Home / Natureza / O Que Tem Dentro do Núcleo da Terra? De Que É Composto?

O Que Tem Dentro do Núcleo da Terra? De Que É Composto?

O núcleo da terra consiste em uma parte interna sólida e uma parte externa flutuante. É vital para o campo magnético e, portanto, também para a vida na Terra. Mas por que a Terra tem esse núcleo específico?

Sugestões

Com base em dados sísmicos, teorias químicas e medidas do campo magnético da Terra, os pesquisadores determinaram que o núcleo tem cerca de metade do diâmetro da Terra e consiste principalmente de ferro e níquel. Eles também sabem que o núcleo é revestido com um núcleo interno sólido e um núcleo externo fluido. Provavelmente é o núcleo externo que cria o campo magnético da Terra.

Até agora, os cientistas acreditavam que a extensão relativamente grande do núcleo se deve ao fato de que a Terra, nos primeiros tempos, colidiu com outro planeta. Os dois planetas provavelmente tinham o mesmo conteúdo químico e químico, mas a substância não foi distribuída uniformemente no confronto e, em vez de voltar ao espaço, o núcleo de ferro do outro planeta afundou devido à alta densidade “para o fundo” na terra. Hoje, porém, os cientistas podem demonstrar com muita precisão a distribuição de isótopos no material rochoso. As análises mostraram desvios químicos tão grandes que a teoria da colisão pode ter que ser rejeitada.

Núcleo da Terra
Núcleo da Terra

Provavelmente o núcleo era inicialmente líquido, mas quando a temperatura caiu, o ferro cristalizou no fundo, criando um núcleo interno sólido que ainda está crescendo. Recentemente, os cientistas descobriram que o núcleo derrete no oeste, mas se solidifica no leste, e que é caracterizado por uma dinâmica completamente diferente da que se pensava até hoje.

Como as Pesquisas se Dão?

Os satélites implantados provavelmente nos fornecerão mais e melhores dados no futuro, especialmente sobre o núcleo externo. Os satélites fazem medições contínuas do campo magnético enquanto viverem. Eles podem revelar mudanças ao longo do tempo e quais processos estão em andamento no núcleo e com que rapidez eles evoluem.

É Importante?

No passado, houve grandes variações no campo magnético da Terra, e os pólos mudaram de lugar várias vezes. É importante entender por que e com que frequência isso acontece, porque sem o campo magnético estaríamos expostos a grandes quantidades de radiação nociva do espaço.

Solução?

Embora melhores equipamentos na forma de satélites, equipamentos de informática e sismógrafos possam nos aproximar de uma solução, nunca saberemos ao certo o que há dentro da Terra.

  • A Terra surgiu cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.

A Terra e os outros planetas foram formados cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Isso foi feito em um disco de poeira que circundava o Sol quando era uma estrela jovem. Nesse disco, a poeira se acumulou em diferentes lugares e se tornou planeta. Esse disco de poeira é chamado de disco protoplanetário.

No começo, o sistema solar era um lugar caótico. A terra era constantemente bombardeada por pedaços de rocha e poeira que giravam em volta. Eventualmente, isso se acalmou, inclusive com a ajuda de Júpiter maciço, que puxou muitos dos aglomerados de poeira com seu forte campo gravitacional ou os lançou para fora do sistema solar, para que pudesse ser mais limpo aqui um pouco mais rápido. Foi somente quando a Terra não foi mais bombardeada que a vida pôde ganhar sua tranqüilidade para começar a aparecer.

Rochoso

Solo Rochoso
Solo Rochoso

O solo consiste principalmente em rochas de ferro e silicato e possui uma superfície sólida. A Terra é, portanto, categorizada como um planeta rochoso. (Os planetas a gás são em grande parte gás hidrogênio e não possuem uma superfície sólida). Dentro da Terra (e dos outros planetas de pedra) encontramos camadas diferentes. As diferentes camadas podem ser divididas aproximadamente nas seguintes camadas (do centro e em diante): o núcleo interno, o núcleo externo, o manto (que por sua vez pode ser dividido em várias partes) e a crosta terrestre.

No fundo do globo, encontramos um núcleo interno sólido com 70% do tamanho da Lua. Consiste em ferro, níquel e alguns outros elementos. Aqui a temperatura é 5430 ° C, assim como a superfície do sol.

O núcleo interno é cercado por um núcleo externo de líquido de ferro e níquel. São os movimentos desse fluido que geram o campo magnético da Terra. O calor do núcleo externo é transportado para o invólucro externo. À medida que a energia se move do núcleo externo, a camada interna do núcleo externo congela, de modo que o núcleo interno sólido aumenta com o passar do tempo (mas apenas cerca de 1 mm por ano).

No manto, ocorre uma lenta convecção do material, o que deve estar relacionado ao movimento das placas tectônicas. A crosta difere do manto, pois consiste em elementos ligeiramente diferentes. A Terra possui dois tipos de crosta que possuem propriedades e composições químicas diferentes: crosta continental e crosta do mar. A superfície da Terra é bastante ocupada, com montanhas que se estendem até 9 quilômetros acima do nível do mar e profundidades do mar que se estendem até 200 quilômetros abaixo do nível do mar.

Fatos

A Terra foi em camadas como resultado de um processo chamado diferenciação, onde os elementos são classificados por, entre outras coisas, densidade. A maioria das substâncias pesadas, bem como as substâncias que podem ser associadas a substâncias mais pesadas, procuravam dentro do núcleo, enquanto as substâncias mais leves acabavam no manto.

Elementos litofílicos são substâncias leves que se ligam ao silício. Acabaram na crosta terrestre e no manto.
Elementos siderofílicos são substâncias pesadas que formam compostos com ferro. Eles acabaram no centro da Terra. Elementos calcofílicos combinam-se com enxofre. Eles acabaram especialmente no centro.

Olhe Para O Universo

Grão de poeira que queima através da atmosfera. Enormes poderes que fazem a lua parecer vermelha como sangue. Vênus, Marte e Júpiter, que ocupam o céu noturno e inundam as estrelas.
O céu noturno está repleto de fenômenos impressionantes que você pode testemunhar – o ano todo. E para tornar a experiência ainda melhor quando você olha no escuro, reunimos o kit inicial perfeito para o seu astrônomo amador interno.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *