Home / Plantas / Ficha Técnica Da Planta Sete-Léguas: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Técnica Da Planta Sete-Léguas: Raiz, Folhas E Caule

Não adianta mais contar, eu já perdi a conta de quantos artigos sobre plantas eu fiz, tudo o que sei é que adoro falar desses seres vivos maravilhosos que embelezam e alegram nossas vidas com as suas cores!

Como já é de costume, hoje eu vim lhe trazer mais uma daquelas espécies de plantas que você não pode deixar de ver ou então vai perder a oportunidade de conhecer algo que possivelmente pode ter aí em sua casa!

Nada de enrolar, vamos começando logo esta matéria, garanto que você vai gostar!

Características E Folhas Da Sete-Léguas

Nunca tinha visto uma espécie com um nome tão diferenciado e você? Ela mais parece algum tipo de animal, digo isso porque o que me vem a mente é aquele bichinho do desenho animado chamado Papa-Léguas, ele está, sempre correndo feito louco tentando escapar do chato Coiote! Mas não vamos perder o foco, não é sobre ele que eu vim falar hoje!

Sabe aquelas plantas que crescem e se desenvolvem em muros, paredes e outros lugares? Elas são chamadas de trepadeiras, justamente pelo fato de que se apoiam em uma determinada superfície afim de poderem se sustentar.

A Sete-Léguas também é da classe das plantas trepadeiras, por isso, pode ser que você a veja por aí fixada em muros e paredes, assim como ocorre com todas as plantas desta categoria.

Se acaso você estiver pensando em ter uma plantinha pequena e bonitinha na sua casa, saiba que esta espécie não é a sua melhor opção, pois ela pode chegar a 12m de altura, por isso, é necessário um ambiente bem aberto para comportar esta dimensão.

Eu não estou exagerando, esta planta é realmente grande, para você ter uma noção saiba que os ramos dela podem alcançar 10m de comprimento, sendo assim, ela é considerada uma espécie com bastante volume e altura.

A grande Sete-Léguas não é só pura grandeza, saiba que também possui folhas belíssimas, elas são bem brilhosas com um tom verde bastante diferenciado.

Outra coisa nesta planta que a diferencia das demais é o fato de que as suas flores possuem um formato super curioso, elas se parecem com trombetas. Curioso isso não?!

Você gosta de flores com tons mais singulares ou prefere uma boa mistura de cores? Bom, a Sete-Léguas possui as suas flores com um tom rosa e detalhes meio avermelhados, lembrando que elas exalam um gostoso perfume!

O período de floração desta espécie acontece por todo ano, mas você vai notar que no verão ocorre com mais intensidade, a Sete-Léguas fica realmente carregada de flores.

Tome cuidado com os frutos da Sete-Léguas, não encontrei nenhuma informação de que são nocivos a nós, mas também não achei nada que incentivasse o seu consumo.

Não se esqueça de que ao desejar plantar a Sete-Léguas é necessário que você encontre uma superfície bem forte para que ela se apoie, por causa do seu volume, pode ser que acabe derrubando uma superfície que seja inferior ao seu peso.

Raiz E Caule Da Sete-Léguas

Quando se trata da raiz e do caule desta planta, eu não tenho nenhuma novidade para lhe contar, estas duas partes possuem uma espessura mediana bem comum em muitos outros tipos de trepadeira.

Caule Da Sete-Léguas
Caule Da Sete-Léguas

Já está afiado(a) quanto a Sete-Léguas? Espero que sim, mas aproveite que já se encontra aqui e venha conferir outras plantas da espécie trepadeira, pode ser que você se apaixone por alguma delas e queira ter em sua casa junto com a sua Sete-Léguas!

Plantas Trepadeiras Belíssimas

Prepare-se para ver espécies maravilhosas, aposto que você vai se apaixonar por todas elas!

A primeira planta que você precisa conhecer é a Bela Emília, ela é tão bela como a Sete-léguas, mas quando se trata de tamanho há uma certa inferioridade referente a primeira espécie, pois a sua altura é de somente 2m.

As flores da Bela Emília são bastante azuis e ainda contam com tons brancos, nem preciso falar que esta mistura dá a ela uma beleza incrível não é?!

Agora falando sobre decoração, saiba que geralmente as trepadeiras são utilizadas em ambientes externos como por exemplo jardins.

A Bela Emília é uma espécie de planta que está espalhada por todo o mundo, tudo isso, graças a sua preferência por países com clima tropical e subtropical. Nosso Brasil é perfeito para ela!

Nossa plantinha azulada é bem tolerante ao frio, mas fique sabendo que ela não pode receber ventos muito intensos, pois isso provoca o seu ressecamento.

A poda é algo bem interessante de se realizar na Bela Emília, com este procedimento você impede que galhos secos e folhas doentes atrapalhem o bom desenvolvimento dela.

Não pense que já terminei a respeito do assunto da poda, além do procedimento tradicional você precisa realizar a chamada “poda drástica”, trata-se de um corte de galhos e folhas de uma maneira mais intensa. No período de 1 a 2 anos você deve realizá-la!

E a Rosa Trepadeira? Já ouviu falar sobre ela? Esta espécie é bem parecida com a rosa tradicional que vemos por aí, mas ela se diferencia um pouco por ser da classe das Trepadeiras!

Esta planta maravilhosa possui até 6m de altura e fica perfeita enfeitando portais de jardins, de sítios e outros ambientes com estas características.

Há um fato bem curioso sobre esta espécie de rosa, pois mesmo sendo uma trepadeira, ela não consegue se fixar nas superfícies sozinha, sendo assim, é necessário que você a coloque em algum lugar amarrada, daí ela ganha a característica de trepadeira.

https://www.youtube.com/watch?v=BI2WmLZ4MfE

A Rosa Trepadeira é mais uma das espécies que existem aqui no Brasil, nosso clima é perfeito para ela e seu desenvolvimento aqui no nosso país é certo, ele ocorre de maneira bem precisa.

Lembre-se de que esta planta precisa de sol pleno, deixe-a exposta por um período de 6 a 7hs por dia.

Agora chegou a vez da Alamanda, esta florzinha amarelada me lembra bem a margarida, mas possui o seu próprio brilho, ou seja, suas próprias características.

Devo lhe dizer que esta espécie é mais uma daquelas que precisa ser cultivada em área aberta, pois como se faz para colocar uma planta de 6m dentro de casa?

Meu(a) caro(a) leitor(a), chegou o momento da despedida, espero que tenha gostado da matéria!

Muito obrigado por sua presença aqui e até a próxima!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *