Home / Plantas / Pode Congelar a Romã? Como Guardar e Conservar a Fruta?

Pode Congelar a Romã? Como Guardar e Conservar a Fruta?

A romã é uma das frutas mais conhecidas do mundo, já que no passado era um alimento apenas consumido pelas elites de determinados locais, sendo quase proibida para os outros. Assim, com o tempo a romã foi se tornando um símbolo de prosperidade para todo o planeta.

No Brasil, o consumo da romã se dá de maneira mais intensa nos meses finais do ano, no verão e no fim da primavera, quando a fruta pode ser vista com mais volume nos supermercados. Dessa forma, com o tempo a romã também se transformou em um grande símbolo do Natal e do Ano Novo no Brasil, já que nessa época do ano a fruta pode ser vista com mais facilidade também nas mesas de muitas pessoas.

De qualquer forma, o certo é que a romã possui sabor todo especial e, assim, consegue atrair a todos.

Benefícios da Romã

Além disso, a romã não é apenas muito saborosa, mas também muito útil para o bem-estar pessoal e para a saúda humana. Isso porque, dentre outras coisas, a romã é, por exemplo, uma grande aliada das pessoas na luta contra os sintomas negativos da menopausa.

Nessa fase da vida, é bastante natural que as mulheres sintam dores de cabeça, dores pelo corpo, tenham sensação de calor extremo em alguns momentos e, além disso, fiquem irritadas com facilidade. A romã, portanto, serve para diminuir o impacto desses problemas, controlando melhor os sintomas negativos que a menopausa pode ter em todas as mulheres.

Seja a partir do chá da fruta ou mesmo com o consumo direto do alimento, a romã serve muito bem para ajudar as mulheres em um momento tão diferente e de novidades na vida. Além disso, a romã funciona ainda para os homens, em outro caso muito particular do gênero.

O que acontece é que a romã, pelas propriedades medicinais que possui, é muito útil para evitar o câncer de próstata e, assim, deve ser consumida em intervalos regulares pelos homens a partir de uma certa idade.

Ademais, a romã ainda é muito útil para combater o enfraquecimento das células do corpo humano, já que possui ação antioxidante. A ação antioxidante é aquela que torna as células justamente mais fortes, impedindo que as células do corpo se tornem inúteis rapidamente.

A ação é muito importante para manter a qualidade da pele e, além disso, para manter o funcionamento do organismo humano, sobretudo quando em situações extremas. Dessa forma, fora todos esses fatores positivos, a romã ainda é fonte de ferro, vitamina C, cálcio, zinco, manganês e magnésio, por exemplo.

Assim, com tantos benefícios, era de esperar que os médicos receitassem o uso da romã com frequência, e isso realmente ocorre. Pois, por mais que não esteja explícito pelo médico que o paciente deve fazer uso da romã, por muitas vezes os remédios receitados já contêm a fruta ou são feitos inteiramente com base nela.

Contudo, sendo a romã tão importante para a vida, como fazer para tê-la o ano inteiro e não apenas nos meses que antecedem o Natal? A pergunta é muito importante, então veja abaixo como guardar e conservar a rom

Romã na Mão de uma Pessoa
Romã na Mão de uma Pessoa

Pode Congelar a Romã?

A romã é conhecida por resistir bem ao efeito do tempo quando bem conservada, então, embora a fruta apareça nos supermercados muito mais no Natal e na virada do ano, ainda assim é possível ter alguns exemplares de romã em estoque no seu congelador ou freezer.

Há diferentes formas de realizar o congelamento da romã para guardá-la, mas um método muito comum é fazer a “granada de romã”, que nada mais é do que deixar a romã inteiramente congelada para o armazenamento. Assim, nesse caso não é preciso cortar ou abrir a fruta, deixando-a completamente intacta.

A técnica serve muito bem para, além de deixar a romã completamente inteira para o uso futuro, manter a parte interna da fruta muito bem conservada. Assim, o congelamento será mais eficaz e, ao descongelar, o sabor da romã será o mesmo, já que a parte interna sequer teve contato direto com o gelo.

Romã Partida ao Meio
Romã Partida ao Meio

De qualquer forma, existem ainda outras técnicas e o certo é que, sim, se pode congelar a romã para mantê-la em boas condições e fazê-la durar o ano inteiro.

Como Guardar e Conservar a Romã?

Além do congelamento, que é indicado para prazos mais longos, quando se pretende usar a romã em um espaço maior de tempo, existem também outras maneiras de realizar a conservação da romã.

O mais adequado para prazos curtos, contudo, é simplesmente não deixar a fruta em um local quente ou abafado. Assim, quanto mais fresco, melhor. Contudo, tenha em mente que o seu objetivo não é congelar a romã, pois assim levará mais tempo até que ela esteja pronta para ser consumida e o objetivo é apenas guardá-la por pouco tempo.

Dessa forma, não manter a fruta em um ambiente quente faz com que o processo de apodrecimento demore mais a acontecer e, dessa forma, mantém a romã em boas condições.

Além disso, deixar que a romã sofra variações bruscas de temperatura também pode ser muito ruim para a qualidade da fruta. Logo, não deixa a romã exposta às variações de temperatura drásticas. Recipientes em geral que possuam tampas são muito bem-vindos para o armazenamento da fruta, desde que a romã não esteja em um local quente. Além disso, molhar a fruta antes de guardá-la pode ser ruim.

Como Escolher a Melhor Romã?

Para escolher a melhor Romã, é necessário ter alguns quesitos importantes em mente. Assim, escolha uma romã que esteja bonita e sem traços de marcas, pois esse é o primeiro passo. Adiante, escolha uma romã mais pesada, pois o peso da fruta indica quanto suco ela possui.

Trate também de escolher uma romã de cor acentuada, além de examinar o formato, detalhes que entram na questão da aparência da fruta e podem indicar algum problema.

Por fim, aperte a romã para examinar se há algum ponto amolecido na fruta, o que certamente será um problema em caso positivo. Logo, se a fruta estiver mole, escolha outra.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *