Home / Plantas / Qual a Maneira Correta De Tomar a Chia Para Emagrecer?

Qual a Maneira Correta De Tomar a Chia Para Emagrecer?

A chia é uma queridinha no mundo das dietas e da alimentação saudável. Possui o nome científico de Salvia hispânica e surgiu na América, especialmente, nas regiões que hoje são habitadas pela Guatemala e o México.  Em formato redondo, a pequena semente pode se apresentar nas cores: cinza, presta e branca. Por possuírem diversos nutrientes, elas são utilizadas com muita frequência em dietas de emagrecimento.

Para ter uma ideia de como esse alimento é valorizado, ele já era usado até mesmo como moeda em diversas civilizações e consumido pelos guerreiros para garantir aquela força a mais durante as batalhas.  Acompanhe o artigo e descubra a melhor maneira de usar a chia para emagrecer. Vamos lá?

Benefícios e Características da Chia

Os nutricionistas destacam que os minerais presentes na semente podem agir de forma muito saudável no nosso corpo,  auxiliando um funcionamento dos músculos, sistema nervoso e também na aceleração do metabolismo.

Já as vitaminas, agem como antioxidante e beneficiam os olhos, coração, cérebro, prevenindo doenças e inflamações. As fibras presentes na chia são importantes aliadas no emagrecimento.

Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea é o aumento da obesidade, que causa inflamações no corpo humano. São exatamente as propriedades anti-inflamatórias da chia que fazem com que o corpo possa ser protegido desse tipo de problema.

As fibras agem no corpo e podem fazem com que a sensação de saciedade aconteça e proporcione uma menor ingestão de alimentos. No estômago, elas formam uma espécie de gel junto com a água ingerida. Essa mistura faz com que a digestão  fique mais desacelerada.

Como Usar a Chia Para o Emagrecimento

Como ela provoca uma melhoria do índice glicêmico, pode ser usada por diabéticos e pessoas que resistem à insulina. Mesmo não sendo considerada um alimento que emagrece, as suas propriedades facilitam a queima de gordura e auxiliam na sua dieta.

Chia Para o Emagrecimento
Chia Para o Emagrecimento

Uma das formas mais indicadas do uso da chia para emagrecimento é o chá. Coloque a semente na água e deixe ferver durante três minutos. Dessa forma, as propriedades como as proteínas, minerais e vitaminas serão ativadas. A indicação é que a bebida seja consumida antes das refeições para evitar inchaço e retenção de líquidos.

Entretanto, essa não é única forma de consumir a chia. Ela pode ser colocada em sucos, vitaminas, frutas , omeletes e onde mais a imaginação permitir. Aproveite e crie pratos inserindo a semente como ingrediente. A farinha e o óleo da chia podem ser usados na fabricação de pães e bolos.

Quantidades e Contraindicações da Semente

Não existe uma quantidade de chia específica que deve ser consumida diariamente. O que os nutricionistas relatam é que existe uma quantidade de fibras que auxiliam a digestão e que deve ser consumida diariamente. Observe que outros alimentos você costuma inserir na sua alimentação e as quantidades de fibras que eles possuem.

De forma geral, podemos dizer que não se deve consumir mais que duas colheres de chia por dia. A medida ideal é a colher de sobremesa, ok? Lembrando que a ingestão de água é essencial para que as fibras presentes na semente possam agir de forma correta.

Não existem contraindicações do consumo da chia para a maior parte das pessoas. Entretanto, aqueles que sofrem com problemas do trato intestinal devem observar o consumo e evitá-lo caso aconteça algum episódio de desconforto. Quem também deve evitar comer chia são os pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos em órgãos do sistema digestório. Em alguns casos, as recomendações médicas são para que esses pacientes não realizem evacuações e a chia pode proporcionar essa situação.

Semente da Chia
Semente da Chia

Lembramos mais uma vez que a hidratação é essencial para que a chia possa agir de forma correta no corpo. Em algumas ocasiões é possível que as pessoas acabem sentindo desconforto caso acabem consumindo a semente e não realizando a ingestão correta de água.

Aprenda Algumas Receitas com Chia

O chá de chia é bem fácil de ser feito. Separe as sementes e as coloque dentro da água. Deixe descansar um pouco e beba em seguida. Conheça agora algumas receitas que também levam a chia como ingrediente:

Pudim de Chia

Você Vai Precisar De:

  •   uma xícara (chá) de leite de coco.
  • 2 colheres (sopa) de chia.
  • meia colher (chá) de extrato de baunilha.

Como Fazer:

Você deve misturar os ingredientes até que eles formem uma pasta homogênea e que se assemelha a gelatina. Coloque a mistura para gelar, espere ficar mais durinha. Depois é só aproveitar essa receita incrível!  Procure consumir o pudim em uma semana, ok? Uma dica adicional é acrescentar frutas e até mesmo geleias. O morango, o mirtilo, além das castanhas combinam muito bem com esse pudim.

Pudim de Chia
Pudim de Chia

Smoothie De Chia E Diversas Frutas

Você Vai Precisar De:

  •  uma dúzia de amoras
  •  três morangos
  •  leite vegetal (150 ml, do leite da sua preferência)
  • uma banana.
  •  Chia

Como Fazer:

Após lavar as frutas, misture-as ao leite e bata tudo no liquidificador. Deixe triturar bem e, por fim, acrescente a chia. Prontinho! Agora é só aproveitar o sabor e os benefícios da chia nessa receita.

E você? Já escolheu que receita contendo chia vai preparar? Além de regular  o intestino que não trabalha muito bem, você sabia que a chia pode trazer benefícios para o nosso bem-estar?

De acordo com pesquisas recentes, a semente pode ajudar a regular a ansiedade e auxiliar com os sintomas da depressão. Além disso, ela pode ser muito importante na prevenção de doenças do coração como hipertensão, colesterol alto e até mesmo a diabetes. O poderoso alimento pode, ainda, ter efeitos no controle da osteoporose e do câncer de mama. Ou seja, um alimento extremamente completo!

Encerramos por aqui! Agora que você já conhece todos os benefícios dessa semente que tal incluí-la na sua alimentação? Agradecemos sua visita no nosso site e fazemos o convite para que continue acompanhando os novos conteúdos do Mundo Ecologia. Caso tenha ficado alguma dúvida é só nos deixar um comentário logo abaixo, ok? Você pode também nos indicar o que gostaria de encontrar por aqui. Até mais!

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *