Home / Plantas / Casca de Barbatimão Serve Para Emagrecer? Como Consumir?

Casca de Barbatimão Serve Para Emagrecer? Como Consumir?

O barbatimão é uma planta medicinal extremamente eficiente na luta contra diversas doenças e muitos problemas de saúde, sendo talvez a planta que mais doenças combate. Do barbatimão, é possível utilizar praticamente cada pedaço com o intuito de combater problemas no corpo humano, sendo a planta base para muitos remédios naturais, alguns óleos essenciais e ainda centenas de remédios manipulados.

Além disso, famosa por agir contra as doenças, o barbatimão ainda pode ser bastante saboroso se preparado da forma correta como bebida. A planta é natural do Centro-Oeste brasileiro e muito conhecida por todo o Brasil, apesar de ser encontrada em maior oferta realmente no Cerrado do país.

Conheça o Barbatimão

Os índios nativos da região Centro-Oeste sempre usaram o barbatimão para tratar de centenas de doenças, dando o nome de yba-timo para a planta, que em português significa “árvore que aperta”. Esse nome faz referência às propriedades adstringentes do barbatimão.

Assim, os indígenas sempre usaram o barbatimão para curar muitas doenças e maus que acometem a saúde, sempre usando de rituais sagrados para fazer a aplicação do barbatimão.

Além disso, pela natureza anti-inflamatória, o barbatimão também é bastante usado desde a ocupação indígena para cuidar de feridas de guerra abertas e acelerar o processo de cura. Ademais, os índios sempre trataram o barbatimão de uma forma toda especial, cultuando a planta em alguns casos quase como uma divindade.

Já na ciência, o barbatimão recebe o nome científico de Stryphnodendron adstringens, pertencendo à família Fabaceae. Dessa forma, o barbatimão naturalmente não é chamado assim pelas pessoas em geral, que conhecem a planta por outros nomes, sendo alguns bastante diferentes.

Os nomes variam muito em razão das diferentes regiões do Brasil, mas é possível encontrar lugares onde o barbatimão é também chamado de barbatimão-verdadeiro, casca-da-mocidade, ubatima ou barba-de-timan. O certo é que, independente do nome dado, o barbatimão possui características muito positivas no combate a problemas de saúde de pode ser usado para diversos fins.

Uma dessas propriedades do barbatimão, sendo na verdade uma das mais famosas, é o fator antioxidante da planta. Essa ação do barbatimão impede que a pele se desgaste com o tempo e desacelera o processo de oxidação que acontece no corpo humano, mantendo a pessoa com aparência mais jovem.

Árvore de Barbatimão
Árvore de Barbatimão

Em outros casos, o efeito antioxidante ainda promove a cura mais veloz de feridas abertas e evita que novas feridas sejam abertas com facilitando no corpo humano, fortificando toda a camada da pele. Isso acontece em razão da presença da substância flavonoide no barbatimão, que ajudam diretamente a proteger as células contra o desgaste causado pela oxidação.

Ademais, a presença de taninos também age de maneira muito forte contra a oxidação, sendo tão importante quanto a flavonoide nesse sentido. Os taninos representam cerca de 30% do barbatimão e ainda são muito bons para o sistema imunológico, que permanece fortificado com a ingestão frequente do barbatimão.

Dentre tantos benefícios propiciados pelo barbatimão, um dos mais buscados pelas pessoas, sobretudo pelas mulheres, é a ação da planta em favor da perda de peso. Em outras palavras, o barbatimão ajuda a emagrecer e secar gordura, algo que todas as pessoas certamente buscam ou já buscaram em algum momento da vida.

Veja abaixo mais informações e características a respeito do barbatimão, entendendo melhor para que fazer uso da planta e qual a melhor maneira de usá-lo. Entenda, além disso, se o barbatimão realmente age em favor da perda de peso e como acontece esse emagrecimento.

Casca de Barbatimão Serve Para Emagrecer?

É muito comum que as pessoas procurem o barbatimão para fins de emagrecimento, por mais que a planta possua diversos outros benefícios e seja uma excelente arma na luta contra muitas outras doenças. Dessa forma, teorias apontam que o consumo do barbatimão age “apertando” o estômago e fazendo com que a pessoa se sinta saciada mesmo comendo pouco.

É por isso que os índios já davam o nome para o barbatimão como “árvore que aperta” desde os tempos mais primórdios, embora ainda não fossem capaz de determinar os motivos pelos quais acontecia aquela sensação de “aperto”. Dessa forma, o chá da casca do barbatimão é muito útil para emagrecer e já existem diversos resultados práticos a esse respeito. Ademais, a realização do chá é bastante simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Benefícios do Barbatimão
Benefícios do Barbatimão

Contudo, há uma contraindicação: não é recomendado consumir o chá da casca do barbatimão de forma muito frequente, como diariamente. Isso porque o uso prolongado do chá pode causar problemas como gastrite e até mesmo úlceras no estômago. Assim, é mais recomendado que a pessoa faça uso do chá de 2 a 3 vezes por semana, sem tornar o seu uso algo completamente corriqueiro. Isso fará com que o estômago tenha o tempo necessário para se recuperar da outra dose e possa evitar problemas no órgão.

Como Consumir a Casca do Barbatimão?

O chá para emagrecimento é feito a partir da casca do barbatimão e não demanda muita prática para ser finalizado. Basicamente, é preciso que se reduza a casca a pó, aplicando duas colheres de sopa desse pó em 1 litro de água morna, que posteriormente será fervida. Depois disso, coe o chá e ele já estará pronto para o consumo. Não esqueça de adicionar açúcar a gosto, mas não é recomendado exagerar no uso do ingrediente.

Casca do Barbatimão
Casca do Barbatimão

O mais recomendado, como já explicado, é que se consuma de 2 a 3 xícaras de chá do chá da casca do barbatimão por semana, algo que certamente evitará problemas como úlceras e a gastrite.

Onde Comprar o Barbatimão?

É bastante simples e fácil ter acesso ao barbatimão atualmente, já que existem diversas lojas verdes pelo país espalhadas por quase todos os locais que se possa imaginar. É possível comprar a planta diretamente para o consumo, comprando-a novamente sempre que necessário.

Pote de Barbatimão
Pote de Barbatimão

Contudo, também se pode pegar uma muda do barbatimão para plantar em casa e logo ter à sua disposição a planta medicinal que está entre as mais eficientes do Brasil. De toda forma, o acesso ao barbatimão não é difícil e certamente a planta pode ser encontrada muito perto de você.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *