Home / Plantas / Óleo de Gérmen de Trigo para o Rosto, Engravidar e Emagrecer

Óleo de Gérmen de Trigo para o Rosto, Engravidar e Emagrecer

A natureza tem algo de “milagroso” quando temos produtos vindos dela e que serve para as mais diversas finalidades. Tomemos como exemplo o óleo de gérmen de trigo, a parte mais nobre desse cereal, e que pode servir tanto para tratar a pele do seu rosto, quanto para engravidar (acredite).

Vamos saber mais sobre isso?

O que é, de Fato, o Óleo de Gérmen de Trigo?

Esse produto é extraído da parte mais interna do grão de trigo. Digamos que esse óleo seja o “embrião” do cereal, visto que é nele onde está concentrada a maioria dos seus nutrientes. É durante o processamento do trigo que esse gérmen é retirado. Esse processamento é necessário para a extração desse produto, já que as gorduras insaturadas podem reduzir a sua validade.

Nos anos mais recentes, o valor desse óleo ganhou ainda mais espaço, especialmente por ser uma fonte riquíssima de vitamina E. Essa vitamina, por sinal, é um antioxidante muito eficaz, que, entre outros benefícios, retarda o envelhecimento precoce das células, contribuindo bastante para o aumento da imunidade do nosso organismo.

Inclusive, muitos podem confundir o gérmen de trigo com a sua fibra, o que são coisas diferentes. Na fabricação da farinha de trigo, por exemplo, ambos são descartados, e como resultado, temos a farinha branca, que possui algum valor nutricional. A diferença é que p gérmen é o embrião desse cereal, enquanto que a fibra é a camada externa desse grão.

Composição Nutricional do Óleo do Gérmen de Trigo

Além da já citada vitamina E, esse óleo possui vitaminas do complexo B, cuja função é gerar energia e regular o sistema digestivo. Outros nutrientes também se fazem presentes, como o ácido fólico e a vitamina K, bem como potássio, zinco, ferro, cálcio, fósforo e selênio.

Fora essas substâncias, o óleo de gérmen de trigo possui ácidos graxos ômega-3, que ajudam no aumento do chamado colesterol bom (HDL), além da redução do que chamamos de colesterol ruim (ou LDL). Com isso, evitam-se doenças cardiovasculares, tipo hipertensão, por exemplo.

E, por fim, podemos citar que o óleo do gérmen de trigo é uma fonte muito boa de fibras que ajudam no melhoramento do intestino, além de promoverem saciedade. Além disso, ele também possui proteínas que ajudam manter músculos saudáveis, reparando tecidos que estejam danificados.

Esse Óleo Emagrece?

Uma das questões mais frequentes quando se fala do óleo de gérmen e trigo é questionar se o produto ajuda a emagrecer ou não. A verdade é que nenhum alimento por si emagrece única e exclusivamente por causa dele. Há uma série de fatores que precisam ser vistos. Porém, a introdução de certas substâncias no cardápio pode auxiliar na perda de peso, e no ganho de massa magra.

No caso do óleo de gérmen de trigo, a ajuda que ele dá nesse sentido é o fato dele ter uma grande quantidade de fibras em sua composição. Além dessas substâncias ajudarem bastante no funcionamento do intestino e de evitar picos glicêmicos no sangue, elas ainda prolongam uma importante sensação de saciedade.

Gérmen de Trigo

Em suma, quem sente menos fome, come menos, e perde peso. Simples.

Por outro lado, as proteínas presentes nesse óleo auxiliam muito para quem pratica atividades físicas regulares. Dessa forma, o ganho de massa magra fica ainda mais acentuado.

Contudo, é preciso ficar tento, pois o óleo de gérmen de trigo é um alimento bem calórico. Ou seja, se consumido em excesso, esse alimento pode gerar efeitos bastante indesejados. Em outras palavras, moderação é a palavra-chave aqui.

E, para o Rosto? Esse Óleo é Bom?

Na verdade, não apenas para o rosto, mas o óleo de gérmen de trigo é bom para a pele em geral como um todo. Esse produto possui nutrientes de propriedades antioxidantes e regenerativas. São substâncias que tanto evitam o envelhecimento precoce, quanto previne também as indesejáveis rugas. Para quem sofre de psoríase, dermatite e eczema esse óleo também é excelente.

Por esses motivos, esse óleo é considerado um protetor solar muito bom para o corpo, além de aliviar os danos ocasionados por queimaduras solares. Para se evitar acnes, deixar a pele mais lisa e reduzir algumas cicatrizes, esse produto também é interessantíssimo.

É, inclusive, bastante simples usá-lo com essas finalidades, afinal, versões desse óleo de gérmen são amplamente vendidos em lojas de produtos naturais. Pelo fato de ser um ótimo hidratante corporal, trata-se de um ótimo produto para quem sofre de pele seca ou rachada.

Portanto, como deu pra perceber, o óleo de gérmen de trigo é uma ótima pedida, até porque se trata de um produto que ativa a circulação sanguínea, e deixe a pele mais jovem.

E, Finalmente, o que Esse Óleo Tem a Ver com Engravidar?

Pois é, pelo fato desse óleo ser riquíssimo em vitamina E, ele favorece a concepção, já que essa vitamina age diretamente no sistema hormonal. Ou seja, esse óleo e a fertilidade estão intimamente ligados, o que faz com que, obviamente, ajude as mulheres a engravidarem. Isso sem contar que esse produto ainda ajuda a prevenir abortos naturais e partos prematuros.

Fora que a vitamina E é essencial para a mobilidade dos espermatozoides, além de fortalecer tanto a parede do útero, quanto a placenta. O ômega-3, que também faz parte da composição desse óleo, também favorece o desenvolvimento intelectual do bebê, auxiliando também na entrada do espermatozoide no óvulo.

Por Fim, Como Consumir Óleo de Gérmen de Trigo?

É muito fácil incluir esse óleo no seu cardápio usual. Trata-se de um alimento bem versátil, e que cai muito bem sendo complemento de mais um monte de outros alimentos. Uma vantagem é que o sabor desse óleo é bem suave, não deixando o gosto da comida que o acompanha carregado demais. Portanto, ele pode ser acrescentado a vitaminas e sucos.

Ele também pode ser adicionado a pães, bolos e pizzas sem maiores problemas, substituindo, nesses casos, a farinha de trigo. O mais recomendado é usar, no máximo, duas colheres de sopa diariamente que já estará de bom tamanho para se conseguir aproveitar todos os benefícios do produto.

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *