Home / Natureza / Raiz De Orquídea Brota?

Raiz De Orquídea Brota?

As orquídeas são flores caracterizadas por possuírem aspectos diferentes de demais tipos de flores, e uma dessas características encontra-se em sua fácil adaptação a climas diferentes, tornando-as as flores de mais fácil cultivo dentro os demais tipos de flores comerciais conhecidos pelo homem.

Essa característica faz com que muitas pessoas passem a criar orquídeas como as flores principais em floriculturas e jardinarias, e essa fácil adaptação tem a ver com o fato de as orquídeas possuírem os seus pseudobulbos, que são ramificações que crescem com o intuito de armazenar água e nutrientes para o desenvolvimento da planta, seja em um ambiente rico ou pobre, permitindo que a planta passe por estágios negativos durante seu desenvolvimento.

A orquídea é uma flor apta a sobreviver durante estações de inverno rigoroso e calor intenso, mas ainda assim precisa de apoio o suficiente para não vir a morrer ou murchar.

As orquídeas, além de possuírem essa fácil adaptação, demonstram uma beleza única e estupenda, sendo que algumas ainda carregam leves fragrâncias.

Essas combinações fazem com que as orquídeas, ao lado das rosas, sejam as flores mais comercializadas do mundo, estando presente em inúmeros locais e eventos, na maioria das vezes em forma de ornamentação.

É incomum ver um casamento, um aniversário, uma celebração, ou qualquer outro tipo de evento importante na vida de alguém, sem a presença de uma orquídea ou de uma rosa.

As orquídeas ainda continuam sendo as plantas mais requisitadas para eventos, já que a raiz fora do solo consegue sobreviver por mais tempo do que as outras flores, como a rosa ou a margarida.

Nesse artigo, falaremos sobre as raízes das orquídeas e como elas brotam em diferentes formas para se adequarem ao ambiente em que estão inseridas, dando origem a tipos de raízes que por sua vez passam a caracterizar o tipo de orquídeas que elas são.

As raízes de orquídeas brotam, sim, e com imensa facilidade, onde até mesmo orquídeas mortas podem ser ressuscitadas através de suas raízes. Quer saber como isso é possível? Acompanhe o artigo conosco!

Tipos De Raízes De Orquídea

As orquídeas são flores que possuem uma adaptação incrível, superando muitas outras espécies de flores, já que as mesmas podem crescer em qualquer tipo de ambiente, seja rochoso, arenoso, fechado, rasteiro e etc.; basta que haja nutrientes o suficiente e captação de água e pronto, a orquídea conseguirá se desenvolver.

Raízes Epífitas

Raízes Epífitas
Raízes Epífitas

Para que a orquídea se desenvolva, suas raízes precisam encontrar os locais ideais, e dessa forma surgem as orquídeas que possuem as raízes epífitas, que são as raízes que sobressaem o solo e ficam expostas, geralmente, se anexando a outros tipos de ramificações externas, como galhos e troncos de árvores.

Quando as raízes epífitas não encontram galhos, caules ou troncos para se prenderem, elas simplesmente ficam suspensas no ar, ou se esparramam pelo solo com as pontas para cima.

Apesar de ser um tipo de raiz que se prende a outras plantas, a raiz epífitas não apresentam comportamento de parasita, isto é, elas não irão drenar os nutrientes das outras plantas que estão servindo de apoio para a mesma.

As raízes epífitas compõem cerca de 90% de todas as espécies de orquídeas, ou seja, são quase unânimes.

Raízes Saprófitas

Raízes Saprófitas
Raízes Saprófitas

Diferentemente das raízes epífitas, as raízes saprófitas são muito menos presentes em orquídeas, já não promovem aspectos ornamentais devido ao fato de não passarem pelo processo de fotossíntese, sobrevivendo e se desenvolvendo exclusivamente da absorção dos nutrientes através do substrato orgânico da Terra.

Raízes Terrestres

Orquídea Terrestre
Orquídea Terrestre

Quando se fala em orquídea terrestre, a impressão é de que os outros tipos de orquídeas não são terrestres, o que não é o caso.

Se chama de raiz terrestre a orquídea que se desenvolve plenamente no solo, e não como as raízes epífitas, por exemplo, que podem nascer em tronco de árvores, em encostas, em muros e outros lugares.

As orquídeas terrestres são pouco comercializadas em relação às orquídeas epífitas, mas é bastante comum encontra-las em jardins, plantações e áreas selvagens.

Raiz De Orquídea Morta e Raiz Seca de Orquídea Brota?

Apesar da orquídea estar morta, murcha ou desgraçada, é possível removê-la através do corte do caule e fazer com que outras orquídeas nasçam, pois a raiz ainda contém nutrientes e os pseudobulbos ainda estão se desenvolvendo na planta.

Em relação a raiz, quando seca, também é possível recuperá-la. Só não é possível recuperar a raiz se ela estiver morta por completa.

Raiz Seca de Orquídea Brota
Raiz Seca de Orquídea Brota

Caso a raiz apresente secura, é possível estimulá-la através do adubamento correto e da rega ideal, que irão incentivar as células mais proeminentes da raiz a entrarem em processo de desenvolvimento, garantindo que a planta retorne à ativa novamente.

Cuidar de uma orquídea exige cuidados básicos, já que a mesma cuida de si por conta própria, fazendo o máximo para poder sobreviver.

Se uma orquídea apresentar enrugamento no caule e pseudobulbo, significa que ela está desidratada, e que necessita de mais regas constantes.

Se a orquídea começar a murchar, há a necessidade de verificar se a mesma está recebendo luz o suficiente, ou se a luz está muito forte, precisando deixa-la descansar em áreas com mais sombras.

Conheça Mais Sobre As Orquídeas

Gostaríamos que você, caro leitor, visitasse mais alguns de nossos artigos sobre as orquídeas, para dessa forma obter todas as respostas possíveis sobre cultivo, sobre as melhores espécies, sobre as formas corretas de cuidados para desenvolvimento e plenitude, sobre os jardins e decorações internas, além de informações sobre todas as espécies e nichos ecológicos em geral.

Acesse nossos outros links para ficar sabendo tudo sobre essa incrível flor:

Quanto Tempo Uma Orquídea Dura?

Tipos De Orquídeas E Espécies Representativas

– Tamanho Ideal De Vaso Para Orquídeas

– Conheça A Orquídea Pipoca

– Como Fazer Um Terrário Para Orquídeas?

– Orquídeas e Pseudobulbos: O Que São e Para Que Servem?

Espécies Raras e Exóticas De Orquídeas

Qual É A melhor Lua Para Plantar Orquídeas?

Espécies de Orquídeas Brasileiras

Como Cuidar De Mini Orquídeas Em Apartamento

E aí, curtiu nossos conteúdos sobre as orquídeas? Curta a página e deixe seu comentários para que cada vez mais possamos fornecer conteúdos como esses a vocês!

Veja também

Rosa Plantada em Terra Firme

O Que Fazer Com Rosas Murchas? Como Recuperar?

As rosas são as flores mais famosas no mundo, estando presentes em todos os lugares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *