas, mas quando estas vem enlatadas, elas perdem boa parte de suas características originais devido aos conservantes utilizados para ajudar na duração do produto.

Segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), uma porção de 100 gramas de ervilhas cruas possui 7,5 gramas de proteínas, 14,2 gramas de carboidratos e 9,7 gramas de fibra alimentar, por exemplo. Por outro lado, se considerarmos as ervilhas enlatadas, 100 gramas irão consistir em 4,6 gramas de proteínas, 13,4 gramas de carboidratos e 5,1 de fibra alimentar. Isso representa evidentes quedas nas características nutricionais da ervilha.

Aprenda Como as Ervilhas São Produzidas 

As ervilhas são legumes que não combinam muito com climas áridos e secos, ou seja, o frio será a melhor época para seu plantio. Mas isso não significa que as ervilhas não cresçam no verão. As ervilhas são plantas que produzem o ano inteiro (e são famosas por essa característica), e por isso sempre tem pacotes ou latas disponíveis nos mercados toda as vezes em que se vai lá. Acontece que no inverno e primavera elas germinam de forma mais rápida, sendo assim mais ligadas ao frio do que ao calor.

A colheita das ervilhas, assim como qualquer outro legume, é realizada através de máquinas que removerão as ervilheiras do solo e depois as transportarão para outras máquinas onde será realizado seu debulho ou congelamento (dependendo de qual tipo de ervilha for o plantio). Nesse processo, haverá a seleção e classificação, caso haja mais de uma espécie de ervilha (o que não acontece em grandes plantios). Então em seguida as ervilhas passam por uma lavagem, e nesse ponto elas também passam por uma máquina que irá analisar o tamanho e peso de cada uma, para que o dono da produção receba a quantia correta pelas ervilhas. Depois de tudo isso elas vão para o armazenamento, e então para a distribuição ou para congelamento.

Principais Informações Sobre as Ervilhas

Acompanhe abaixo as principais características sobre esse legume:

1.       Ervilhas nascem a partir da vagem, e alguns tipos de ervilheiras oferecem vagens comestíveis, assim como suas sementes.

2.       Pelo fato das ervilhas serem comestíveis e nascerem de uma planta, estas são consideradas frutos, que são caracterizados como legumes pela população mundial (e não pela botânica), com a ideia de diferenciar frutos doces de frutos amargos ou insossos.

3.       As ervilhas são cultivadas o ano inteiro, mas produzem mais em estações de frio. Seu período médio de germinação se dá em 5 meses, sendo necessário colhe-las dentro de 3 meses.

4.       Registros indicam que as ervilhas passaram a ser cultivadas na transição do homem nômade para o homem sedentário (cerca de 10 mil anos atrás, com o domínio da agricultura).

5.       De acordo com a tabela nutricional de uma lata de ervilha em conserva, uma porção de 100 gramas de ervilhas possui cerca de 87 calorias.

6.       As ervilhas têm origem oriental, sendo amplamente encontradas na Ásia, também entre o norte da África e o Sul da Europa.

Pacote Com Ervilha Chinesa
Pacote Com Ervilha Chinesa

7. As ervilhas são sementes colhidas antes da hora, pois se não forem colhidas a tempo, tornam-se incomestíveis, pois ficarão duras.

8.       As ervilheiras são comumente confundidas com hortaliças, que por sua vez são verduras. É importante saber que as ervilhas são legumes, e não verduras.

9.       Ervilhas cruas ou congeladas possuem características nutricionais superior a ervilhas enlatadas, empacotadas ou em conserva.

10.   Ervilhas podem sem lisas ou enrugadas e algumas variedades terão tamanhos diferentes e sabores diferentes.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *