Home / Animais / Mini Coelho Lion Head Cuidados

Mini Coelho Lion Head Cuidados

Como sabemos, os mini coelhos estão tomando conta de famílias por todo o Brasil e mundo. Eles são bem divertidos, além de menores, podendo ser domesticados em casas, apartamentos e qualquer outro lugar. São mais de 50 raças de coelhos disponíveis ao redor do globo, algumas mais dóceis que outras, cada uma com suas características únicas. Uma dessas raças que está na boca do povo é o Lion Head.

O Mini Coelho Lion Head está há pouco tempo no Brasil, mas já tem muitos adoradores logo de cara. Seu estilo e comportamento fizeram com que rapidamente se tornassem animais muito desejados e famosos. Apesar de serem fáceis de cuidar, esses bichinhos requerem uma atenção e cuidados básicos assim como qualquer outro animal. É sobre isso que falaremos hoje.

Lion Head e Suas Características Físicas

Seu nome veio a partir de uma das características físicas mais identificadoras e famosas da raça, que é seu cabelo. Lion Head significa “cabeça de leão”, isso porque a cabeça deles é formada por uma grande juba que os lembra um leão. É bem fofo! Seu corpo é bem compacto e pequeno, raramente passando de 1,5kg.

A pelagem é macia, podendo ser das mais variadas colorações lisas, como vermelho, azul, branco, preto e bege. Seus pelos possuem um comprimento grande e podem apresentar bastante ou menos pelo na face toda.

Características Comportamentais dos Lion Head

O comportamento de um Lion Head é bem dócil e amigável. Costumam se apegar bastante aos seus donos, mas continuam sendo simpáticos com os outros ao seu redor. É, na verdade, considerada uma das raças mais dóceis e amigas de todos os mini coelhos.

São animais bem energéticos também, ou seja, precisam correr e brincar várias horas do dia, parecendo que não dormirão nunca! Esses momentos mais agitados são necessários para que extravasem sua energia e também para que queimem as calorias que ganhou durante o dia comendo. Caso não tenham suas horas felizes, podem ficar mau humorados e engordar, prejudicando sua saúde, consequentemente sua longevidade.

Leia mais sobre os comportamentos Lion Head aqui: Mini Coelho Lion Head comportamento

Mini Coelho Lion Head e Cuidados

Para cuidar dos mini coelhos de forma geral é preciso dar muita atenção e cuidado. Mesmo tendo gastos baixos, eles requerem um dono presente e observador de tudo, pois demonstram a partir de seus comportamentos, fezes e barulhos o que estão sentindo. O Lion Head não seria diferente, entretanto, essa raça possui algumas características que fazem com que os cuidados sejam maiores.

Antes de tudo, o dono deve prestar atenção nos alimentos que irá dar para seu coelhinho. Existe uma lista do que podem ou não comer em suas dietas, porém é aconselhado por veterinários que a dieta tenha ração para mini coelhos, especificamente seu tipo de raça e tamanho, para que consiga suprir tudo que é necessário. Além disso, o dono deve providenciar feno diariamente para esses coelhos, que precisam e gostam muito.

O espaço em que esse coelhinho vai ficar é muito importante. Por ser pequeno, qualquer apartamento pequeno é enorme para eles e um ótimo espaço, porém ao coloca-los em gaiolas muito pequenas, pode se sentir desconfortável. O Lion Head é bem ativo e brincalhão, e isso requer espaço para que possa correr e liberar suas energias, então solta-lo em algum cômodo sem nada que possa fazer-lhe mal todo dia é necessário. Até porque, nenhum animal aguenta passar dias e dias dentro de uma gaiola pequena, no qual mal pode se mexer direito.

Ainda em relação a seu espaço, é preciso que ele seja limpo todos os dias, preferível mais de uma vez ao dia. Os coelhos tendem a comer e beber água o tempo todo, consequentemente, acabam defecando toda hora e em qualquer lugar. O problema dessas fezes é que ao passar correndo, brincando, irá se sujar todo e fazer uma bagunça em seu espaço. É aconselhável não dar banho em coelhos, até porque são animais que não precisam (a não ser em casos extremos), por isso, evitar que se sujem desnecessariamente é ideal.

Manter toda a casa harmoniosa é algo que os Lion Head apreciam muito. Mesmo sendo brincalhões do jeito que são, não são muito fãs de sons altos e festas, assim como a maioria dos mini coelhos, por isso gritaria perto deles não pode. Isso os deixará irritados e também muito estressados, que pode causar uma amargura em seu comportamento.

Os Pelos do Mini Coelho Lion Head
Os Pelos do Mini Coelho Lion Head

Quanto ao seu pelo, por ser bem grande é preciso que seja tosado uma vez no mês, pois continuam sempre a crescer. Outra coisa muito necessária na vida desses bichinhos é a escovação que deve acontecer de 2 a 3 vezes por semana, para que evitem nós. Para fazer essa escovação deve-se usar uma escova especial para isso que pode ser encontrada em qualquer pet shop.

Como, Porque e Onde Comprar/Adotar um Lion Head

Ainda que não estejam em todas as cidades brasileiras, e podem apresentar certa dificuldade de se encontrar em determinadas épocas do ano, o melhor lugar para encontrar e comprar um Lion Head é pela internet. O Mercado Livre é um dos sites que vendem de tudo, incluindo coelhos. A maioria vem de famílias que já tinham um casal de Lion Head, que deu crias e não podiam cuidar de todos (afinal são muitos!). Os preços variam de 100 a 200 reais, dependendo de vários fatores.

Para quem quer adotar, é um processo mais difícil, pois são “raros” no Brasil, então é difícil ver gente os colocando para doação ao invés de vende-los. O mais fácil de achar é em feiras de adoção, onde você vai ter uma grande variedade de animais para doação e escolher aquele que mais te faz bem.

Você pode ler sobre outras raças de mini coelhos aqui: Raças de Mini Coelhos

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *