Home / Natureza / Qual é a Função da Gema e da Clara no Desenvolvimento?

Qual é a Função da Gema e da Clara no Desenvolvimento?

Um ovo é um corpo reprodutivo animal de forma esférica ou elipsoidal. Dentro do ovo está o óvulo fertilizado que cresce e se desenvolve como um embrião. É produzido e liberado fora do corpo do animal por peixes, pássaros, cobras, insetos, tartarugas e outros animais.

O ovo de uma ave, por exemplo, é tipicamente composto pelas seguintes partes: (1) casca, (2) membranas finas e proteicas, (3) célula aérea, (4) albume, (5) chalazae (6) membrana vitelina, (7) gema e (8) zigoto. Os ovos podem ser classificados de acordo com a quantidade relativa de gema.

Qual é a Função da Gema e da Clara no Desenvolvimento?

Dentro do ovo, o zigoto forma um blastodisco , que se transforma em embrião e, finalmente, em feto . O jovem em desenvolvimento usa a gema para seu sustento. Esse tipo de reprodução (isto é, postura de ovos) é chamado oviparidade, em contraste com a viviparidade, na qual o jovem se desenvolve dentro do útero da mãe, obtém nutrição da mãe e nasce vivo.

Os ovos postos por certos animais , como peixes ósseos, ainda não são fertilizados. Estes óvulos são fertilizados externamente e esse tipo de reprodução é denominada ovuliparidade .

Como o embrião aviário não tem conexão anatômica com a galinha, todos os seus requisitos nutricionais, exceto o oxigênio, devem estar contidos no ovo. Desde muito cedo, o embrião desenvolve membranas especiais externas ao seu corpo para acessar os nutrientes do ovo e desempenhar funções corporais essenciais.

Membranas Vitelinas

Existem quatro dessas membranas especiais e seus nomes e funções são os seguintes:

Saco de gema – Este saco envolve a gema e produz uma enzima que transforma o material da gema em uma forma que pode ser usada como fonte de alimento pelo embrião em desenvolvimento. Qualquer material gema remanescente não utilizado no saco vitelino quando a galinha choca do ovo é atraído para o abdômen para ser usado pela galinha nos primeiros dois a três dias após a eclosão, enquanto a galinha aprende o que comer / beber e onde encontrá-la;

Anatomia do Ovo

Amnion – O amnion forma um saco que é preenchido com fluido no qual o embrião flutua. Dessa maneira, proporciona um ambiente de absorção de choque, no qual o embrião frágil pode se desenvolver sem prejudicar as batidas normais do dia a dia;

 

Chorion – O córion funde a membrana da casca interna com o alantoide e ajuda essa membrana a desempenhar suas funções;

Membrana Alantoide

O alantoide desenvolve um extenso sistema circulatório conectado ao embrião e é impulsionado pelo novo coração embrionário. Quando o alantoide está totalmente desenvolvido, envolve completamente o embrião. Essa membrana tem várias funções:

Respiratório – o embrião em desenvolvimento usa oxigênio e produz dióxido de carbono (respira). É incapaz de desempenhar essa função por si só e, portanto, o alantoide oxigena o sangue e elimina o dióxido de carbono;

Excretor – remove os resíduos resultantes do metabolismo do embrião e deposita-o na cavidade alantoica;

Digestivo – fornece os meios para o embrião acessar o albúmen e o cálcio da casca.

Como se Forma o Ovo

O ovo é formado no trato reprodutivo do animal. O trato reprodutivo é dividido em duas partes principais: o ovário e o oviduto. O ovário é onde a gema é adicionada. Quando a gema atinge o tamanho certo, é liberada do ovário por um processo chamado ovulação. A gema liberada é então captada pelo infundíbulo .

No infundíbulo é que a fertilização deve ocorrer. A gema passa para a magnum , onde o albume é adicionado. Em seguida, segue para o istmo para a adição das membranas da casca. O ovo em desenvolvimento passa a maior parte do tempo na glândula casca, onde a casca e quaisquer pigmentos da casca são adicionados.

À medida que o ovo está sendo montado, ele viaja primeiro pela extremidade pequena do oviduto. Na cloaca, ele é empurrado para fora pela extremidade maior primeiro. Isso evita que o ovo seja contaminado por material fecal quando é colocado.

Partes do Ovo

Casca – a primeira linha de defesa do ovo contra a entrada de bactérias. Aproximadamente 10.000 poros minúsculos permitem a entrada e saída de umidade e gases;

Célula Aérea – Formada na extremidade larga do ovo, que esfria após a postura. Quanto mais fresco o ovo, menor a célula aérea;

Albumina – O albume é a clara do ovo e representa 2/3 do peso de um ovo. Existem duas camadas: albúmen grosso e fino. Feito principalmente de água, proteínas e minerais de alta qualidade;

Membrana vitelina – envolve e mantém a gema. Quanto mais fresco o ovo, mais forte a membrana;

Partes do Ovo

Gema – A principal fonte de vitaminas e minerais do ovo e representa 1/3 do peso de um ovo. A cor varia de amarelo claro a laranja escuro, dependendo da alimentação do animal. A cor da gema não afeta o valor nutricional do ovo;

Chalazae – Um par de faixas em espiral que ancoram a gema no centro do albúmen espesso. Quanto mais fresco o ovo, mais proeminente a calaza;

Disco germinal –  Aparece como uma ligeira depressão na superfície da gema. A entrada para a fertilização do ovo.

Membrana da Casca – A segunda linha de defesa do ovo contra bactérias. Existem duas membranas no interior da concha: uma gruda na concha e a outra cerca o albume.

Ovos na Alimentação

Os ovos são um alimento comum, que também é incrivelmente nutritivo. Existem vários nutrientes importantes, incluindo vitaminas A, B2, B5, B6, B12, D, E e K, bem como folato, fósforo, selênio, cálcio e zinco.

Tudo isso está contido em apenas um ovo cozido, que também contém 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis. Não apenas você recebe todos esses nutrientes com apenas um ovo cozido, como também a contagem de calorias é bastante saudável.

A clara contém mais da metade da proteína total do ovo, niacina, riboflavina, cloro, magnésio, potássio, sódio e enxofre e todo o zinco do ovo.

A gema contém toda a gordura do ovo e um pouco menos da metade da proteína. Ele também contém as vitaminas lipossolúveis A, D e E. As gemas são um dos poucos alimentos que contêm naturalmente vitamina D. A gema também fornece vitamina B 12 e ácido fólico e os minerais ferro, cálcio, cobre e fósforo.

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *