Home / Plantas / Quais são as Principais Atividades Agrícolas no Brasil?

Quais são as Principais Atividades Agrícolas no Brasil?

O Brasil é o país da diversidade e na agricultura não é diferente. Confira a seguir as principais atividades agrícolas do nosso país.

A história do Brasil está intimamente ligada a agricultura. Uma das principais atividades do setor econômico do Brasil, a agricultura ocupa a maior parte do território do país, além de ser responsável por quase R$100 bilhões no volume de exportação, sendo de grande importância na balança comercial.

Apesar de ser um setor primário quando se trata de economia, as atividades agrícolas impulsionam os negócios do Brasil pelo mundo, o deixando em terceiro lugar nos quesitos de produção e exportação. Pra que isso aconteça, existem muitas variedades de produção, as quais te apresentamos a seguir.

Agricultura e Sua História no Brasil

As atividades agrícolas existem no Brasil desde antes da colonização e vem evoluindo ao longo do tempo, passando por várias transformações. Os índios tinham diversos cultivos, como mandioca, milho e amendoim. Além disso, eles também colhiam frutas nativas.

Quando os europeus chegaram, viram no pau-brasil grandes chances de ganhar dinheiro e, então passaram a extraí-lo e exporta-lo, tornando-o a primeira fonte de economia vinda do país. Com a chegada dos portugueses, passou a se plantar cana-de-açúcar na região Nordeste, foi quando se iniciaram os trabalhos escravos.

Agricultura no Brasil

Na época do Brasil Colônia, foi introduzido o cultivo de café, na região do oeste paulista, que logo fez do país o segundo maior produtor do grão. Aos poucos a produção foi sendo introduzida nas outras regiões do país, mas apenas após a independência que a produção se consolidou.

Entre os anos de 1960 a 1990 foram sendo introduzidos outros cultivos no país, conforme cada região. Em 1973, foi criada a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – que ficou responsável por desenvolver esses novos cultivos. Inclusive nessa época já existia o fomento da agricultura, com disponibilização de créditos para os agricultores, perdão de dívidas em bancos e também havia subsidio para exportar.

Anos 90:  Modernização e Maquinário

A partir da década de 1190, mais especificamente em 1994, as atividades agrícolas tiveram grandes mudanças, onde o Estado deixou de ter tanta participação na atividade, dando chance de o mercado financiar a agricultura, fortalecendo o agronegócio e ajudando os produtores a substituírem a mão de obra por maquinários, o que causou uma grande diminuição da população rural. Essa época foi marcada pela mecanização, pela redução de custos, além do aumento da produtividade.

Hoje, a agricultura está entre as principais atividades que movimentam a economia do Brasil, atuando para manter a subsistência das famílias, para comercio e também para exportação.

Principais Atividades Agrícolas

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) as principais atividades agrícolas do Brasil são:

  • Cana-de-açúcar
  • Café
  • Soja

  • Milho
  • Laranja
  • Algodão
  • Feijão

A seguir, falaremos um pouco mais sobre eles.

Cana-de-Açúcar

Implantada pelos portugueses aqui no Brasil, a cana-de-açúcar foi o primeiro cultivo em larga escala do país. Hoje ela é destinada para produção de açúcar para comercialização e exportação e também para a fabricação do etanol, que tem grande importância econômica.

Conforme dados do IBGE, hoje a cana-de-açúcar ocupa 10% do total de áreas produzidas no país e é responsável por 17% das exportações realizadas. É produzida principalmente na região sudeste e Centro-Oeste, além de Paraná e no litoral do nordeste.

Café

O café também foi muito importante na história do país e atualmente, é produzido em grandes quantidades. Na safra de 2018, segundo a Conab, foram produzidos mais de 59,9 milhões de sacas do grão. Esse valor representou 36% da produção mundial de café no ano passado.

O Grão é cultivado em várias regiões do país, principalmente nos estados de Minas gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás Pará e Amazonas. Sendo que Minas Gerais é o maior produtor.

Soja

Certamente a soja é o principal cultivo do Brasil, fazendo do país o segundo maior produtor do mundo do grão. Além disso, o Brasil é o maior exportador, gerando uma grande movimentação na economia e no agronegócio.

Dentre os produtores de soja do país, destacam-se Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, sendo que o primeiro é o maior produtor do país. Para a safra de 2019/2020 estima-se que o Brasil produza cerca de 123 milhões de toneladas do grão, superando os Estados Unidos na produção mundial.

Milho

O milho está entre os principais cultivos do país, pois além de ser usado para consumo humano em diversas aplicações, também é muito utilizado na pecuária. Segundo pesquisas, o Brasil é o terceiro maior produtor do grão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

Laranja

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, com sua produção concentrada principalmente em são Paulo. Além disso, a produção do país corresponde a metade da produção de laranja no mundo.

Algodão

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de algodão do mundo. Essa cultura é uma das que mais trazem rentabilidade para os produtores, que hoje plantam cerca de 1 milhão de hectares no país. Seu cultivo exige muitos cuidados e precisa de condições climáticas mais específicas. Assim, os estados que produzem algodão são:

  • Mato grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Bahia
  • Maranhão
  • Minas Gerais

Feijão

O Brasil também está entre os principais produtores de feijão do mundo, com cerca de 3 milhões de toneladas produzidas. Dentre os estados que produzem, se destacam Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Goiás, nessa ordem.

Agricultura no Brasil Feijão

Além desses produtos, podemos destacar outros, também de grande importância, como o arroz, o fumo, o cacau e o trigo. Outro setor de grandes produções é o de carnes bovinas, onde o Brasil é o segundo maior produtor.

Desde 2010 o Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, além disso há muito território disponível para produção, o que dá ao país grandes chances de crescimento e aumento da produção.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *