Home / Animais / Jabuti Piranga Reprodução

Jabuti Piranga Reprodução

Jabutis piranga começam a se reproduzir quando atingem aproximadamente de 7 a 8 anos de idade, embora seus ovos sejam freqüentemente inférteis e as garras sejam menores do que os jabutis piranga totalmente adultos produziriam. É mais provável que você obtenha ovos férteis e filhotes saudáveis ​​se você preferir criar tartarugas maduras, com mais de 10 anos de idade. Vamos conhecer um pouco desse ciclo de reprodução através da experiência de alguns criadores sul americanos.

Alimentação Para uma Boa Reprodução

Um dos aspectos mais importantes da criação bem sucedida de jabutis é alimentá-los com uma dieta variada e nutritiva. Alguns proprietários envolvidos na criação de jabutis piranga relatam as maiores garras e as maiores taxas de nascimento quando os jabutis são alimentados com uma grande variedade de verduras, frutas e vegetais. Os criadores fornecem aos seus grupos de criação uma proteína de origem animal uma vez por semana como parte da dieta global.

No caso de jabutis que não estão sendo criados com fins de reprodução devem ser alimentados com proteína animal apenas uma vez a cada duas semanas. Proteína animal pode vir de ovos cozidos picados, larvas, caracóis, lesmas, vermes, frango cozido ou camarão, ou mesmo salmão ou atum enlatado em água. Uma dieta inadequada pode contribuir para pequenas embreagens, ovos inférteis, embriões mal desenvolvidos e filhotes que não prosperam apesar de receberem bons cuidados.

O Período do Acasalamento

Os jabutis masculinos têm um plastron côncavo, enquanto o plastron das fêmeas tende a ser muito mais planos. Os machos também têm caudas mais longas e um entalhe anal muito mais largo e plano em seu plastron. Alguns machos têm uma “cintura” estreita que lhes dá uma forma que se assemelha a um grande amendoim quando visto de cima.

Normalmente, um macho interessado em acasalar começará andando bastante atrás de uma fêmea. Ele então circunda a fêmea repetidamente, estica a cabeça de modo que fique perto do rosto dela, e sacode a cabeça rapidamente de um lado para o outro. Empurrando, batendo e mordendo até conseguir que a fêmea resolva ceder. Quando enfim conseguir, o macho se posicionará e a montará pela retaguarda. A concavidade de seu plastron permite que ele se encaixe confortavelmente no topo da concha fêmea.

Durante a cópula, o macho fará uma série de grunhidos incomuns ou sons de cacarejo. O cacarejar é tão alto que qualquer um jurará que está ouvindo galinhas.

A reprodução do jabuti piranga pode ocorrer praticamente em qualquer época do ano, mas a maioria dos criadores diz que ela costuma ocorrer durante ou logo após a chuva. Há muitos relatos de que mais de um macho é necessário para o sucesso da criação, a presença de pelo menos dois machos parece estimular a vontade de se reproduzir. Outros acham que apenas um macho é necessário para o sucesso da criação de jabutis.

Os Ovos e a Incubação em Cativeiro

Na natureza, alguns jabutis depositam ovos em folhas no chão da floresta, mas outras fêmeas escavam um ninho antes de botar ovos. Tamanho do ninho varia muito, mas a média é de cerca de 6 centímetros de profundidade. Embora os jabutis em cativeiro ponham ovos no chão do recinto, forneça um ninho grande o suficiente para a fêmea se mover facilmente.

Ovos de jabutis piranga podem ser incubados de várias maneiras. Há quem coloque em toalhas de papel lisas e úmidas dentro de uma caixa de sapatos medindo 12 centímetros de comprimento, 10 centímetros de largura e 4 centímetros de altura. Aproximadamente 60 furos medindo um oitavo de polegada de diâmetro são perfurados nas extremidades e nos lados da caixa. Uma tampa não ventilada cabe no topo.

Jabuti Piranga - Botando Ovos
Jabuti Piranga – Botando Ovos

Uma vez que a fêmea comece a colocar seus ovos, ela também entra em transe, portanto, mantenha quaisquer outros jabutis longe dela e não a perturbe até que ela solte seus ovos e cubra o ninho completamente pra depois se afastar. Quando a fêmea depositar seus ovos, desenterre-os com cuidado. Enterre parcialmente os ovos em pequenos recipientes de comida de plástico numa incubadora que tenha sido preenchida até a metade com vermiculita úmida.

Defina a temperatura da incubadora entre 28 e 32 graus célsius. A umidade na incubadora deve ser mantida em uma constante de 70% a 90% (encher um copo pequeno ou tigela de água para manter este nível de umidade). O período de incubação varia de 120 a 190 dias, mas a média é geralmente de 145 a 150 dias. Por fim, como todos os quelônios, quanto mais velha a fêmea, maior a porcentagem de filhotes. Na idade de 8 a 10 anos, espera-se uma taxa de eclosão de 25 a 50%. Se você tiver a sorte de conseguir fêmeas com 35 a 50 anos, provavelmente verá uma taxa de eclosão de 85 a 100%.

A Emoção de ver Chocar

Jabuti Saindo do Ovo
Jabuti Saindo do Ovo

Leia agora a descrição desse emocionante momento e os cuidados que se fazem necessário, feito por um criador que ganhou seu primeiro jabuti quando criança em 1952 e se apaixonou desde então, transformando o cuidado e a preservação da espécie sua profissão a partir de 1976:

De repente, na casca de um ovo branco puro, aparecerá uma pequena pausa, conhecida como “pip” – a tartaruga do bebê dentro dele cutucou esse pequeno orifício na concha e respirou pela primeira vez.  Isso é feito usando uma pequena projeção na ponta da mandíbula superior do filhote, logo abaixo das narinas, chamada dente de ovo. A minúscula criatura então girará lentamente dentro do ovo enquanto fura buracos semelhantes em um círculo ao redor do ovo. Então, como se um abridor de latas tivesse sido usado, a parte superior do ovo foi cortada. Depois que eu ver um par de boas sementes, eu movo o ovo para uma incubadora de berçário, onde a tartaruga bebê vai terminar de chocar e absorver o saco vitelino. Durante esse tempo, o ovo é colocado em um recipiente de plástico ainda menor forrado com papel toalha que foi saturado com água. O ovo picado é colocado em cima disto, e outro papel toalha saturado e dobrado é colocado sobre o topo do recipiente para criar uma tampa.

Pode levar dois dias para que ocorram quaisquer mudanças, e então, como se o filhote dentro do ovo subitamente acordasse, ele começaria a empurrar a concha de dentro, e então – estourou! – sai uma perna ou duas como a minúscula tartaruga trabalha seu caminho para fora da casca. Às vezes os filhotes emergem da cauda da casca, a menos que haja uma quantidade considerável de saco vitelino que ainda precisa ser absorvido. Uma vez que um filhote esteja fora de sua concha, papel-toalha limpo e umedecido substitui o velho turco no recipiente. O saco vitelino será absorvido dentro de três a quatro dias.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *