Home / Plantas / Como Cuidar da Manacá-de-Jardim, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Manacá-de-Jardim, Fazer Mudas e Podar

Manacá é um arbusto sempre-verde de tamanho médio ou pequena árvore com galhos difusos e espalhados; geralmente cresce de 0,5 a 3 metros de altura, mas há relatos de plantas de até 8 metros. A planta tem uma longa história de uso indígena como planta medicinal e ainda é frequentemente usada no fitoterapia moderno.

É frequentemente colhida na natureza para uso medicinal e também é cultivada como uma árvore ornamental nos trópicos, sendo valorizada especialmente por suas flores altamente perfumadas, bonitas, brancas e roxas.

Riscos Conhecidos

A planta inteira contém um alcalóide muito venenoso chamado manacina. É semelhante à estricnina em sua ação. Um extrato de raiz é usado como constituinte de veneno nas setas.

Botânica

Típica da América do Sul – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Encontrado em uma variedade de habitats, incluindo florestas tropicais úmidas e montanhosas; a floresta tropical atlântica mais seca; floresta tropical costeira; e savanas; crescendo em uma variedade de diferentes tipos de solo, em elevações do nível do mar a 3.300 metros.

  • Arbusto sempre-verde
  • Altura: 2,50 m
  • Polinizadores: Insetos
  • Status de cultivo: Ornamental, Selvagem
Manacá de Jardim

Detalhes do Cultivo

Cresce melhor em uma posição com sombra parcial – ao crescer em pleno sol, a folhagem pode queimar e cair. Prefere um solo argiloso, fértil, rico em húmus, úmido, mas bem drenado. Muitas espécies deste gênero crescem selvagens em solos alcalinos e, em solos não alcalinos, todos os membros do gênero podem se beneficiar da adição de algum calcário moído.

Medicinal

Manacá tem uma longa história de uso tradicional na Amazônia. Muitos desses usos foram adotados pelos europeus quando chegaram à América do Sul e a planta é frequentemente usada no fitoterapia moderno. Recomenda-se cautela, no entanto, consulte as notas acima sobre toxicidade.

Pesquisas modernas mostraram que a planta contém uma variedade de compostos ativos, como benzenoides, terpenos, alcalóides, lactonas e lipídios. A raiz, que é a parte principal da planta para uso medicinal, contém cumarinas, alcalóides, lignanas e sapogeninas.

Constituintes ativos incluem dois alcalóides, manaceína e manacina, além de escopoletina e aesculetina (tipos de cumarinas). Pensa-se que a manaceína e o manacino sejam responsáveis ​​por estimular o sistema linfático, enquanto a aesculetina demonstrou alívio da dor, desintoxicação do fígado e atividades anti-inflamatórias.

A escopoletina, encontrada em quantidades significativas na raiz, é um fitoquímico bem conhecido que demonstrou atividade analgésica, anti-inflamatória, antibacteriana, antitumoral, preventiva do câncer, antifúngica e antiespasmódica.

A raiz seca é considerada abortiva, alterada, anestésica tópica, anti-reumática, purificadora de sangue, diaforética, diurética, emética, emmenagoga, laxante, narcótica, purgativa e estimula o sistema linfático. É usado no tratamento de artrite, escrofula, reumatismo e sífilis. No Brasil, toda a planta é usada. Tradicionalmente, a raiz é preparada em uma tintura com álcool para o tratamento de reumatismo e doenças venéreas.

Uma decocção da raiz é usada para tratar calafrios, febres de adultos, artrite e reumatismo, dor nas costas, resfriados comuns, bronquite, doença pulmonar e tuberculose e mordida de cobra, enquanto também é usada como enema no tratamento de distúrbios renais e úlceras.

Considera-se que as folhas têm propriedades semelhantes às raízes, mas são menos ativas farmacologicamente. Eles normalmente são usados ​​apenas quando frescos. Uma tintura das folhas é usada para tratar picadas de cobra, enquanto um emplastro das folhas também é aplicado topicamente.

Manacá de Jardim Chá

Uma decocção de folhas é aplicada externamente como um analgésico tópico e para o tratamento de artrite e reumatismo.

Um cataplasma das folhas é aplicado topicamente como tratamento para doenças da pele, incluindo eczema e úlceras sifilíticas.

Uma planta sagrada e espiritual na Amazônia, onde é usada por xamãs e curanderos na poção ayahuasca (um alucinogênio sagrado), em cerimônias especiais de iniciação e por azar.

Outros Usos

Um óleo essencial, usado em perfumaria, é obtido das flores.

Semente – tem um curto período de viabilidade e não tolera dessecação. Semeado fresco, germina dentro de 2 a 4 semanas.

Manacá de Jardim Óleo Essencial

Camadas

Estacas de madeira verde, enraizadas na areia. Vários jardins têm espécies cujo tronco parece ter sido tecido como uma armação de tecido conectada por uma ” agulha de tricô ” invisível, geralmente com um corpo arredondado, dando ao conjunto uma simetria semelhante ao melhor tratamento dos bonsais.

Para a técnica de tronco retorcido, é uma adaptação de um procedimento realizado por criadores de árvores e arbustos em miniatura, também desenvolvido pelos japoneses e pode ser feito em árvores com caules flexíveis e firmes ao mesmo tempo.

Essa técnica requer algum conhecimento, nada que você precise de pós-graduação em jardinagem, mas você deve escolher as árvores ou arbustos retos que serão submetidos a essa transmutação. Antes que eles imaginem que os troncos retorcidos danifiquem as espécies, isso só acontecerá se duas árvores agrupadas forem diferentes, uma vez que a fusão dos registros reúne todas as espécies em uma.

Existem outras que podem servir para essa bela maneira de decorar o tronco, como a murraya exótica e eugenia uniflora.

Podar

  • A poda mal feita pode realmente causar a morte de uma planta.
  • A poda correta dá força e vigor, melhora o florescimento e o desenvolvimento.
  • Com a poda, o crescimento é controlado, proporcionando a estrutura necessária para que seus galhos suportem o peso.
  • Especialmente nas árvores frutíferas, o crescimento excessivo afeta a produção de flores e depois frutos: a planta concentra suas energias no crescimento e não na produção.
  • A poda bem feita favorece a distribuição adequada dos galhos, a fim de garantir que a luz do sol também chegue ao interior da planta, cresça harmoniosamente e floresça melhor.
  • A poda regular limpa para que o ar e a luz cheguem ao centro.
  • A poda anual dos galhos das árvores faz com que as raízes se desenvolvam muito menos.
  • Peças danificadas ou doentes devem ser removidas.
  • Elimine os galhos que transbordam o volume do copo, chupetas e crescimento bagunçado.
  • É um erro pensar que, ao podar mais um pinheiro, ele crescerá mais rapidamente; Pelo contrário, o crescimento é atrasado e eles não ganham peso ou troncos ou galhos. Remova um ou dois andares inferiores de cada vez e paciência.
  • As flores que murcham devem ser removidas, para estética e porque estimularão mais.
  • Uma árvore não deve ser podada porque é muito grande ou muito antiga ou porque é habitual podá-la pelo sistema.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *