Home / Animais / Qual Raça de Mini Coelhos é Mais Dócil?

Qual Raça de Mini Coelhos é Mais Dócil?

Apesar do nome Mini Coelho já deixar bem na cara a fofura e doçura desses animais, na hora de escolher qual raça comprar ou adotar, é necessário analisar bem seus comportamentos e características físicas.

Cada coelho possui seu próprio jeitinho que vem conquistado diversas casas e famílias ao redor do mundo. No Brasil não foi diferente. Antigamente era comum casas grandes, ou fazendas, terem coelhos como animais de estimação. Porém com o crescimento urbano e a diminuição de espaço, os coelhos de tamanho normal foram perdendo seu lugar para menores e mais fáceis de cuidar: os mini coelhos.

Sendo assim, se você pretende ter um desses em casa, fizemos uma relação para descobrir qual raça de mini coelho é mais dócil atualmente.

Porque Adotar um Mini Coelho

São vários os motivos que levam as pessoas a quererem um animal de estimação. Os mais populares são cães e gatos, porém também é possível encontrar por aí gente que tem aracnídeos, tartarugas e peixes. Esses motivos normalmente geram uma decisão que pode trazer muita alegria para sua vida, pois esses bichinhos só tem amor para dar. E não é nada diferente com os coelhos.

No começo podem apresentar certo receio, medo e até mesmo estresse. Mas com o tempo, se tratado de forma correta e com muito amor, os coelhinhos vão se soltando e tornando-se bem dóceis com seus donos e pessoas ao redor. Brincadeiras dos mais variados tipos acabam virando rotina para quem tem um desses, e a alegria acaba tomando conta da casa.

Além de essa alegria que os mini coelhos trazem, eles possuem outras vantagens que importam muito na hora da decisão. Eles são econômicos. Após a compra ou adoção de seu coelhinho, seus gastos serão com ração e tosas de vez em quando, dependendo de sua raça. Também são animais bem pequenos, como o próprio nome já diz, então se você mora em apartamentos ou não tem muito espaço para ter animais maiores, os mini coelhos são uma ótima ideia para você.

As Raças Mais Dóceis e Famosas de Mini Coelhos

São no total mais de 50 raças que fazem parte da espécie dos coelhos, e muitas são classificadas como mini coelhos. Algumas delas ganharam uma maior atenção que outras, na maior parte dos casos por terem resultados melhores durante as domesticações. Selecionamos então as que são consideradas mais dóceis por pessoas que já tiverem e tem experiência com esses animais:

  • Teddy Dwerg: É um dos mini coelhos mais peludos que existe e também é muito dócil e calmo. Ele também é chamado de coelho anão, por seu tamanho ser bem pequeno mesmo. Vindo da Europa, esse coelho ainda está crescendo no nosso país, por isso pode ser um pouco mais difícil de encontra-los.
    Teddy Dwerg
    Teddy Dwerg
  • American Fuzzy Lop: Com uma popularidade absurda em todo o continente americano, os Fuzzy Lop são o sonho de toda criança. Esses coelhos são uma das raças que mais gosta de brincar, não parando quase nunca no dia todo. Precisam de toda a atenção possível, então é necessário que o dono esteja sempre atento e com vontade de brincar e cuidar do animalzinho.
    American Fuzzy Lop
    American Fuzzy Lop
  • Lion Head: Os cabeças de leão tem esse nome por ter uma espécie de juba em sua cabeça devido a seu pelo alto. São animais muito simpáticos e calmos, ideais para quem gosta de passar horas e horas com eles no colo fazendo carinho. Precisam, entretanto, de uma atenção maior em relação a seus pelos, pois podem formar nós.
    Lion Head
    Lion Head
  • Belier: É um exemplo em simpatia e docilidade. Gosta de paz, tranquilidade e descanso, logo um carinho de vez em quando é sempre bem-vindo da parte desses animais. Os mini coelhos Belier são bons para casas onde a harmonia reina, caso seja muito barulhenta, não é indicado, pois não gostam de muito barulho e falta de sossego.
    Belier
    Belier

Você pode ler sobre outras raças de mini coelhos aqui: Raças de Mini Coelhos

Cuidados Básicos Com Seu Mini Coelho

Apesar de apresentarem poucos cuidados que envolvam dinheiro e tempo demais, todas essas raças de mini coelho e coelhos comuns, precisam de certos cuidados básicos para que fiquem felizes e possam transmitir toda a alegria que eles possuem.

Como sabemos, os coelhos são animais muito energéticos, que precisam estar sempre em movimento. Até os mais calmos precisam desse tempo de brincadeiras e correrias. Por isso, é ideal que mesmo em um apartamento pequeno, eles tenham um bom espaço para correr, pular e fazer suas trapalhadas. Além de garantir sua felicidade, também os impedem que fiquem estressados e obesos.

E falando em obesidade, coelhos são animais que comem toda hora, logo defecam toda hora. Deve ter sempre uma vasilha de água e alimentos disponíveis para que possam se alimentar. Se você não sabe o que pode ou não dar para seu mini coelho, cheque esse post: O que os coelhos comem?

 

E mantenha também suas gaiolas limpas diariamente, evitando qualquer tipo de sujeira que possa suja-los e fazer uma grande bagunça quando passarem correndo brincando. Já que eles não precisam tomar banho, é bom evitar sujeiras desnecessárias.

Qual a Raça Mais Dócil de Todos os Mini Coelhos

Mesmo que a maioria dos amantes de coelhos e mini coelhos não tenham chegado em um consenso, pois depende de muitas variáveis, como o espaço em que esse animal está, como é tratado, alimentado e vários outros. Ainda assim, é possível ter uma relação do mais dócil a partir de comportamentos e experiências gerais. E o grande campeão é:

O Lion Head. Com sua fofura em forma de juba, é brincalhão e muito simpático e não demora muito para se acostumar em sua nova casa.

Ideal para todas as idades e tipos de pessoas que estão atrás de um bichinho de estimação que seja amável e dócil.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *