Home / Plantas / Chá de Folha de Pitanga e seus Benefícios. Ele Emagrece?

Chá de Folha de Pitanga e seus Benefícios. Ele Emagrece?

Algumas plantas podem fornecer chás bem poderosos, que servem para uma infinidade de coisas. Podemos citar, por exemplo, o chá feito com a folha de pitanga, que é uma bebida bem eficaz no que diz respeito a algumas questões de saúde.

A seguir, vamos falar mais a respeito dos reais ganhos que essa bebida pode trazer, além de elucidar se ela faz você perder peso, ou não.

A Pitangueira e suas Características

Antes de falarmos do chá da folha da pitanga, propriamente dito, convém mostrar um pouco do fruto do qual pertence essa folha, ou, melhor ainda, da árvore desse fruto: a pitangueira. Nessa mesma árvore, podem nascer pitangas com cores distintas, como verde, amarelo, laranja e vermelho. Tudo vai depender do grau da maturação do fruto.

Interessante notar, inclusive, que a pitanga, em si, não é normalmente encontrada em mercados, já quem se trata de um produto que pode se estragar muito fácil no transporte. Ainda assim, trata-se de um fruto cuja árvore pode ser facilmente encontrada, já que ela se dá muito bem em nosso clima.

Originalmente, a pitangueira é nativa da mata atlântica, sendo encontrada da Paraíba até o Rio Grande do Sul. Por sinal, o nome pitanga vem de um termo tupi (“ybápytanga”), e que significa, literalmente, fruto avermelhado. Já, em termos de tamanho, a pitangueira pode atingir até 12 metros de altura.

Há a existência de flores que antecedem o nascimento das pitangas, sendo da cor branca, e que servem de alimento para as abelhas, fornecendo pólen em abundância.

E, Quanto ao Chá da Folha de Pitanga?

Este é um chá que possui propriedades medicinais bem fortes. Comumente, ele é usado para o tratamento da diarreia, além de ser muito bom para a diabetes também. Isso se deve pelo fato de que a pitanga possui um elemento chamado pitanguina, muito utilizada em tratamentos caseiros.

Trata-se de um chá que também é ótimo para ser usado como calmante, diurético, ajudar a melhorar as febres em geral, combate doenças de estômago, hipertensão, reumatismo, bronquite e até mesmo enfermidades ligadas ao coração.

Tantas propriedades também se devem ao fato da pitanga ser uma fruta bastante rica em vitamina A, tendo ainda em sua composição o licopeno, uma substância que, entre outras coisas, combate o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. Isso tudo sem contar que o chá da folha de pitanga tem uma grande ação antioxidante, bloqueando boa parte dos danos causados pelos chamados radicais livres.

O bom é que para preparar o chá com a folha de pitanga é muito simples. Basta colocar três colheres dessa folha em 1 litro de água. Quando esta estiver fervendo, desligue e deixe o chá abafar por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Vale lembrar que o ideal é que se tome o chá logo após o seu preparo, e como não é recomendado tomar uma quantidade grande dessa bebida, a melhor maneira é preparar uma quantidade relativamente pequena para tomar de uma só vez, sem exageros. Até porque se passar muito tempo o oxigênio presente no ar destrói o componentes ativos do chá, e ele perde as propriedades que tanto se quer usar. Geralmente, os chás preservam substâncias importantes por um período de até 24 horas, no máximo.

E, claro, lembre-se sempre que as próprias folhas de pitanga precisam ser selecionadas com cuidado, tendo boa aparência, preferencialmente, não estando nem infectadas, nem estragadas. Assim, você terá a certeza de que o seu chá será de ótima qualidade, e que atenderá às necessidades descritas aqui neste texto.

Mas, e Quanto a Emagrecer? Esse Chá Funciona?

Pelo fato de ter propriedades consideradas relaxantes, o chá da folha de pitanga pode amenizar aquela compulsão constante de ficar comendo a todo tempo, por exemplo. Controlando a ansiedade de comum muito (e, consequentemente, de forma ruim), isso acaba, sim, auxiliando indiretamente na perda de peso.

Ou seja, não se trata de um tipo de bebida que, em si, faz alguém emagrecer de maneira “milagrosa”. Porém, os efeitos calmantes que ela causa são muito bem-vindos para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Digamos que seja um chá que dá certo “estímulo” a quem procura emagrecer, algo que, comumente, é uma tarefa bem difícil e estressante.

No entanto, é bom deixar bem claro que não há estudos concretos que afirmem categoricamente de que o chá da folha de pitanga realmente emagrece. E, é claro que lembramos aqui que nenhum chá faz perder peso somente por ele. Trata-se de um conjunto de ações que a pessoa tem que levar em consideração na hora de perder peso.

É preciso que haja toda uma reeducação alimentar, além da realização de atividades físicas regulares. Afinal, ter uma vida sedentária e comer muito, não dá. Nem p chá mais poderoso do mundo você perder peso desse jeito.

Cuidados Básicos Com o Chá da Folha de Pitanga

Isso daqui é óbvio: antes de tomar qualquer substância para fins medicinais, é necessário que você procure um médico da área para lhe orientar melhor. Inclusive, no caso da perda de peso, o ideal é a consulta a um nutricionista. Essa é uma orientação que vale para todos, de todas as idades, em especial, mulheres que estejam grávidas, crianças e idosos.

Falar com um médico também se faz necessário para saber se é possível tomar o chá da folha de pitanga junto com determinados remédios, se essa mistura não dará alguma reação adversa que possa prejudicar a saúde de alguma forma.

Inclusive, não é recomendado tomar mais do que três xícaras desse chá por dia. Ainda assim, é indicado pedir orientação de um médico para saber qual dosagem pode ser tomada diariamente, especificamente, por você.

Ainda é bom frisar que por se tratar de uma bebida de efeito diurético, ou seja, que elimina o líquido do corpo através da urina, é preciso respeitar a dosagem que o seu sistema renal suporta, para que não hajam complicações futuras, por menores que sejam.

Por fim, podemos dizer que esse tipo de chá interfere diretamente na quantidade de potássio do nosso corpo, o que vir a causar problemas relacionados com a frequência cardíaca.

A regra é simples: tomar o chá, pode. Mas, com moderação, e orientação profissional.

Veja também

Qual é a Flor Símbolo da Amizade? Do Amor Platônico?

Ao escolher uma flor que simboliza a amizade, até mesmo os amigos mais tímidos podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *