Home / Natureza / Ficha técnica do Lírio do Mar: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha técnica do Lírio do Mar: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Você já ouviu falar em lírio do mar? Um dos animais aquáticos mais bonitos é mais parecido fisicamente com uma planta do que propriamente com um animal. O lírio do mar pertence à classe Crinoidea (filo Echinodermata) e é parente das estrelas, pepinos e ouriços do mar. Siga acompanhando nosso artigo e conheça as peculiaridade e características desse curioso bichinho.

 

Características do Lírio do Mar

Com aparência articulada, o animal pode apresentar mais de sessenta centímetros de comprimento. Entretanto, a maior parte dos indivíduos não chega a alcançar esse tamanho. Podem aparecer em diversas cores, mas as mais comuns são: amarelo, rosa e vermelho, podendo ou não apresentar rajas e algumas pintinhas.

Em geral, possuem cinco braços que utilizam para capturar partículas para sua alimentação. Seu corpo tem formato de pentágono e o seu corpo tem pequenos prolongamentos,  que mais parecem com uma pena flutuando enquanto eles nadam.

Os lírio do mar conseguem se fixar de forma bem forte no fundo do mar através de uma espécie de pé que se chama pedúnculo. Mesmo com toda essa habilidade,  uma grande variedade de peixes se alimentam dos lírios do mar. Caso sejam atacados em apenas uma das partes do seu corpo, pode resistir devido a sua grande capacidade de regeneração.

Como todo equinodermo, eles possuem características como: simetria radial, sistema hidrovascular que permite a circulação de nutrientes e gases pelo corpo e um poderoso esqueleto calcárico que se conecta por meio de placas.

De que se Alimentam os Lírios do Mar?

A maior parte da alimentação dos lírios do mar é constituída por zooplanctons. Mas não pense que os lírios do mar escolhem com muito critério do que eles se alimentam. Boa parte desse processo de alimentação acontece de forma passiva e eles são alimentados também pelo fluxo da água. Entretanto, em algumas ocasiões os lírios do mar também podem comer alguns pequenos animais invertebrados.

Outro detalhe importante sobre a fisiologia dos lírios do mar é que os seus braços possuem estruturas que lembram os cílios e que auxiliam a captação de alimentos. Esses interessantes animais podem ser encontrados na região sudeste do país e costumam se fixar em rochas e corais. Sua origem nos mares aconteceu ainda no período Paleozóico.

Reprodução do Lírio do Mar

Os lírio do mar  se reproduzem de forma sexuada e possuem sexos separados. A fertilização acontece de forma externa. Os lírios do mar pertencem à classe Crinoidea e por realizarem a movimentação de forma muita lenta são comumente encontrados no fundo do mar. Eles são muitas vezes confundidos com espécies de plantas por sua falta de mobilidade e pelo seu aspectos colorido e muito bonito.

Ameaças à Espécie

Com os altos índice de poluição nos mares, o lírio tem sofrido bastante! Além disso, por serem bonitos e diferentes eles são amplamente caçado para fins de aquarismo o que tem prejudicado bastante a espécie. Na região sudeste do Brasil é possível ainda encontrar o lírio do mar nas cores laranja, marrom ou com rajas.

Os estudos sobre esse animal ainda são bem raros. Esse é um ponto negativo, pois esse levantamentos são essenciais para que os pesquisadores posam ter informações qualificadas sobre o bicho. Dessa forma, as políticas de conservação poderão ser direcionadas da forma correta.

Pesquisas do Instituto Costa Brasilis dão conta de um apanhado que mostra quais são as peculiares da espécie tais como: tamanho, cores, forma de reprodução e demais interações dos lírios do mar com o ambiente. O projeto atua em praias do Estado de São Paulo e analisa os animais encontrados na região. Após a avaliação, eles são devolvidos para o seu habitar natural. Muito legal, não é mesmo?

Frequentemente o lírio do mar encontra-se acompanhado de um gastrópode muito interessante. O Annulobaulcis aurisflamma possui uma concha transparente que permite a visualização do seu corpo.

Curiosidades Sobre o Lírio do Mar

  • A ciência considera o lírio do mar como um fóssil vivo. Isso acontece porque ele não sofreu grandes modificações ao longo dos anos. Incrível, não é mesmo?
  • O seu corpo é formado por placas de calcário que possuem a forma de uma taça e são muito resistentes.
  • Algumas espécies possuem tentáculos que possibilitam a sua fixação de forma muito firme no fundo do mar. Esses animais são bem frequentes em praias da região sudeste do Brasil.
  • O ânus e a boca do lírio do mar ficam praticamente no mesmo local.
  • Quando os mergulhadores se deparam o lírio do mar eles visualizam apenas com os seus tentáculos. Isso acontece porque o resto do corpo do lírio do mar fica bem escondidinho!
  • Os lírios do mar possuem um processo muito rápido de regeneração de partes do seu corpo. Além disso, a fecundação acontece de forma externa. Assim, os gametas são liberados na água e lá mesmo ocorre à fecundação.
  • Esses animais possuem hábitos noturnos. O motivo disso é que eles aproveitam para se esconder dos peixes predadores. Assim, é muito comum a circulação de lírios do mar durante a noite.  São espertinhos, não é?
  • Uma das características mais marcantes desses animais é o seu colorido. É impossível não se encantar com tanta beleza!

O nosso artigo acaba por aqui, mas queremos saber a sua opinião. Você já viu algum lírio do mar em alguma praia? Já tinha ouvido falar nesse animal tão diferente? Deixe o seu comentário e não deixe de acompanhar novas informações sobre o lírio do mar. Até a próxima!

 

 

 

 

Veja também

Estrutura da Flor

Ovário Floral: Anatomia e Morfologia

Quando pensamos em flores, muitos de nós admiramos suas cores vibrantes e aromas agradáveis, mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *