Home / Natureza / O Que é Comunidade em Ciências?

O Que é Comunidade em Ciências?

Ciência é um termo que se refere a qualquer conhecimento baseado no método científico; ou seja, um conhecimento que seguindo certas regras básicas pode ser provado que é válido. Sendo assim, a ciência é basicamente um sistema utilizado como meio para adquirir conhecimento. Dentro das ciências, temos inúmeras áreas de estudo! Tais como a matemática, a física, a química, e a que será o nosso foco neste artigo: a biologia.

Neste artigo iremos falar sobre um termo específico, “comunidade”. Esta palavra pode nos trazer muitos significados, mas dentro da ciência ela provavelmente tem um sentido diferente dos que você pôde atribuir a ela. Aqui aprenderemos sobre este significado, além de também um pouco sobre outros conceitos interessantes para os estudos científicos desta área; pois são importantes para o entendimento de comunidade. Vejamos a seguir.

“Comunidade”

Se formos a um dicionário simples, o significado da palavra pode ser semelhante a este: “um lugar de amor ao próximo, onde estamos em comum-unidade”. Podemos até acreditar neste significado, mas a verdade é que ele não é o único.

Nos estudos da ecologia, que consiste em uma ciência da área da biologia, comunidade é um termo muito importante, que serve para designar a totalidade dos organismos vivos que fazem parte de um mesmo ecossistema e interagem entre si. Outro termo importante da área que podemos identificar nesta frase é ecossistema, que diz respeito ao conjunto que formam as comunidades que habitam e interagem em uma certa região, e pelos fatores abióticos que exercem sobre essas comunidades. Não se preocupe se você não conhece estas palavras e o que significam neste campo da ciência, aprenderemos aqui mais sobre eles.

A Comunidade na Ecologia

Já sabemos que comunidade é um termo que faz parte dos estudos de ecologia, e agora exploraremos mais sobre ele! A comunidade nesta área do conhecimento pode ser chamada também de biocenose, biota, ou comunidade biológica. Este termo se refere a nada mais do que a totalidade dos organismos animais ou vegetais que fazem parte de um mesmo ecossistema e interagem entre si; mas não se trata de uma mera reunião de indivíduos ou a sua organização social, comunidade corresponde ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema. Podemos resumir a comunidade biológica em um conjunto de diferentes populações que vivem em um determinado local em um determinado período de tempo. Ou seja, este termo se refere à associação de comunidades, formada por populações, que habitam um biótopo. Para deixar claro o sentido de comunidade, explicaremos também os de população e biótopo a seguir!

A População

A população é um termo que, na ecologia, corresponde a um grupo de organismos de uma mesma espécie que habita em uma mesma área em um mesmo período. O conjunto de leopardos que habitam em uma área específica, por exemplo, representa uma população. Este conceito não é de difícil compreensão.

O Biótopo

O local específico em que habita a comunidade é denominado na ecologia biótopo. Este local abriga determinadas comunidades porque a sua região apresenta as condições de regularidade para o abrigo de uma comunidade animal e/ou vegetal. As comunidades são, basicamente, as populações das espécies que vivem no mesmo local; e o biótopo é a menor parcela de um habitat que é possível de identificar geograficamente.

Sendo assim, o rio Amazonas consiste no biótopo onde habita uma comunidade de animais que engloba as piranhas, pois este lugar de água doce oferece as condições ideas para a sobrevivência desta espécie. E os desertos, por exemplo, podem ser biótopos para espécies animais e vegetais que se adequam às suas condições climáticas extremas, e à escassez de água. Outros exemplos de biótopos onde uma comunidade pode habitar são: o deserto, as zonas temperadas, os pólos, os trópicos, as montanhas, as grutas, as florestas, as metrópoles, os rios, as represas, os lagos, a beira mar, o alto mar, a zona abissal, entre muitos outros.

O Ecossistema

O ecossistema é também conhecido no ecologia como sistema ecológico. Este termo é também muito importante para a compreensão da comunidade, pois possui um conceito ainda mais amplo na ecologia. Um ecossistema corresponde a um conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço. E um ecossistema pode ser terrestre ou marinho! Entretanto, apesar de caber em uma breve explicação, este termo é muito complexo e interessante.

Exemplos de Comunidades Biológicas

Como já vimos anteriormente, comunidades na área da ciência denominada ecologia podem ser tanto vegetais quanto animais. Nós mesmos, da espécie homo sapiens, podemos compor uma comunidade no ponto de vista da ecologia; obviamente, porque somos também animais. Vejamos os exemplos a seguir.

Não precisamos ir muito longe para vermos com nossos próprios olhos o que seria uma comunidade e um biótopo. Em qualquer jardim há uma grande variedade de animais, tais como as minhocas, as formigas, as borboletas, os caracóis, os pássaros, e as lagartixas; e há também uma grande variedade de vegetais, como a grama, as flores, e as árvores.

Citamos este exemplo para mostrar que todos estes organismos formam juntos uma comunidade biológica! Além disso, para dar um exemplo mais amplo, podemos ver como uma comunidade o grupo de todos os seres vivos existentes em uma determinada área, como a Amazônia ou o Pantanal.

Conceitos Importantes da Ecologia

Nosso foco neste texto era o significado de comunidade em ciências, mas foi necessário para isso explicar outros termos, além de onde está inserido “comunidade”, a ecologia. E além destes termos que já conhecemos, é importante ressaltar que há outros igualmente importantes nos estudos de ecologia, tais como “habitat”, “espécie”, “nicho ecológico”,  “ecótono” e “biosfera” Caso você tenha se interessado sobre o assunto, busque mais informações sobre ele, seja em vídeos de divulgação científica, artigos científicos, ou blogs, entre muitos outros meios.