Home / Plantas / Azaleia Dobrada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Azaleia Dobrada: Características, Nome Cientifico e Fotos

A chamada azaleia dobrada de nosso artigo refere-se a um híbrido e antes de falarmos dela, falemos um pouco da planta original que deu origem a essa variedade.

Rhododendron Indicum

Rhododendron indicum é uma planta classificada como azaleia na família das ericaceae, e cresce naturalmente em superfícies rochosas nas montanhas. Está familiarizado com bonsai e assim por diante e é uma azaleia nativa do Japão.

“Satsuki” é o nome japonês para rhododendron indicum nativo do Japão em um sentido restrito, mas também pode ser usado como um termo genérico de grupos de variedades hortícolas que foram gerados a partir do cruzamento entre rhododendron indicum e várias espécies relacionadas.

Em comparação com outras azaleias, quase não há diferença na forma da flor e na forma da árvore, mas elas são distinguíveis horto-culturalmente, porque o tempo de floração é diferente.

Rhododendron indicum é distribuído no oeste de Kanto e na parte sul de Kyushu, e é possível ver um grande número de Satsukis nativos na Ilha Yakushima no extremo sul. Como azáleas, as folhas são duras e pequenas, e as hastes são fortes.

Acredita-se que originalmente cresceu em uma rocha ao longo de um riacho de montanha e foi cultivada em uma postura baixa para que não fosse arranhada mesmo quando estava coberta de água no momento do aumento de água, e tem a característica das chamadas plantas do riacho da montanha.

Rhododendron Indicum

Nas áreas rurais na área montanhosa, pode crescer em paredes de pedra nos terraços. As raízes são resistentes à água à medida que crescem naturalmente na água, em contraste com as azáleas em geral, que não gostam de excesso de umidade.

Azaleia Dobrada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Seu nome científico é rhododendron indicum balsaminiflorum. Como dito anteriormente, trata-se de um híbrido resultado da mistura da original rhododendron indicum com outras espécies relacionadas (muito provavelmente rhododendron simsii).

É um arbusto em miniatura geralmente medindo entre 30 a 60 cm, mas ás vezes ultrapassando um metro de altura, e cerca de 1 cm de largura, verde brilhante acima, cinza embaixo, eriçado em ambas as superfícies.

Flores muito duplas, vermelho salmão (e novas variedades com outras cores), em estado de gema muito parecido com pequenos botões de rosa. É um híbrido que cresce lentamente e prefere um clima mais quente. Adequado para o jardim de rochas.

Introduzido do Japão por volta de 1877. É perfeitamente resistente, mas precisa de sombra leve e solo úmido. Suas flores dobradas vem com cerca de 40 pétalas e sem pistilos ou estames. Variações rosa com fundo amarelado, vermelha com fundo rosáceo, laranjeira salmão, etc.

Uma planta baixa, amontoada e densa com floração de primavera e outono, caducifólia e resistente. Exposição a sombra ou Sol parcial e sempre carente de umidade (mas sem excesso). Desenvolvimento tão lento que uma espécie foi registrada com somente 90 cm de tamanho após dez anos de cultivo.

Outros Híbridos de Rhododendron Indicum

Rhododendron indicum só foi introduzido na Europa por volta de 1833 em um berçário no Chelsea, mas há muito tempo vinha sendo cultivada pelos japoneses. Quando Sr. Wilson M’Killigan visitou o Japão, descobriu cerca de duzentos tipos, que foram então catalogados.

Embora rhododendron indicum e as suas variedades tenham lugar nos jardins europeus por anos, ficou por um período deslocado após as espécies chinesas, rhododendron simsii serem introduzidas a partir de 1850, uma espécie com muitas variedades também, um pouco mais macia do que rhododendron indicum e melhor adaptado para o cultivo em estufas, especialmente para forçar o início da floração.

Estas duas espécies e suas variedades têm sido muito confundidas por botânicos. Rhododendron simsii distingue-se por seus geralmente dez (às vezes oito) estames a uma flor. O verdadeiro rhododendron indicum é raro nos jardins atuais. Embora não seja robusto no hábito, rhododendron indicum e suas seguintes variedades são resistentes, e isso não pode ser dito de rhododendron simsii e suas formas.

Além da variedade de nosso artigo, rhododendron indicum balsaminiflorum, outras variedades de rhododendron indicum inclui:

  • Crispiflorum: essa tem folhas mais grossas do que o rhododendron original e flores rosas brilhantes com margens onduladas. Introduzido pela Fortune por volta de 1850.
Rhododendron Indicum Crispiflorum
  • Laciniatum: cores vermelho intenso, dividido na base em segmentos estreitos e em forma de cinta. Geralmente, os dois ou três segmentos superiores estão unidos a meio caminho. Cálice de cinco lobos, os lóbulos longos, eriçados e pontiagudos.
Rhododendron Indicum Laciniatum
  • Eriocarpum: pouco parece ser conhecido desta azaleia, que talvez seja intermediária entre rhododendron indicum e rhododendron simsii, e foi descrita a partir de um espécime coletado em Kaganoshima, uma ilha a cerca de 64 km a sudoeste de Yakushima no extremo norte do rio Ryukyus.
Rhododendron Indicum Eriocarpum
  • Nakaharae: um arbusto baixo ou prostrado. Deixa oblongo-elíptico ou oblongo-ovado, às vezes oblíquo, agudo e apiculado no ápice. Rico verde brilhante acima, mais pálido por baixo, grudado de ambos os lados, especialmente nas margens e na nervura central. Flores de um a três na treliça. Estames de seis a dez; anteras roxas. Nativo da faixa de Tatun no norte de Formosa.
Rhododendron Indicum Nakaharae
  • Variegatum: flores listradas vermelho e branco. Introduzido em 1833 para berçário de Knight no Chelsea. Bastante tenro. Na Inglaterra, ela desapareceu do cultivo, mas uma planta semelhante foi introduzida mais tarde no Japão sob o nome de “Matushima”.
Rhododendron Indicum Variegatum

Azaleia e Outras Flores no ‘Mundo Ecologia’

Durante todo esse último ano, nosso blog procurou fornecer ao leitor uma gama extensa e abrangente de assuntos, em toda a sua diversidade e visando um conteúdo sempre preciso e cabal. Assuntos sobre azaleia como esse você poderá encontrar ao continuar navegando conosco. Por exemplo, veja este artigo sobre todos os tipos de azaleias e suas principais variedades.

Vai encontrar também muitos outros artigos sobre muitas outras espécies de flores maravilhosas, ou outras plantas que podem adornar seu jardim ou o interior de sua casa. Esperamos estar sempre antenados com as novidades que surgem nesse mercado, compartilhando com você todas as informações pertinentes. Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões e observações e prometemos buscar através de seu interesse novos artigos para enriquecer nosso blog com matérias pertinentes. Para finalizar, veja também esses artigos interessantes feitos pra seu deleite pessoal:

Veja também

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *