Home / Plantas / Chá de Folhas de Jamelão Emagrece? Como Preparar?

Chá de Folhas de Jamelão Emagrece? Como Preparar?

O Jamelão, também chamado Jambolão, Jambeiro ou Oliva, é uma árvore frutífera com 10 a 15 m de altura, casca casca ramificada e exuberante e fruto roxo comestível. Vem da Índia, com sua ocorrência natural em climas quentes e úmidos, principalmente nos trópicos. Aqui no Brasil, o jamelão se adaptou à região nordeste.

A árvore do Jamelão tem folhas lisas e brilhantes. Mas o chá feito com essas folhas contribui para a perda de peso? Alguns sites de chá chegaram a publicar que uma das aplicações da bebida é para quem está focado na perda de peso. No entanto, como os sites não explicam como isso acontece, a alegação não é suficiente para acertar o martelo e dizer que o chá de jamel diminui.

Ou seja, nesse sentido, nada está provado. Por sua vez, alguns estudos dizem que Jamelão é uma planta que possui propriedades diuréticas. Isso significa que promove a excreção urinária de água do corpo, o que é útil em casos de retenção de líquidos. O que isso tem a ver com perda de peso? É que a retenção de líquidos é uma condição conhecida por deixar o corpo inchado. No entanto, com referência às propriedades medicinais da planta, não foi indicado quais partes estão associadas ao efeito diurético. Ou seja, não há certeza de que as plantas tenham esse efeito.

Em resumo, como também não encontramos informações sobre estudos que decidem as folhas de chá de jamel, não podemos dizer com convicção que a afirmação é verdadeira. Portanto, se você deseja perder peso, o conselho que deixamos é seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, e praticar exercícios físicos regulares porque ajudam a promover a queima de calorias, sempre contando com ela. o acompanhamento de nutricionistas e professores de educação física para garantir a segurança e a eficiência do processo.

Para Que Serve o Chá de Jamelão?

Em artigo publicado em 2011 no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os drs. Rodrigo Moreira, doutor em Endocrinologia da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que há relatos que atribuem a propriedade antialérgica às folhas de Jamelão. Para o médico, no entanto, as propriedades medicinais relacionadas ao jamelão são altamente controversas.

No entanto, um relatório de 2013 publicado no site Correio Popular relatou um estudo do Instituto de Tecnologia Farmacêutica Oswaldo Cruz (Fiocruz) (Farmanguinhos) investigando os efeitos antialérgicos do chá de folhas. De acordo com o relatório, o estudo mostrou que Jamelão tem um efeito antialérgico semelhante à corticóide dexametasona, que é frequentemente usada em casos de alergias.

Durante o estudo, os pesquisadores injetaram nas patas dos ratos uma substância que induz uma imagem que imita uma reação alérgica e causa inchaço. Extratos aquosos orais de folhas de plantas, incluindo jamelão, foram administrados por via oral – enquanto os outros extratos não tiveram efeito positivo significativo, o chá jamelão permitiu uma redução de 80% no inchaço em meia hora, informou o relatório.

Os pesquisadores também testaram a folha de chá de jamel em camundongos alérgicos à albumina (proteína do ovo), injetados albumina na pata do animal e na cavidade torácica, relataram o relatório, que também relatou que a ingestão oral do extrato aquoso do jamelão da folha promoveu 80% Diminuição do inchaço da pata desses animais em 30 minutos.

Mas cuidado com o fato de que o experimento foi realizado com ratos – não com humanos. Portanto, se você tiver algum tipo de alergia, siga o tratamento que seu médico lhe deu para lidar com o problema e use o chá Jamel apenas se for permitido.

Inflamação

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Medicamentos da Fiocruz (Farmanguinhos) também descobriram que o chá Jamelão pode ajudar a combater a inflamação. No estudo, eles injetaram um produto químico capaz de induzir inflamação na pata do rato, causando inchaço no local.

Durante um período de quatro horas, os extratos aquosos de Eugenia aquea (uma espécie de Jambo), cereja do Rio Grande, Grumixama, mostraram 50% no inchaço. Como o experimento foi realizado em ratos e não em humanos, não há como garantir que os resultados sejam os mesmos em humanos.

Diabetes

Um estudo publicado em 2000 analisou os efeitos do chá Jamel em voluntários saudáveis ​​que não afetaram os níveis de glicose. O chá de folhas de Jamelão ambém foi estudado em um estudo como uma forma de tratamento para pacientes com diabetes tipo 2 em comparação com um placebo e glibenclamida – esta é uma cura bem conhecida para o tratamento da diabetes, disse o médico.

Após 28 dias de tratamento, a glibenclamida resultou em uma diminuição significativa no nível de glicose, enquanto o placebo e o jamelontee não tiveram efeito clínico significativo nos níveis de glicose.

Como Fazer? Receita Chá de Jamelão

½ litro de água;
10 folhas de Jamelão.
Tipo de preparação:

  • Coloque a água em uma panela e deixe ferver.
  • Após o cozimento, junte as folhas de jamelão e desligue o fogo;
  • Cubra a panela e deixe o chá descansar por 15 minutos.
  • O ideal é tomar um chá logo após a sua preparação (não necessariamente todo o conteúdo sendo preparado de uma vez) antes que o oxigênio do ar destrua seus compostos ativos. O chá normalmente retém substâncias importantes por até 24 horas após a preparação, mas após esse período as perdas são consideráveis.

Certifique-se de que as folhas de jamelão usadas para preparar o chá sejam de boa qualidade, de boa origem, orgânicas, bem limpas e desinfetadas e não contenham substâncias ou produtos que possam prejudicar sua saúde.

Cuidados

Há evidências de que a bebida é contra-indicada para quem tem diabetes. Se você tem esta doença, consulte o seu médico antes de tomar chá. Essa indicação para consultar o médico não é apenas para quem tem diabetes, mas para qualquer pessoa, especialmente crianças, idosos, adolescentes, mulheres grávidas ou amamentando seus bebês e pessoas que sofrem de qualquer tipo de doença ou condição de saúde sofrer. Isso é importante para garantir que o chá não possa prejudicá-lo e saber qual dosagem é segura para o seu caso.

Chá de Jamelão

Se você usar a bebida para ajudar com problemas de saúde, peça permissão ao médico e não dê o chá ao local de tratamento, pois pode causar sérios danos à saúde, ok? Também é importante que você informe o médico e qualquer medicamento, suplemento de ervas, ervas, plantas, chá ou outro produto natural para que ele possa testar se não há chance de a substância interferir com o chá de jamel A interação entra na sua saúde.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *