Home / Plantas / Casca de Melancia: Benefícios Para os Cabelos, Rins e Características Afrodisíacas

Casca de Melancia: Benefícios Para os Cabelos, Rins e Características Afrodisíacas

A melancia constantemente figura entre as 5 ou 6 espécies frutíferas mais importantes para o segmento da agricultura brasileira. Só que agora já se sabe que ela também oferece benefícios relacionados com a saúde dos cabelos, rins, além de apresentar características afrodisíacas.

Engana-se quem pensa que aquela exorbitância, capaz de atingir vertiginosos 40 ou 50 cm de comprimento, e até 20 kg de peso, é apenas e tão somente uma espécie para ser apreciada in natura nos intervalos entre as refeições; apenas para aproveitar-se da sua refrescância e capacidade de hidratação sem igual na natureza.

Nada disso!

Altos níveis de carboidratos, antioxidantes, vitaminas do complexo B, além de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, fazem da melancia um dos grandes aliados da saúde dos rins, pele, cabelo, unhas, sistema imunológico e aparelho digestivo.

Mas a melancia (ou, melhor, a casca da melancia) é também uma aliada de quem precisa melhorar o seu desempenho sexual, graças às suas características afrodisíacas, que podem ser aproveitadas especialmente naquela parte esbranquiçada, em função de ser um excelente vasodilatador e promotor de uma maior irrigação dos vasos sanguíneos.

Na verdade não há partes da melancia que não possam ser aproveitadas: sementes, talos, folhas, cascas e frutos possuem altas taxas de nutrientes, além de serem um verdadeiro manancial de fibras, muitas fibras! Fibras em abundância!– Uma das suas principais características.

Casca De Melancia: Benefícios Para Os Cabelos, Rins E Características Afrodisíacas

Um dos principais benefícios da casca da melancia está diretamente relacionado, como dissemos, com a melhora do desempenho sexual masculino e feminino.

Isso por causa das suas excelentes quantidades de vitaminas do complexo B que, como se sabe, atuam nas paredes de veias e artérias, relaxando-as e descontraindo-as – o que facilita a circulação sanguínea.

Além disso, a melancia é, como dissemos, um verdadeiro manancial de sais minerais, como o zinco, que atua na manutenção dos níveis de testosterona – um hormônio vital para o metabolismo sexual masculino.

As últimas descobertas feitas por pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (EUA), concluíram que o consumo da casca de melancia, além dos reconhecidos benefícios para os cabelos e rins, também produz efeitos afrodisíacos, já que as suas propriedades atuam na formação em massa do óxido nítrico nas veias e artérias, um poderoso vasodilatador capaz de levar a um estado de relaxamento das suas paredes.

O processo ocorre por etapas. De acordo com os estudiosos, a casca da melancia (especialmente aquela parte esbranquiçada) é uma verdadeira fonte de citrulina, importante fitonutriente que, ao converter-se em arginina, cria as condições necessárias para o aumento da quantidade de óxido nítrico no sangue.

Os responsáveis pela pesquisa chamam a atenção apenas para o fato de que a produção dessa citrulina, com consequente aumento da quantidade de óxido nítrico, não é, de maneira alguma, um ação automática.

Essa operação na verdade irá depender de cada indivíduo, dos seus hábitos alimentares, consumo regular de água, prática de exercícios físicos, entre outros fatores que serão determinantes para a formação da substância no organismo.

Além Das Características Afrodisíacas E Dos Benefícios Para a Pele, a Importância Da Casca De Melancia Para Os Rins

Benefícios da Casca de Melancia
Benefícios da Casca de Melancia

O potencial das sementes de melancia para o combate a diversos transtornos renais já é por demais conhecido. Mas agora já se sabe, também, que as suas cascas secas, batidas com outros ingredientes (sucos, iogurte, etc), ou mesmo como um componente de receitas, podem contribuir para a saúde dos rins e de outros órgãos importantes do corpo humano.

Esse potencial está relacionado com as suas excelentes propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, que atuam protegendo as células renais de danos oxidativos, combatem possíveis infecções, estimulam a micção, entre outras ações que, em combinação com uma mudança nos hábitos de vida, são capazes de auxiliar na manutenção desse que é um dos órgãos vitais do organismo.

Mas como se não bastassem essas sua propriedades (benefícios para a pele, rins, características afrodisíacas, entre outros), a casca de melancia também contribui para a manutenção de um coração saudável, na medida em que esses antioxidantes, propriedades analgésicas e anti-inflamatórias contribuem para a eliminação de toxinas.

E mais: reduzem os riscos de transtornos cardiovasculares, pois impedem a obstrução de veias e artérias, por meio da quebra de moléculas de gorduras, vasodilatação, relaxamento das paredes das artérias, entre outras ações que regularizam o fluxo sanguíneo, além de permitirem que água, oxigênio e demais nutrientes cheguem até os músculos cardíacos.

Porém nunca é demais lembrar que tais benefícios só podem ser percebidos após alguns meses em constante uso de vegetais como a melancia, além do fato de que será necessário unir a esse consumo a prática de hábitos saudáveis, que envolvem atividades físicas, consumo regular de água e atitudes positivas perante a vida.

Como a Casca De Melancia Pode Contribuir Para Melhorar a Aparência?

São basicamente os mesmos motivos que fazem a casca de melancia produzir benefícios, tanto de caráter afrodisíaco (e para o estabelecimento da saúde dos rins) como, por exemplo, para a saúde dos cabelos.

A espécie é rica em óleos essenciais, que podem ser extraídos apenas ao triturar a sua casca. Além disso, é rica em vitamina A, e como se sabe, essa é uma das substâncias mais importantes para preservação das células capilares, pois evita a sua degradação, e como consequência, garante a elasticidade e firmeza dos fios.

A vitamina B2, encontrada na casca da melancia, além dos seus resultados afrodisícaos e da sua ação contra a degradação dos rins, ainda contribui para a garantia da saúde dos cabelos, na medida em que evita o seu enfraquecimento e atua durante a formação dos fios.

Já a vitamina C, além dos seus já reconhecidos efeitos antioxidantes, ainda é uma substância que atua diretamente na produção de colágeno, equilibra a quantidade de ferro no sangue (indispensável para a saúde capilar), além de tornar os fios mais fortes e resistentes.

E como uma técnica capaz de realizar verdadeiros “milagres” na constituição dos fios capilares, experimente triturar uma fatia grossa de casca de melancia juntamente com uma boa máscara capilar, suficiente para formar uma pasta consistente.

Deixe agir no cabelo por pelo menos 15 ou 20 minutos, utilize uma touca térmica e, findo esse prazo, enxague até tirar todo o excesso.

Porém nunca é demais lembrar que todo e qualquer procedimento deverá receber assentimento de um profissional em medicina, já que um tratamento, seja ele tradicional ou não convencional, para que tenha êxito, deverá ser personalizado, e de acordo com as características de cada paciente.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo por meio de um comentário. E aguarde os nossos próximos conteúdos.

Veja também

Xícara de Chá de Hibisco

Hibisco: Benefícios e Malefícios Para o Homem

O hibisco é consumido principalmente em chá das suas folhas, ele está entre as plantas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *