Home / Animais / A Zebra é um Mamífero?

A Zebra é um Mamífero?

As zebras ganharam seu espaço rapidamente ao serem descobertas pelos estilistas e designers de moda. Suas listras fizeram um sucesso mundial de grande porte, e por isso foram ficando mais famosas e representadas em todos os lugares possíveis. Entretanto, nosso conhecimento sempre foi muito básico sobre essa espécie de animal, gerando muitas dúvidas sobre seus comportamentos, origem e outros.

Elas são animais bem inteligentes e por isso as dúvidas que acercam a maioria das pessoas, também chega aos biólogos e cientistas. São ainda muitos mistérios sobre a zebra que eles estão trabalhando loucamente para tentar entender e nos dar as respostas completas. Entre essas dúvidas, surge sempre um “a zebra é branca com listras pretas ou pretas com listras brancas?”. Mas para quem é mais curioso e quer saber mais afundo, podem surgir perguntas como “a zebra é um mamífero?” e é exatamente essa que iremos responder hoje.

Origem e Habitat

Esses animais já habitam nosso planeta há muitíssimo tempo. Sua origem foi na África toda e até hoje elas permanecem ali. Ainda que não haja uma exatidão de fatos, o nome Zebra aparentemente vieram dos portugueses. E veio de zevro, um animal que já foi extinto e vivia na época do século 16. Quando os portugueses encontraram as zebras atuais na África, acharam parecidos com os zevros, e deram o nome zebras.

As zebras dividem seu habitat com vários outros animais, alguns exemplos deles são os leões e as girafas. O habitat das zebras é as Savanas e os campos Africanas. Os países variam, alguns populares com altos índices de populações de zebras são a Quênia, Tanzânia e Ruanda. Só é possível encontra-las na África, e foi assim desde sempre, principalmente na África do Sul. Zebras que são encontradas em outros lugares do mundo são exemplares de zoológicos (como em Madagascar!) ou laboratórios de biólogos que estão as estudando e tentando desvendar seus enormes mistérios.

A Zebra é um Mamífero?

Afinal de contas, a pergunta que não quer calar é a zebra é ou não um mamífero? E a resposta é: sim, as zebras são mamíferos.

Esse animal é pertencente da classe mamífero junto com vários outros animais que encontramos na Terra. Para você entender melhor, aqui está detalhadamente:

  • Ela faz parte do reino Animalia (ou seja, animais).
  • Está no filo Chordata (cordados, que em alguma fase da vida apresentaram ou ainda apresentam a notocorda)
  • Classe mamíferos!
  • De ordem Perissodátilos (são os animais terrestres que possuem uma quantidade ímpar de dedos na pata)
  • Família Equidae (os animais que daqueles dedos ímpares, somente um deles é funcional)
  • Gênero: Equus

Existe muitas classificações que cercam as zebras, e em todas elas as compartilham com burros, pôneis, asnos e cavalos. Por isso, se não fosse pelas listras, seriam bem parecidos. Existe até mesmo um caso de um zoológico pintar um burro com listras para fingir que era uma zebra, literalmente bizarro e engraçado!

Casal de Zebra
Casal de Zebra

A classe dos mamíferos tem origem desde o período Jurássico, ou seja, quando ainda existiam e reinavam os dinossauros na Terra. Possuem esse nome, pois as fêmeas conseguem produzir leite para amamentar seus filhos, então tem presentes glândulas mamárias. São mais de 5.416 espécies, e nós estamos no meio, que são divididas em dois grandes grupos: os aquáticos e os terrestres. As zebras se encontram no segundo grupo, pois vivem somente na terra. Todo ano são descobertas novas espécies de animais mamíferos, então esse número nunca para, mostrando quão grande e rica nosso planeta é.

A disposição geográfica desses animais nessa classe também é bem variada. Sendo assim, podemos encontrar as zebras nas savanas africanas e os ursos polares no Polo Norte.

Outro fato interessante é que por dividirem até mesmo o Gênero, é possível ter acasalamento e reprodução entre cavalos e zebras, zebras e burros e zebras e asnos. Os filhotes nascem com características de ambos os animais, mas não são férteis, logo, não conseguem se reproduzir. Por isso acaba sendo poucos e raros animais assim tão diferentes.

Sobre as Zebras

Estes animais são muitíssimos espertos e sociáveis. Sabem como fugir e enganar seus inimigos e predadores a partir da ilusão de ótica e para isso usam uma técnica de ficarem todos sempre juntos em grupos de 17 a 18 zebras. São no total 3 espécies de zebras e suas respectivas 6 subespécies (com uma a mais que foi extinta, mas está em processo de reativação), as mais populares são a Zebra das Planícies, Zebra das Montanhas e Zebra de Grevy. Cada uma delas mora em um lugar diferente da África.

Elas podem medir até 2 metros de altura (comum os machos chegarem nesse tamanho) e chegar perto de meia tonelada, sendo animais bem pesados, e ainda assim rápidos. Essas qualidades são passadas geneticamente de zebra para zebra e já se perduram por muitos séculos. Cada uma dessas espécies possui características únicas, mas a maioria continua com comportamentos e aparência igual. Um desses comportamentos que é igual para todas as zebras é o acasalamento e reprodução. Além de saberem como fugir e ajudar uma a outra quando for necessário.

Tamanha inteligência vem desde a infância, onde é tudo passado geneticamente e no dia-a-dia dessas zebrinhas. Já nascem bem espertas e aprendem rapidamente tudo que precisam aprender. Quando soltas na natureza, as zebras de forma geral, tendem a viver no máximo 30 anos. Isso porque são mais propícias a terem seu habitat destruído, ou serem atacadas por inimigos, como nós humanos, ou predadores como leões e crocodilos. Já as que são mantidas em cativeiros, possuem uma longevidade maior, vivem cerca de 40 anos, pois não tem muitos problemas e obstáculos durante sua vida.

Leia um pouco mais sobre as zebras, suas características, curiosidades e vários outros aqui: Características das zebrasHabitat da zebra e Curiosidades sobre zebras.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *