Home / Plantas / Óleo de Gabiroba: Benefícios para a Saúde

Óleo de Gabiroba: Benefícios para a Saúde

A gabiroba é também conhecida como a planta de mil nomes. Sua nomenclatura é indígena e sofreu inúmeras modificações considerando sua viagem por diversas régios e povos brasileiros. O nome original do Tupi Guarani tem significados conjuntos. Os termos originais para a nomenclatura são Wa’bi: “Assim que comer”; Rob “amargo”. Faz referencia à casca amarga da fruta.

Características da Gabiroba

A fruta é para muitos um elemento nostálgico, principalmente para quem cresceu nos anos 90 na região sul e sudeste do Brasil. Era possível encontrar, naquela época, muitos pés de gabiroba pelas ruas. Crianças subiam e colhiam gabiroba. Hoje tornou-se um elemento que marcou essa época para muitos.

Ainda é cultivada em pomares e pode ser encontrada em alguns lugares urbanos. Sua árvore chama-se gabirobeira.A árvore pode chegar a mais de 15 metros de altura, produz flores e frutos o que a deixa ainda mais robusta e bela.

Essas características fazem com quem a gabirobeira seja uma ótima arvore para a arborização urbana. Sua resistência pode aguentar os ataques que uma cidade pode fazer a uma árvore.

Sua presença no sul e sudeste confirma que é uma arvore resistente a poluição, mas não é nativa daqui e se identifica melhor com serrado e mata atlântica.

A fruta é pequena e amarela quando madura, quando ainda não está pronta para consumo, é verde. Apesar do nome sugerir sua casca amarga, o fruto é adocicado. Seus galhos são fora de padrões, e suas folhas são verde-escuro no topo da arvore e verde-claro na parte de baixo.

O tronco da gabirobeira é grosso e muito utilizado industrialmente. No início da primavera começa sua floração que dura até novembro ou começo de dezembro. Juntamente com o fim de sua floração inicia a frutificação, nos períodos entre o fim de uma e inicio de outra é possível encontrar uma gabirobeira adulta cheia de flores, furtos grande e robusta.

Gabiroba: Como Cultivar

As sementes podem ser encontradas no interior da fruta, mas assim que retiradas devem ser rapidamente plantadas, ou perderão sua capacidade de germinar. A resistência da gabiroba se desenvolve em sua fase adulta, depois de 5 anos. Para o plantio, é necessário que a terra tenha os nutrientes corretos e que a rega seja diária aé o terceiro mês.

Cultivo de Gabiroba
Cultivo de Gabiroba

Os primeiros frutos já poderão ser colhidos a partir do terceiro ano da gabirobeira. A partir de então as regas podem ser periódicas e ela se desenvolverá bastante por conta própria.

As podas iniciais precisaram ser feitas para que se formem bem, retire também alguns ramos e galhos que cresceram em seu tronco.

Adube com adubo orgânico e NPK 10-10-10, isso será suficiente. De ano em ano refaça a adubação, depois do terceiro ano não será mais necessário.

A gabirobeira se desenvolve bem em climas tropicais. Precisa de água, mas consegue se manter tranquila em tempos de seca. Precisa sempre de exposição ao sol e sua resistência pode até aguentar solos desnutridos ou secos.

O segredo para o bom desenvolvimento de sua planta é estar sempre em observação, analisando semanalmente o que ela precisa, atento às pragas, queimaduras, desidratação e etc.

Óleo de Gabiroba

O óleo extraído da guabiroba tem o aroma como principal função. Sendo um ótimo elemento na fabricação de perfumes e colônias. O óleo tem muitas funções farmacêuticas e medicinais além do cheiro delicioso.

Atua como relaxante, calmante, anti-inflamatório. Muito utilizado também em sessões de aromaterapia. Há diversas pesquisas e relatos sobre o poder terapêutico e medicinal do óleo dessa fruta além de todas as suas funções culinárias.

Gabiroba: Benefícios para a Saúde

O fruto da gabirobeira é rico em proteínas, carboidratos. É famosa por ser rica em vitaminas C e do complexo B. Para ter acesso a essas propriedades deve-se consumir a fruta in natura ou em sucos, sorvetes, sobremesas, no caso dos frutos. É possível realizar banhos de assento; Infusão de folhas; Chás de folhas e talos, etc. Sempre atento para que os processos não retirem totalmente a vitamina desejada.

Os benefícios para a saúde são vários, veja alguns:

  • Anemia: A gabiroba é utilizada para diminuir o nível de açúcar no sangue. É utilizada para aumentar a forca e vigor em casos de fraqueza generalizada.
  • Infecções: Pode tratar feridas, dores, contusões e até induzir o parto. O processo deve incluir limpeza de onde será o tratamento para que as propriedades da fruta possam agir.
  • Intestino: Problemas de disenteria, diarreia ou dores no estomago estão na lista de problemas que a gabiroba pode resolver.

Além disso, é diurética e previne problemas urinários.

  • Emagrecimento: Diferentes de muitas frutas que produzem a sensação de saciedade, a gabiroba pode ir além no processo de perda de peso e pode até auxiliar no ganho de massa muscular. Suas proteínas contribuem no desenvolvimento da massa, músculos, fortalece os ossos e ligamentos.
  • Pele: A vitamina C, encontrada na gabiroba, melhora o aspecto da pele, fazendo com que receba melhor a hidratação. Também combate manchas e sinais, e auxilia na cicatrização.
  • Dor de dente: A gabiroba é um dos métodos naturais mais utilizados e mais simples para tratar a dor de dente.
  • Hemorróidas: O banho de assento feito com infusão da casca de gabiroba reduz significativamente as hemorroidas e também previne.
  • Alzheimer: O óleo da gabiroba contém um componente chamado mirtenal. Que combate sintomas do Alzheimer além de problemas no fígado.
  • Respiração: O óleo ainda tem funções de melhoria em problemas respiratórios.

Curiosidades Sobre A Gabiroba

  • Existem dois tipos de gabirobas, a mais comum é sua árvore de altura que pode chegar até 25 metros. Porém existe uma gabiroba rasteira. Mesmo fruto porem do tamanho de arbustos que chagam a 2 metros.
  • O lobo-guará é um dos principais amantes da gabiroba! Apesar do medo de ser um animal carnívoro ele prefere as frutinhas.
  • Um aliado na proliferação das gabirobeiras é um animal chamado cuíca, muito confundido com os gambás. Esse marsupial come gabirobas e espalha as sementes em suas fezes por onde passa.
  • A gabiroba pode resistir a altas e baixas temperaturas, também resiste a poluição, tempos chuvosos e seca, sendo uma arvore muito boa para aborizacao de regiões ou sombreamento por seu crescimento rápido.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *