Home / Animais / Qual a Melhor Raça de Ganso Para Guarda?

Qual a Melhor Raça de Ganso Para Guarda?

A domesticação de gansos iniciou-se há muito tempo atrás, lá no Egito Antigo. Eles serviam de comida e de uso de suas penas para flechas, e outros adornamentos. Essa cultura ficou para trás por um tempo, esquecendo desses animais e os deixando soltos na natureza. Entretanto, depois de um tempo, pequenos fazendeiros e trabalhadores voltaram a ter criadouros em suas fazendas e casas na Europa para poder ter uma renda e isso se perdurou até hoje.

Em países europeus, você encontra criadouros pequenos e grandes com gansos das mais diversas raças, dependendo sempre de qual o objetivo de lucro com eles. Alguns criam para ter e vender a sua carne ou seus ovos, outros os mantém pelas penas, mas na maioria dos casos é por uma questão lucrativa.

Já no Brasil, a chegada dessa questão de criação de gansos chegou muito mais tarde, e hoje ainda é incomum encontrar criadouros desses animais. E quando achamos, seu objetivo não visa lucro, e sim como um bicho de estimação. Recentemente, porém, essas pessoas encontraram um novo objetivo para esses animais em suas fazendas. Os gansos que servem como guardas!

O que São os Gansos Para Guarda?

Ao pensarmos em um animal de guarda, logo de primeira a imagem que vem em nossa cabeça é a de cachorros grandes e ferozes, como o pitbull. Entretanto, chineses e brasileiros estão descobrindo que outros animais podem servir para esse propósito de uma forma talvez até melhor do que cachorros.

Os gansos possuem uma visão muito boa, sendo melhor muitas vezes que a nossa, além de uma bela audição. A noite seus olhos possuem bons sensores Tudo isso se resume em um ótimo cão de guarda. Mas e a parte assustadora que vai chamar a atenção do proprietário e espantar os intrusos?

Eles tem também! Gansos de guarda costumam ser bem territoriais, logo qualquer um que apresente qualquer tipo de perigo já os deixa nos nervos. Começam a gritar e espernear, chamando a atenção de todos que estiverem por perto, e não tem medo nenhum, correm atrás do invasor para bica-lo. O proprietário pode estar do outro lado do lugar, bem distante, mas vai conseguir ouvir os gritos do animal.

Diferente de cães de guarda, os gansos não aceitam suborno de forma alguma! Não vai ser com um pacote de biscoito ou outra distração que você vai conseguir fazer com que eles parem de gritar e atacar. Na realidade, isso só piora sua raiva e os deixa mais bravos e escandalosos.

Ganso Para Guarda
Ganso Para Guarda

Por isso muitos estão os usando como guardas ao invés de humanos ou cachorros, que são menos confiáveis e influenciáveis, além de também darem mais trabalho tanto para cuidar quanto em gastos. São bem territoriais e defendem seu lugar e principalmente sua fêmea, caso exista uma.

Qual Melhor Raça de Ganso Para Guarda?

No total há mais de 40 raças de gansos. Entretanto, nem todas são boas para usar como guardas. Algumas são ideias pela sua carne, outras já são criadas por causa de suas penas. De qualquer forma, existe uma que é considerada a melhor para ter nesses casos e que é muito utilizada principalmente pelos chineses.

Chamada de Ganso Chinês Sinaleiro, ele tem origem Chinesa e ficou muito popular pelo país. Ele veio do Ganso Chinês Branco ou Ganso Chinês Selvagem, que não possui essa característica de guarda como o sinaleiro. Poucos países europeus conhecem essa subespécie e sabem dessa sua característica tão única, fazendo com que a China e o Brasil sejam privilegiados.

Outra Raça de Ganso de Guarda

Existe outra raça de ganso que faz todo esse papel de “cão de guarda” que possui o mesmo nome, entretanto é de origem africana. O Ganso Sinaleiro Africano possui quase as mesmas características do chinês, entretanto tem suas penas em uma cor mais escura, puxando um cinza médio/escuro.

Foram introduzidos em quase todas as partes do planeta, porém ainda não se tornaram famosos e fáceis de encontrar a venda ou para doação. São mais comuns a venda dos seus ovos, que é rico em sabores para muitas culinárias e acaba servindo para diversos pratos. No Brasil são raros encontrar restaurantes ou pessoas que utilizem esses ovos, mas existe uma pequena demanda sim. É uma boa opção caso prefira não ter um chinês e ainda queira ganhar uma renda extra.

Como Comprar e Cuidar Dos Gansos de Guarda

A compra pode ser feita online, em sites como a OLX e Mercado Livre. Os de lá normalmente vem de criadouros ou fazendas que possuem alguns gansos. Ele é o único que está no mercado fácil que tem essa função, e seus preços variam muito. É possível encontrar filhotes por 75 reais, como também pode-se gastar quase 200 reais em um adulto. Esse preço também dependerá da cidade que você mora, pois alguns lugares possuem menos população de gansos sinaleiros.

O africano apesar de raro, também é encontrado em sites como esses, porém com um preço mais elevado. Pode chegar em até 400 reais um Ganso Sinaleiro Africano, e é mais comum encontrar a venda ovos dessa espécie. Os ovos são bem caros também, uma média de 360 reais por 12 unidades.

Então ao pensar em ter esses animais, devemos lembrar que eles irão ser um investimento. Além do valor da compra, requerem ração específica para sua raça e tamanho. Outro investimento que deverá ser feito é a construção de um cercado que tenha uma parte aberta e outra coberta, fora um lugarzinho que a fêmea possa fazer de ninho, caso compre um casal. Lembre-se que os gansos são animais de maioria monógamos, ou seja, após a morte de seu parceiro, não mais tendem a se juntar com outro ganso e podem entrar até mesmo em depressão.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *